Confira 4 atividades para crianças aprenderem muito desde cedo
As atividades para crianças devem ser pensadas para que elas aprendam a desenvolver suas habilidades. Assim, a criança que brinca — não necessariamente com brinquedos, mas sim com diversos objetos e situações — estará experimentando diversas ações e abrindo caminho para diferentes formas de aprendizado.
É muito importante que a criança aprenda por meio de atividades lúdicas. Se ela vai aprender inglês, se vai fazer um desenho ou até mesmo uma aula de programação, que seja de maneira divertida e educativa.
O lúdico precisa estar presente na vida das crianças e a criatividade deve ser sempre incentivada. Para ajudar a estimular diferentes habilidades, preparamos uma lista com 4 atividades para crianças. Continue lendo e confira!
1. Brincadeiras
Elas são indispensáveis no desenvolvimento infantil. Além de ser uma forma de a criança conhecer o mundo, é também uma forma de se relacionar consigo mesma e com os outros.
Não é preciso ter brinquedos para realizar uma atividade. Aliás, no mundo das crianças, tudo pode virar um brinquedo. Brincar é trabalhar a criatividade e, com isso, desenvolver a imaginação.
Opte por brinquedos que exijam a ação da criança. Deixe de lado aqueles que fazem tudo sozinhos!
2. Aulas de idiomas
Aprender uma nova língua é muito importante para estimular a inteligência. Além disso, torna-se cada vez mais necessário saber uma segunda língua. A criança estará sendo preparada para ter um futuro de sucesso.
Ser bilíngue faz com que a criança desenvolva suas habilidades cognitivas, comunique-se melhor com os pais e colegas, tenha acesso a duas culturas distintas e um conhecimento mais amplo, que, consequentemente, abrirá portas no mercado de trabalho futuramente.
Só há benefícios em aprender uma nova língua e uma forma muito eficaz de fazer a criança ter contato com outro idioma é por meio de atividades que estejam presentes no dia a dia da criança, por exemplo: jogos, aplicativos, redes sociais, blogs, vídeos etc.
3. Desenho
O desenho estimula o desenvolvimento da criatividade e da expressão. Nos desenhos, as crianças retratam a realidade que elas enxergam e as situações que interessam a elas, e nada mais justo que ter a possibilidade de revelar como ela enxerga esse mundo.
Desenhar contribui muito para que a criança:
- tenha uma boa coordenação;
- conheça sua cultura;
- melhore de sua criatividade;
- apresente sua visão de mundo, entre outros aspectos essenciais na alfabetização.
É muito importante saber o que se passa na mente das crianças e o desenho é o melhor método para conseguir essas informações.
Estimule o ato de desenhar, seja na escola, seja em casa. É uma atividade que precisa ser rotineira na vida de uma criança.
4. Aulas de programação
Sim. Elas também estão entre as atividades para crianças! Os pequenos passam a maior parte do tempo em celulares, vídeo games, tablets e computadores, não é mesmo? E com a tecnologia tão avançada e o mercado de trabalho exigindo profissionais mais capacitados tecnologicamente, nada melhor do que trabalhar o tempo que a criança passa na rede da melhor maneira possível.
Mas como? Levando a criança a fazer aulas de programação!
A vantagem desse aprendizado vai além do aspecto profissional, pois criar jogos, desenvolver aplicativos, enfim, estar no papel de criador da tecnologia estimula a imaginação, a criatividade, o raciocínio lógico, a percepção e, obviamente, a criança vai fazer um uso melhor da internet.
Existem atividades para criança que são positivas e que precisam fazer parte do dia a dia delas.
Pensar que a tecnologia é um erro não é a melhor escolha. É preciso saber utilizá-la para uma boa causa. Aprender programação é uma ótima opção para que a criança passe a ver a importância da tecnologia.
Gostou de saber algumas atividades para crianças? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a essas atividades.