Isolamento social: 5 atividades para o desenvolvimento das crianças
Com a propagação do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil, foram criadas algumas medidas de prevenção à doença. Dentre elas, o isolamento social se faz necessário para reduzir o número de transmissões e minimizar os danos da doença.
Por tal razão, escolas, empresas e demais estabelecimentos foram fechados por um determinado período, o que faz com que os pais precisem pensar em novas atividades para fazer em casa com as crianças durante essa fase.
Para isso, apostar em atividades que diminuam o estresse infantil e estimulem o desenvolvimento dos pequenos é fundamental, e a tecnologia pode contribuir muito nessa tarefa. A seguir, listamos 5 alternativas para usar os meios digitais a fim de ajudar os seus filhos a se entreterem durante a quarentena. Acompanhe e confira!
1. Aplicativos de reforço escolar
Apesar de as aulas estarem suspensas durante esse período, ainda é necessário manter os estudos ativos. O que faz dessa uma ocasião propícia para o seu filho aprender com mais calma aquilo que tem dificuldade nas salas de aula.
Para isso, uma ótima opção é o uso de aplicativos de reforço escolar. Uma ideia é que você reserve na rotina um tempo para estudos e acompanhe a criança, principalmente para ajudá-la com alguma dúvida. Jogos que envolvem raciocínio lógico, gramática e testes de conhecimentos gerais são alguns exemplos de apps que podem contribuir com o aprendizado.
2. Videoaulas
As videoaulas também são outra forma de aprender um assunto novo ou reforçar algum conteúdo visto em sala. O YouTube é um ótimo lugar para encontrar aulas para o seu filho, assim também são sites específicos de professores de uma alguma matéria ou plataformas de ensino, como o Khan Academy.
3. Cursos online para crianças
E por que não aprender algo além dos conhecimentos ensinados na escola? Essa pode ser uma oportunidade para desenvolver um novo idioma, aprender programação ou qualquer outra área que interesse à criança.
Além do mais, em razão do isolamento social, diversas plataformas de cursos online estão disponibilizando conteúdos gratuitos ou descontos na assinatura. Por isso, vale a pena procurar algo que agrade o pequeno e, quem sabe, toda a família.
4. Jogos de raciocínio
Como visto, jogos de raciocínio lógico podem ajudar muito no desempenho escolar de uma criança, assim como no seu desenvolvimento cognitivo. Por isso, permita que o seu filho passe um tempo do seu dia se dedicando a algum jogo que ajude a estimular o lado esquerdo do cérebro, seja no celular, no computador, seja no videogame.
5. Lições de robótica
Com o avanço da tecnologia, noções de robótica se tornam cada vez mais necessárias. E desenvolver isso ainda na infância pode ser muito promissor para o futuro de seu filho. Por essa razão, que tal incentivá-lo a expandir os conhecimentos sobre o assunto, sobretudo se ele já demonstra interesse na área.
A tecnologia no ambiente familiar pode ser muito positiva, especialmente se os pais exercem uma supervisão e conversam abertamente com os filhos em relação ao tempo de uso da Internet. Ainda, nesse período de isolamento social, ela pode ser a carta na manga para estimular o desenvolvimento das crianças.
Entenda mais sobre os impactos positivos do uso da tecnologia dentro de casa lendo esse nosso outro post sobre o assunto!