Quais são as habilidades que meu filho tem que aprender?
Saber como ajudar o seu filho a crescer e a se desenvolver, tornando-se uma pessoa independente e bem preparada para o que a vida pode oferecer é a preocupação de muitos pais. Algumas habilidades para crianças são imprescindíveis nessa fase, afinal, quando trabalhadas desde cedo, ajudam a formar um adulto mais consciente e saudável.
A infância é um período no qual a aprendizagem é algo muito constante no dia a dia dos pequenos. Por isso, o processo de aquisição de novas capacidades, durante essa fase, é mais intuitivo e tem mais potencial.
Por essa razão, neste post, vamos abordar quais são as competências essenciais que serão úteis em vários momentos e situações da vida de um indivíduo, seja na área profissional ou nos relacionamentos interpessoais. Acompanhe para saber mais!
Fazer perguntas
Para desenvolver novas competências, é preciso ensinar à criança a importância de questionar os fatos, uma vez que é por meio da vontade de fazer perguntas que ela vai conseguir aumentar o próprio conhecimento.
Para explicar isso, temos o exemplo de João, que na escola era o aluno que mais questionava sobre os conteúdos ministrados. Com o tempo, essas perguntas o levaram a realizar profundas pesquisas para sanar todas as suas dúvidas, o que contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem do estudante.
Resolver problemas
Além da necessidade de fazer perguntas, outra habilidade essencial para a criança se desenvolver é a capacidade de resolver problemas. Essa competência fará com que os pequenos ganhem autonomia para enfrentar as dificuldades sem depender da iniciativa dos pais. Por exemplo, é comum que os estudantes passem por conflitos no ambiente escolar, já que as amizades estão se formando nessa fase da vida.
Esse foi o caso de Bruna, uma jovem estudante do ensino fundamental que teve uma briga feia com a amiga de classe e não ganhou o apoio dos pais para resolver a contenda. Ela quebrou a cabeça e encontrou uma solução para a situação que estava vivendo, demonstrando sua capacidade de se virar sozinha.
Ser independente
Outra habilidade muito importante que a criança precisa desenvolver é saber ser independente. Quando o filho cresce totalmente na dependência dos pais, ele encontra muito mais dificuldade para andar com as próprias pernas.
Podemos exemplificar com o que viveu Amanda, pois a família dela entendeu que ela tinha capacidade de fazer a lição de casa sozinha e negou a ajuda para a realização dessa tarefa, deixando a responsabilidade nas mãos da aluna. O resultado foi que ela agora realiza pesquisas com mais profundidade e se tornou mais independente.
Ter compaixão
É fundamental ensinar aos filhos que devemos ter compaixão por aqueles que precisam da nossa ajuda, pois a gentileza faz parte das nossas normas de convivência. Esse foi um fato marcante na vida de Matheus, pois esse adolescente descobriu que seu colega de turma não entregava os trabalhos escolares por causa da falta de internet para realizar as pesquisas. Então, ele demonstrou generosidade convidando o amigo de classe para usar o computador da sua casa.
Ser tolerante
Outra das principais habilidades que a criança tem de aprender para se desenvolver é ser tolerante. Isso é extremamente importante em um mundo marcado por intolerância e demonstração de violência.
Esse caso foi evidenciado na vida de Lucas, pois logo que entrou para o ensino fundamental, ele se sentiu incomodado vendo as meninas jogarem futebol, pois pensava que as mulheres deviam jogar apenas queimada. Quando os pais souberam dos seus pensamentos, logo ensinaram que não existia essa divisão no esporte, uma vez que temos até uma jogadora melhor do mundo em nosso país.
Ter empatia
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, antes de fazer algum julgamento, a fim de entender melhor como ele se sente e porque age de tal forma. Essa é uma das principais habilidades para crianças, principalmente para desenvolver o respeito ao próximo e a tolerância.
Pense no exemplo da Letícia, que viu alguns amigos rindo de uma situação que causava vergonha em um colega de classe. Ao perceber que não gostaria que alguém agisse dessa forma com ela, decidiu não seguir o exemplo dos amigos e os advertiu de que aquilo não era engraçado e que podia magoar o colega.
Fazer autocríticas
A autocrítica faz parte do processo de analisar a si mesmo e identificar o que precisa ser aprimorado. Quem tem objetivos de vida bem definidos sabe moderar essa habilidade a ponto de não ser muito exigente consigo mesmo, mas, ao mesmo tempo, estar sempre se incentivando a dar o seu melhor.
Desenvolver a autocrítica desde a infância contribui para todas as esferas da vida de uma pessoa. Isso foi o que aconteceu com Cláudia, que queria se tornar uma artista ao crescer. Por isso, desde criança, ela criou o hábito de fazer uma análise de suas obras e, assim, tentava sempre achar algum ponto que poderia ser melhorado, bem como admitia os seus próprios acertos.
Saber escutar
O diálogo é algo muito importante para criar uma relação saudável. Para isso, é necessário ter noção de quando é a hora de falar e quando se deve escutar. É fundamental que os pais consigam ensinar isso aos seus filhos desde jovens, para que eles saibam manter uma boa comunicação em seus relacionamentos futuros.
Pedro, por exemplo, sentiu-se injustiçado ao receber uma nota menor do que achava que merecia em uma prova. Por conta disso, resolveu tirar satisfação com o professor, mas, antes de fazer acusações que poderiam ofender o docente, controlou-se e ouviu a sua explicação. Assim, pôde notar um erro que passou despercebido e entendeu o porquê de sua pontuação.
Ter persistência
A persistência é outra competência muito necessária para a vida, independentemente da idade. Por esse motivo, essa deve ser mais uma das habilidades para crianças que merecem atenção.
A Julia tem um ótimo exemplo de persistência. Ela tinha muita dificuldade para aprender matemática. No entanto, precisava passar de ano, por isso, teria que dominar esse assunto de alguma maneira. Mesmo nos momentos de desânimo, a menina não desistiu, e os pais a ajudaram com diversas técnicas que auxiliam no aprendizado. No fim do ano, ela foi aprovada na matéria.
Como você pôde ver, existem diversas habilidades para crianças que são fundamentais para o seu aprendizado e desenvolvimento. Fazer com que o seu filho tenha noção de cada uma delas é uma maneira de garantir que a sua educação trará bons frutos futuramente. Além disso, vale a pena mencionar que os pais podem estimular essas capacidades por meio do exemplo e do apoio familiar, características fundamentais para um crescimento saudável.
O que achou deste post? Tem interesse em conferir mais conteúdos sobre educação infantil? Então, curta a nossa página do Facebook agora mesmo e fique por dentro de todas as nossas novidades!