Linguagens de programação: conheça o idioma do futuro!
Estamos vivendo em uma era na qual os programas de computador estão dominando o nosso cotidiano. Assim, quando tomamos consciência disso, passamos a entender que aprender as principais linguagens de programação passou a ser essencial.
Afinal, elas são utilizadas para a criação de sites, jogos e aplicativos. Então, basta olhar como a maior parte da nossa comunicação e do nosso trabalho se dá por meio de dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares… Dá claramente para perceber a importância dessas linguagens!
E se você acha que isso é assunto só para adultos, saiba que já existem cursos para as crianças aprenderem a fazer games e transformarem aquele tempo que passam na frente do computador em algo benéfico e interessante para elas – e para o mundo.
Neste post, você aprenderá o que são essas linguagens de programação e descobrirá quais são as mais usadas. Entenderá também quais são as vantagens de aprendê-las e a importância desse aprendizado acontecer desde cedo. Você não pode deixar de ler!
Afinal, o que são as linguagens de programação?
Um computador, por si só, não faz nada; portanto, é necessário que ele seja alimentado com informações sobre o que ele deve fazer. A essa sequência de instruções bem definidas e não ambíguas que tem como objetivo realizar uma ação, damos o nome de algoritmo (veja mais sobre esse assunto aqui).
Dessa forma, as linguagens de programação seguem padrões sintáticos e semânticos que permitem dar instruções para os computadores. Através delas, é possível determinar quais ações um computador deve executar e criar programas para facilitar as atividades do dia a dia.
Quais são as linguagens mais requisitadas?
Existem diversas linguagens de programação no mercado – atualmente, são mais de 600! Não há como dizer qual é a melhor delas, mesmo porque sua adequação a um projeto depende muito dos objetivos do programador, dependendo de quais ações ele deseja executar ou de qual produto pretende desenvolver. Conheça um pouco mais sobre algumas das mais utilizadas pelos programadores.
JavaScript
É uma linguagem de programação muito importante e conhecida. Cerca de 95% dos sites da Internet fazem uso dessa linguagem, bem como 80% dos desenvolvedores.
HTML
Essa é uma linguagem de marcação e é utilizada na produção de páginas da web. Assim, ela possibilita a criação de documentos que podem ser lidos por praticamente todos os tipos de computadores.
CSS
Os programadores usam essa linguagem para definir o estilo e a aparência das páginas que foram criadas com linguagens de marcação (como o HTML). Além disso, uma das suas principais características é conseguir fazer uma separação entre o conteúdo e o formato de um documento.
SQL
Essa é a linguagem usada universalmente para a manipulação de banco de dados. Ela interage com ele e executa tarefas como gerenciar usuários, inserir e alterar registros, consultar informações, criar objetos etc.
Java
Ela é, sem dúvida alguma, a linguagem de programação mais usada e a mais popular – e tende a continuar assim. É muito utilizada pela plataforma Android no desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets.
Python
Ela é excelente para os iniciantes, pois oferece uma grande variedade de frameworks para praticamente tudo o que você necessita fazer em programação.
Quais são as vantagens de aprender linguagens de programação?
Preparação para as profissões do futuro
Dentre as várias razões para o aprendizado de uma linguagem de programação, uma das principais é se preparar para o mercado de trabalho e para as profissões promissoras para o futuro. Mesmo que o(a) seu(sua) filho(a) não seja exatamente um(a) fã da área das “exatas”, entender a lógica de programação o(a) ajudará a aumentar a capacidade de resolver problemas e a lidar com as novas tecnologias de forma mais natural. Por esse motivo o pensamento computacional é tão importante.
Oportunidade de adquirir mais autonomia
Um dos benefícios de aprender a programar é ter mais independência: você não precisará mais de um tradutor para se comunicar com as máquinas, pois poderá falar diretamente com elas. Ou seja, é uma forma de ampliar a capacidade de comunicação e ganhar mais autonomia.
Possibilidade de criação de ferramentas para a internet
Com as linguagens de programação, você mesmo pode desenvolver ferramentas para a web e para os aplicativos móveis. Isso aumenta as possibilidades de carreira e confere mais valor profissional no mercado de trabalho. Além disso, é possível criar projetos próprios que podem levá-lo pelo caminho do empreendedorismo.
Por que é tão importante ter contato com as linguagens de programação desde cedo?
Segundo uma das mais respeitadas pioneiras em computação do Reino Unido, Stephanie Shirley, as crianças devem iniciar o contato com os conceitos básicos da codificação desde cedo. “Temos de levá-las a desenvolver o interesse em resolver problemas e enigmas o quanto antes”, afirma.
Ainda mais, é fato que grande parte dos programadores bem-sucedidos começaram a estudar entre os 5 ou 6 anos de idade. Então, assim como a alfabetização na língua materna deve ter início nessa idade, o mesmo deve ocorrer com a alfabetização tecnológica.
Esse tipo de alfabetização desenvolve um tipo especial de raciocínio que é extremamente útil para resolver problemas, estimular a criatividade e aprender a trabalhar de forma metódica. Conheça a seguir alguns dos principais motivos para seu filho começar a aprender as linguagens de programação desde cedo.
Desenvolver o raciocínio lógico
A criança aprende a lidar com desafios mentais que exigem pensamento sequencial, lógico, abstrato, além de muita concentração.
Estimular o aprendizado das matérias de exatas
Matérias como física e matemática exigem que se tenha o mesmo tipo de pensamento analítico para conseguir resolver problemas abstratos. Isso faz com que o adolescente tenha mais facilidade e interesse por essas matérias.
Melhorar a habilidade da escrita
A programação desenvolve áreas do cérebro que são responsáveis pela organização das palavras, frases e sentenças. Desse modo, o jovem passa a ser capaz de produzir textos mais coesos e coerentes.
Incentivar o domínio do inglês
Com o contato constante com palavras e expressões na língua inglesa, a criança acaba sendo estimulada a aprender o idioma.
Aumentar a criatividade
A programação exige que se consiga cada vez mais ideias inovadoras para a solução de problemas. Além disso, a criança pode criar mundos virtuais que, até então, só existiam em sua imaginação.
Colaborar com a organização pessoal
O hábito de desenvolver métodos para programar auxilia na organização dos estudos escolares. Afinal, essa sistematização cognitiva auxilia na organização e planejamento em outras áreas de sua vida.
Encorajar o trabalho em equipe
Quanto mais pessoas procurando a solução de um problema em comum, melhor. Dessa forma, os jovens aprendem a serem mais colaborativos e empáticos. Também desenvolvem suas habilidades de argumentação e exposição de ideias.
Como você viu, aprender linguagens de programação traz muitos benefícios cognitivos, pessoais, profissionais e sociais. Mais do que importante para o mercado de trabalho, influencia vários aspectos da vida de quem as aprende. Se para um adulto já é vantajoso, imagine para uma criança que tem muito mais facilidade para aprender!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, leia também nosso artigo sobre os 8 tipos de inteligência múltipla. Ah, e não deixe de marcar uma aula experimental para conhecer melhor sobre como a Ctrl+Play pode trazer todos esses benefícios para o(a) seu(sua) pequeno(a)!