Por que uma criança deve aprender a programar?
Quando alguns professores e coordenadores pedagógicos falam que as crianças devem aprender a programar, alguns pais não compreendem — muitos acreditam que é um exagero esse tipo de proposta de ensino para pessoas tão novas. Mas, na verdade, a linguagem de programação pode estimular vários processos do desenvolvimento cognitivo da criança e até a prepara para o mercado de trabalho.
Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça três motivos primordiais para ensinar as crianças a programar. Confira!
1. A programação ensina conceitos matemáticos complexos
Por que esperar seu filho chegar à universidade, apenas aos 18 anos, para ensinar a ele conceitos matemáticos mais complexos?
Quando a criança aprende os primeiros conceitos de programação desde pequena, ela desenvolve melhor o raciocínio lógico e outras linguagens matemáticas, além de ter mais facilidade para aprender conceitos que serão vistos na vida adulta e acadêmica.
Além disso, quando a criança aprende a programar, ela também aprende a pensar de forma mais objetiva. Com a organização de letras e números em algoritmos, o pequeno estudante entende como articular diretamente estratégias para encontrar determinados resultados. Isso vale tanto para saber como começar a organizar o próprio quarto e até mesmo para criar linguagem de programação.
2. A programação prepara para o mercado de trabalho
Com o avanço do uso de computadores e sistemas operacionais, seja nas empresas privadas ou nas repartições públicas, dominar a linguagem de programação é um grande diferencial no mercado de trabalho. E isso não se restringe às áreas que tradicionalmente usam a programação, como Tecnologia da Informação e Matemática.
Hoje em dia os que sabem programar conquistam um grande diferencial em diversas áreas. Por exemplo, médicos que sabem programar conseguem utilizar e controlar ferramentas de diagnósticos de forma mais efetiva. E se antes eles precisavam da ajuda de um técnico para exibir um determinado resultado, hoje, vemos muitos médicos querendo aprender programação para serem mais independentes em suas carreiras.
Neste contexto, uma criança que aprende programar já se prepara para as profissões do futuro que se articulam em linguagens de programação. Ela vai ter mais condições de se articular melhor em um mundo cada vez mais digitalizado e utiliza a programação com mais uma ferramenta de trabalho.
3. A programação empodera as crianças por meio da tecnologia
A programação ajuda as pessoas a serem cidadãos ativos, e a fluência na linguagem digital é tão importante quanto a fluência em quaisquer outras línguas. Assim, ela auxilia a interpretar, fazer perguntas e dar respostas aos problemas não somente sobre o mundo virtual, mas também do nosso cotidiano.
É também uma maneira de tornar as nossas crianças cidadãos menos alienados em um ambiente cada vez mais dominado pela internet. Neste sentido, crianças que sabem programar são mais capazes de propor soluções na sociedade, e, portanto, elas não serão apenas consumidoras da tecnologia.
Está convencido da importância da programação para seu filho? Uma outra maneira que os pais podem utilizar para estimular esse tipo de aprendizado, é orientando melhor o uso da internet pelas crianças. Mostre para a criança que a internet pode ser usada para fazer pesquisas interessantes e até para criar jogos, por exemplo. Isso a incentivará ainda mais!
Gostou dessas informações? Deixe que seus amigos também saibam por que os pequenos devem aprender a programar! Compartilhe este texto em suas redes sociais.