Conheça 4 jogos para aprender programação
Você conhece as vantagens da tecnologia no aprendizado? A resposta de muitos pais costuma ser “não”, pois é difícil enxergar as possibilidades trazidas por celulares, tablets e derivados para além da distração. Mas dá para tirar proveitos reais dessas tecnologias visando um aprendizado dinâmico e eficiente.
A preocupação de várias famílias em transformar o uso de tecnologia em algo produtivo para crianças e adolescentes é extremamente válida. Uma forte tendência hoje é ensiná-las por meio de games, por exemplo. Neste artigo vamos falar sobre o uso de jogos para ensinar programação, um assunto que desperta a curiosidade de muitos jovens hoje em dia.
Faça boa leitura!
Por que usar jogos para aprender programação?
Entender os códigos que dão origem a diversos games e programas é um dos assuntos que mais chama a atenção de crianças e adolescentes, devido às infinitas possibilidades que o domínio da programação oferece. Afinal, quem não se fascina com a possibilidade de utilizar a criatividade para criar aplicativos e jogos que todo mundo pode usar um dia?
A programação se utiliza de linguagens que exercitam o pensar, estimulando a leitura e a escrita. O assunto tem ganhado relevância em um mundo no qual a tecnologia está cada vez mais onipresente.
Se engana quem pensa que apenas futuros profissionais da área devem aprender sobre programação! Ela treina habilidades bastante úteis em qualquer situação, como o raciocínio lógico e a capacidade de solução de problemas complexos.
Quais os melhores games e aplicativos para isso?
1. Code.org
A fundação visa ensinar gratuitamente em seu site dicas a respeito dos principais conceitos da programação para todas as idades, por meio de desafios e jogos inspirados em referências pop (por exemplo, Minecraft, filmes etc.).
Os tutoriais de algumas modalidades de curso e do próprio portal já estão disponíveis em português. Cada faixa etária tem um objetivo de estudo diferenciado.
2. RoboMind
Trata-se de um software grátis que ensina os princípios básicos de programação, lógica e robótica. Como isso acontece? Você usa um robô e consegue programá-lo para andar, pegar objetos e realizar outras ações por meio de códigos.
As crianças, sem dúvida, aproveitam muito essa opção. O programa conta com versões para computador em Windows, Linux e Mac.
3. Encode (Android)
O Encode é a ferramenta ideal para quem está começando, pois não exige conhecimento prévio de programação.
A transmissão de conteúdo se dá por meio de pequenas explicações com demonstração prática. O aplicativo está disponível para celulares com sistema Android e, assim como os anteriores, não custa nada.
4. CodeCombat
É como um jogo de RPG e fantasia, mas também sem a obrigatoriedade de qualquer conhecimento prévio.
O CodeCombat ensina os códigos JavaScript e Python, com tela dividida entre um editor de código e um labirinto com seu personagem. A disponibilidade atual, em modelo gratuito, é para computador.
Saber programar é o futuro?
Investir em conhecimentos de programação é extremamente vantajoso. Seu filho pode ser capaz de criar as próprias páginas na internet, de inventar aplicativos ou jogos e, quem sabe, virar um desenvolvedor.
Como se não bastasse, a programação exercita o cérebro como se o indivíduo estivesse aprendendo um novo idioma.
A união entre atividades lúdicas com aprendizado é uma realidade em boa parte das escolas e instituições de ensino. Promove-se uma série de benefícios, como a assimilação de conhecimentos e a melhora dos níveis de atenção e concentração do aluno.
Com nossas dicas, esperamos que você agora já entenda a fundo como os jogos podem ser proveitosos para aprender programação. Não deixe mais o tempo passar!
Entre em contato com a Ctrl+Play e conheça nossos cursos. Vem construir o futuro com a gente!