Afinal, como ajudar a desenvolver a autonomia das crianças?
Desenvolver a autonomia das crianças é fundamental para fazer com que os pequenos tenham mais responsabilidade, independência e capacidade de resolver problemas por si próprios.
É muito simples: quanto mais as crianças conhecerem seus direitos e deveres e sentirem e saberem que suas ações tem consequências, mais engajadas com as tarefas diárias e com o senso de coletivo estarão. E esses princípios, é claro, as acompanharão para o resto de suas vidas!
Para alcançar isso, a família tem um papel muito importante! São os familiares mais próximos que atuarão como guias para esses primeiros passos rumo ao inexplorado.
Neste post, vamos apresentar algumas dicas simples e práticas para estimular a autonomia das crianças. Continue a leitura!
Ensine a guardar os sapatos no lugar certo
Um dos principais passos para ajudar as crianças a terem autonomia começa pela organização. Por isso, é essencial que a família ensine-as a guardarem os seus calçados e roupas no lugar certo. Isso porque as crianças, ao cuidarem de seus pertences pessoais, entendem que essa responsabilidade – e muitas outras – sempre estarão presentes em sua vida.
Essa ação precisa ser realizada com frequência para que elas possam se lembrar da tarefa e não necessitar mais do aviso dos pais. Contudo, caso em algum momento elas se esqueçam disso, a família deve ser paciente e voltar a recordar o que foi combinado.
Faça uma lista de tarefas para as crianças
Além de ensinar a guardar os sapatos no lugar correto, outra dica interessante é fazer uma lista de tarefas para os pequenos. Essa lista deve conter coisas simples que qualquer criança na idade dela possa realizar sem dificuldades no dia a dia, como colocar a roupa suja no cesto, colocar as vasilhas sujas na pia, guardar os livros após a leitura, organizar seus brinquedos etc.
Assim, a família ajuda os menores a desenvolverem autonomia, pois eles se sentirão na obrigação de fazer tudo o que foi solicitado. Também é bom que os pais façam essa lista na presença das crianças para que elas possam opinar e contribuir com mais participação.
Lembre-se: não é sobre impor regras, e sim sobre mostrar a importância dos pequenos atos individuais.
Incentive novas tarefas
Outra dica para desenvolver a autonomia das crianças é por meio do estímulo para realizarem novas tarefas. Para isso, os pais podem mostrar para os filhos todos os serviços necessários para a ordem da casa, como os cuidados com os animais, a limpeza do chão, a economia da água etc.
Dessa maneira, as crianças vão entender que para toda ação há uma reação e que, mesmo novas, elas podem contribuir para os cuidados do lar onde todos vivem. É fundamental que a família apoie e valorize o trabalho dos pequenos para que eles se sintam motivados e criativos.
Coloque regras e as responsabilize pelas escolhas feitas
Nada melhor para criar independência nos filhos do que colocar regras e responsabilizá-los pelas escolhas feitas. No entanto, isso não deve ser feito com o intuito de gerar uma punição, mas, sim, de ajudá-los a entender seus direitos e deveres.
É muito simples: quem não cumpre a responsabilidade de guardar os brinquedos, arca com a consequência posterior de não poder jogar video-game. E o mais importante é que, nos momentos de falhas, haja o incentivo de que ainda existe a possibilidade de novas tentativas.
Não exagere na proteção para desenvolver a autonomia das crianças
Por fim, outra dica para ajudar a desenvolver a autonomia das crianças é não exagerar na proteção. O mais aconselhável é deixar que elas possam lidar com as frustrações para amadurecerem e aprenderem a suportar as dificuldades.
Neste post, ensinamos a importância de desenvolver a autonomia das crianças e apresentamos algumas das principais dicas para estimulá-la. Uma vez inseridas na rotina da criança, essas atividades simples e efetivas terão um efeito muito benéfico em sua vida!
É útil que você também pense na autonomia dos menores no âmbito escolar, uma vez que isso beneficia o ensino-aprendizagem. Você sabia que cursos extra-curriculares, especialmente aqueles voltados à tecnologia, são uma boa atividade para auxiliar nesse processo? Saiba mais aqui.
Então, gostou do nosso texto? Agora leia sobre soluções para lidar com hiperatividade em crianças e continue se informando! <3