Programação para crianças: porque aprender na infância?
Programação é sobre desenvolver ou programar o computador através de um processo criativo que orienta o computador para realizar várias ações. Assim, a programação é realizada através de códigos ou algumas instruções vitais para um computador realizar de uma maneira preferida. Basicamente, os códigos são a série de entradas, ações, saídas, e reações.
E nesta era digital, as habilidades de programação são muito essenciais para pessoas na maioria da indústria. Vários estudos destacaram que crianças que sabem como programar a partir do início de seu nível escolar, vão melhor na própria educação.
Quando as crianças podem aprender a programar?
Cada criança é única. Dessa forma, podem ser adotadas várias maneiras diferentes de se ensinar programação.
Especialistas são da opinião que as crianças devem aprender a programar desde cedo. Segundo MIT, a melhor idade para crianças começarem a aprender linguagens de programação é da idade de 5 a 7.
As pessoas muitas vezes começam através de jogos lógicos que ajudam a estimular a habilidade de programação. Em seguida, já conseguem partir para exercícios mais exigentes.
Há também vários cursos de programação disponíveis que seguem uma abordagem com base em pesquisa provada a ensinar habilidades do mundo real que podem eficazmente engajar a criança.
Visto que, o ideal é ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades de programação ao oferecer o melhor em experiência de programação online em aulas, apresentando para elas o básico da codificação.
Mas porque aprender a programar?
A programação é considerada um aprendizado fundamental na era digital. Assim, entender a tecnologia e trabalhar com ela é uma necessidade atual. As crianças devem aprender a programar porque:
- Ajuda na solução de problemas.
- Auxilia as crianças a desenvolverem resiliência.
- Ensina as crianças a como raciocinar.
- Programação é o futuro.
Veja outros motivos e benefícios que o aprendizado de programação traz para o seu pequeno no nosso artigo complementar!
Aprender a programar ajuda na solução de problemas
As crianças vão entender como as coisas funcionam, por aprender o básico da programação e por entender computação.
Ainda mais, também vão aprender a utilidade da matemática em problemas de solução lógica.
Isso mostra como é importante ensinar programação para crianças, assim elas aprendem estas habilidades de solução de problemas enquanto são novas.
Ajuda as crianças a desenvolverem resiliência
Através da programação, as crianças aprendem a se recuperar após cada falha, para voltar da melhor maneira possível. Ou seja, aprendem a assumir seus erros e não desistir, mas aprender a partir do erro.
Além disso, elas também aprendem que a falha é parte de seguir adiante, já que serve como uma oportunidade de aprendizado.
Portanto, um grande exemplo de que as crianças devem aprender a programar ,já que elas vão saber que depurar o código é metade da diversão, não um fardo.
Aprender a programar desenvolve o raciocínio
Steve Jobs, uma vez disse, “Um computador é uma bicicleta para sua mente”. A programação de computador não gira em torno de digitar linhas de código, mas tem mais a ver com habilidade de pensar.
Desse modo, aprender a codificar ensina as crianças a como pensar eficientemente e de maneira diferente. É sobre pensamento lógico.
Por isso que os programadores geralmente observam um problema grande e então quebram em pedaços menores para solucionar de maneira eficaz.
Programação é o futuro
Nesta era de progresso, programar é considerado uma habilidade importante, já que vários negócios não apenas o setor tecnológico, estão dependendo do código de computador.
Se uma criança aprender a programar, vai se beneficiar em ter mais oportunidades de emprego no futuro, em departamento de saúde, ou setor tecnológico, finanças, varejo, ou outro.
Quer saber mais sobre como a programação será importante para o futuro? Clique aqui e veja tudo sobre a indústria 4.0!
E como os pequenos podem aprender programação?
As crianças vão ficar frustradas se os pais começarem o processo de aprendizado de codificação muito rápido no início. O processo todo deve ser divertido. Assim, é recomendado começar com paciência, aprender as coisas com o tempo, e completar tarefas pequenas ao longo do caminho.
Deve-se introduzir a programação para as crianças da maneira seguinte:
- Introduzir o básico para as crianças, primeiro.
- Tentar algo pequeno.
- Dirigir-se para algo maior.
É importante compreender o conceito básico para dominá-lo. Então, é possível introduzir a programação para os filhos com alguma visualização ou leitura, por exemplo.
Vários livros e artigos estão cobrindo todos os conceitos de codificação. Logo, se a criança gostar de aprender coisas através de vídeos ou ouvindo, há muito material disponível online.
Cursos Online da Ctrl+Play
Através dos cursos online da Ctrl+Play as crianças aprendem de fato a programar! Sendo possível proporcionar ensino de programação do mais alto nível de maneira confortável e em casa.
São os cursos da Ctrl+Play: Ctrl+Kids, Ctrl+Teens, Ctrl+Young. Pais e mães agendem uma aula experimental para seus filhos aprenderem programação com Ctrl+Play!