Segurança na internet para crianças: dicas de como se proteger
A segurança na internet para crianças é algo muito importante para a sua integridade e saúde mental. Não é à toa que até mesmo o Google criou um projeto chamado Seja Incrível na Internet, que visa ajudar os pequenos a fazer o bom uso dessa ferramenta.
Além disso, os pais podem colaborar educando os filhos para que eles criem consciência sobre o que consomem na internet. Por isso, é importante sempre conversar com eles e explicar sobre os perigos e benefícios que o ambiente virtual oferece.
Neste post, separamos algumas orientações que os pais podem dar às crianças a fim de que elas façam um uso saudável da internet e estejam sempre seguras. Acompanhe e saiba mais!
Dicas para se proteger na internet
Diante da importância de criar crianças conscientes do uso e dos perigos da internet, existem algumas dicas que os pais podem oferecer aos filhos para garantir uma navegação segura. A seguir, veja algumas delas para se inspirar!
Pense antes de postar
Ensinar a criança a pensar antes de fazer uma postagem é fundamental para ela entender a relevância da exposição na internet e como isso, muitas vezes, pode não ser benéfico. Por isso, ensine-a a avaliar se a postagem realmente é interessante, se precisa ser postada e se ela vai agregar algo à vida das pessoas.
Evite golpes de phishing
As ameaças virtuais estão presentes a todo momento na internet, e muitas delas são fáceis de identificar. Tendo em vista isso, vale a pena conversar com o seu filho para que ele desconfie de mensagens avisando que ele ganhou algo, links suspeitos, ameaças, e-mails de remetente desconhecido, entre outros.
Proteja sua privacidade
Explicar a importância da privacidade, desde a infância, é uma maneira de fazer uma criança valorizá-la. Por isso, oriente para que nunca divulgue informações pessoais nas redes sociais ou em demais sites, como número de telefone, endereço, entre outras.
Não fale com estranhos
Saber com quem o seu filho fala na internet é outra forma de garantir a sua segurança. Ensiná-lo que esse é um ótimo ambiente para socializar com os amigos, mas que não se deve confiar nem conversar com estranhos é fundamental para que ele saiba se proteger enquanto usa a internet.
Não faça compras no aplicativo sem a aprovação dos pais
Essa é outra das grandes preocupações dos pais. Para evitar isso, é importante ter um diálogo aberto com os filhos, explicando o valor do dinheiro e de como ele não deve ser gasto sem a autorização da mãe ou do pai, mesmo que sejam compras em aplicativos ou sites.
Fale quando estiver sofrendo cyberbullying
A internet, muitas vezes, é um lugar em que as pessoas usam de má-fé para divulgar mensagens ofensivas. Afinal, a sua identidade não está totalmente exposta e é mais fácil se esconder. Por conta disso, algumas crianças podem sofrer bullying virtual, conhecido como cyberbullying.
Esse tipo de comportamento é repreendido por diversos sites, plataformas e redes sociais. Por isso, é importante fazer comunicados sempre que situações desagradáveis acontecerem, a fim de que os perfis culpados sejam bloqueados.
A segurança na internet para crianças é algo possível e pode ser garantida sempre com um bom diálogo e cuidado dos pais. Além disso, existem ferramentas, como o Seja Incrível na Internet, que ensinam, de maneira interativa, a importância de ter um consumo consciente dos recursos virtuais.
Gostou dessas dicas? Então compartilhe nas suas redes sociais para que os seus amigos também saibam orientar os filhos sobre o uso da internet!