Venha conferir 4 projetos incríveis de programação!
Na era digital em que nós vivemos, é essencial aproveitar a facilidade que as crianças têm com a tecnologia para introduzi-las nesse ambiente.
Pois dessa forma, os pequenos conseguem se desenvolver de forma rápida e divertida!
Além de que, eles deixam de ser meros consumidores de tecnologia e passam a fazer parte desse mundo como criadores.
Então continue a leitura e veja como as crianças – quando incentivadas desde cedo – podem criar projetos de programação e jogos incríveis!
Teresa – Projeto Scratch
A Teresa tem 8 anos e com o estudo da programação ela já cria projetos incríveis e desenvolve jogos completos!
Hoje você vai conferir o jogo de labirinto que ela criou usando a plataforma Scratch!
O Scratch é uma linguagem de programação que foi desenvolvida na Universidade americana MIT, pelo grupo Lifelong Kindergarten.
Essa plataforma é muito utilizada para ensinar tecnologia para crianças e adolescentes, afinal é um tipo de programação “visual” mais simplificada, que permite que os pequenos consigam criar projetos digitais com mais facilidade.
Para saber mais sobre o Scratch, clique aqui e veja o nosso artigo complementar sobre como criar um jogo usando a ferramenta!
Antonio – Projeto Kodu
Mais um pequeno de 8 aninhos que já é um criador de tecnologia e desenvolve projetos de programação muito legais.
O Antonio – usando a ferramenta Kodu – desenvolveu um jogo de corrida mega divertido! Venha conferir:
O Kodu Lab Game é um software de criação de jogos desenvolvido pela Microsoft para a plataforma Windows. Ele foi projetado para permitir que crianças e jovens criem seus próprios jogos de forma fácil e intuitiva.
Por isso, a plataforma conta com uma interface super visual com ícones para permitir que os usuários criem cenários, personagens, objetos e eventos que acontecem no jogo.
Além disso, a ferramenta permite que o usuário defina as regras do jogo, bem como as interações entre personagens e objetos!
Helena – Projeto Arduino
A Helena com apenas 12 anos desenvolveu um projeto de programação super importante para ajudar as pessoas.
O projeto foi feito com placas de arduino, e tem como objetivo lembrar as pessoas de trocar as máscaras, para que todos continuem protegidos! Confira abaixo:
Arduino é um tipo de prototipagem eletrônica. Ou seja, é uma plataforma de desenvolvimento de projetos, tanto de hardware como em software.
A placa é composta por um microcontrolador que contém circuitos de entrada e saída, sendo um dispositivo de baixo custo, eficiente, fácil de programar e com o conceito de hardware livre.
Depois de programada, a placa permite controlar um robô, computadores, equipamentos eletrônicos, entre outros tipos de projetos que envolvem programação e hardware.
Saiba mais sobre a ferramenta e como ela é usada no aprendizado clicando aqui!
Pedro Henrique – Projeto Construct
Outro projeto incrível para a nossa lista é o jogo que o Pedro criou usando a ferramenta Construct!
Enquanto criava o jogo, ele se inspirou nos famosos games da série Mario Kart para criar os obstáculos e dificuldades que o personagem deve enfrentar durante as fases:
O Construct é uma ferramenta de desenvolvimento de jogos que permite criar jogos 2D e 3D para diferentes plataformas, como desktop, dispositivos móveis e web.
Para isso, ela usa uma abordagem de desenvolvimento de jogos baseada em eventos, que é uma maneira visual de programar, sem a necessidade de escrever código.
Porque investir no ensino de programação
Existem muitos benefícios ao aprender programação, um deles é a facilidade para organizar processos, como estruturar nossos próprios pensamentos, nossos ambientes, além de realizar nossas tarefas de uma forma mais produtiva.
Outra vantagem é o desenvolvimento da concentração, mudando totalmente como implementamos nossos próprios processos, pois ao querer atingir objetivos é necessário colocar uma ordem e categorizá-la e consequentemente a concentração vem por meio dessas ações da programação!
E que tal ver o seu filho aprendendo e desenvolvendo projetos de programação? Clique aqui e agende agora uma aula experimental para ver como ele pode se tornar um criador de tecnologia!