Carreira de Designer: como ele pode impactar o mundo onde vivemos
A carreira de designer ainda é recente no Brasil, e, apesar de ganhar mais adeptos a cada ano, pouca gente sabe com certeza o que faz esse profissional. Na realidade, existem diversos campos de atuação, como as áreas de design de interface (UI), que integra a interface de um produto ao usuário, e de design de experiência (UX), que foca na vivência do usuário ao utilizar essa interface.
Pareceu complicado? Calma, vamos explicar tudo direitinho neste artigo! A premissa é sempre a mesma: criar um produto, uma peça ou um serviço que atenda a uma solução específica. Agora, vamos entender melhor o que é design. Em seguida, mostraremos os impactos que a carreira trouxe para o mundo em que vivemos e para o mercado de trabalho. Boa leitura!
O que é design?
A palavra design é um desses termos em inglês que incorporamos ao nosso dia a dia e nem paramos para pensar no que significa. Na realidade, apesar de não ter sido traduzida para uma expressão em português, design significa projeto e quer dizer projetar, planejar e desenvolver uma solução com base na necessidade objetiva de um cliente.
Design também não é o mesmo que pintura, fotografia ou ilustração. Diferentemente dessas atividades, o design tem uma função específica. Ele é uma resposta a uma demanda. O designer é, portanto, o profissional que projeta, pensa, desenha soluções criativas e as coloca em prática.
Áreas de atuação do designer
Um designer pode atuar nas mais diferentes áreas. Designer gráficos utilizam elementos imagéticos para apresentar uma ideia; webdesigners desenvolvem desenhos para o ambiente web; designers de roupas elaboram modelagens, compõem tecidos, pensam em estampas.
Hoje, uma das carreiras mais promissoras do mercado são aquelas atreladas ao design aplicado à programação, criação de jogos e desenvolvimento de aplicativos. Para isso, o profissional precisa ter conhecimento também de programação e de como funcionam os códigos por trás dessas linguagens.
A importância da carreira de designer
Os designers são responsáveis por pensar em soluções. Por isso, uma característica que eles trouxeram para o mercado é a inovação. Ao buscar respostas, estes profissionais fazem brainstorming (tempestade de ideias) e tentam extrair o máximo de suas ideias criativas para unir um produto ou serviço inovador à necessidade dos clientes e da empresa que está lançando-o ao mercado.
Além disso, designers trouxeram para o mercado de trabalho uma percepção da alta necessidade de ter foco no cliente e trazer valor para os produtos desenvolvidos.
Habilidades do designer
Quem deseja trabalhar como designer, especialmente na área de tecnologia, com programação ou desenvolvimento de aplicativos, precisa ter duas características básicas: criatividade e adaptabilidade. Criatividade para encontrar soluções realmente inovadoras, e adaptabilidade para saber lidar com as demandas de trabalho que aparecerem.
A carreira de designer é promissora, especialmente nas áreas de programação, criação de jogos e desenvolvimento de aplicativos. A tecnologia veio para ficar, e quem souber acompanhar o mercado e seu dinamismo com certeza terá um futuro promissor!
Gostou deste conteúdo? Então leia nosso artigo com 6 dicas para despertar a criatividade e fazê-la fluir!