É possível aprender inglês brincando?
Aprender outros idiomas é um diferencial na carreira, por isso iremos te mostrar como é possível aprender inglês brincando! É recomendável levar a criança a ter contato com outros idiomas desde cedo, principalmente o inglês, que é a língua mais utilizada no mundo. Assim, elas têm maior facilidade para adquirir a fluência.
As crianças, hoje em dia, ficam muito tempo em contato com a tecnologia, seja no celular, tablet, computador e jogos. Portanto, é possível aprender inglês brincando, utilizando essas e outras ferramentas a favor da educação. Confira, no post que preparamos, algumas dicas sobre como estimular as crianças a sentirem vontade de aprender inglês!
Utilizando a tecnologia como conhecimento enriquecedor
É fato que a tecnologia está cada vez mais presente na nossa realidade e as crianças, a cada dia, estão mais conectadas à rede. Os avanços tecnológicos vieram para ajudar e enriquecer na vida de quem utiliza, dessa forma eles são ótimas ferramentas para aprender inglês brincando!
Muitos pais fazem a seguinte pergunta: “Será que meu filho não está perdendo tempo na internet?”, porém, a pergunta que eles precisam fazer é: “Como posso auxiliar meu filho a fazer um bom uso da internet?”. Os jogos, aplicativos e vídeos precisam ser utilizados para desenvolver a criatividade da criança e estimular o aprendizado.
Brincando e jogando com os filhos
Brinque com as crianças, estimule a concentração e a criatividade delas. Escolha um jogo e mude o idioma para o inglês, coloque músicas em inglês, dance e cante com seus filhos. Essas, são ótimas maneiras de aprender inglês brincando.
A criança não pode ser forçada a aprender um novo idioma, pois desta forma ela criará resistência. A melhor maneira é aprender com atividades prazerosas que fazem parte da realidade dela.
Não se preocupe, pois, mesmo que você não saiba o idioma, a criança vai ajudar você a aprender. É uma troca de experiências! Todos saem ganhando e, assim, fica mais fácil aprender inglês brincando!
Elogiando acertos e evitando a superproteção
As crianças precisam ser encorajadas o tempo todo. Elas podem sentir medo de errar, portanto, tranquilize-as e tente deixá-las livres e confortáveis para mostrar o que aprendeu. Não proteja e nem coloque regras no aprendizado. Deixe a criança ser independente e agir por conta própria.
Investindo na educação da criança
Se a criança gosta de ficar muito tempo no computador, tente investir em uma educação mais tecnológica. Atualmente há escolas que utilizam metodologias focadas no ensino da programação e criação de games.
Se a sua rotina é corrida e você não tem tempo para acompanhar as atividades do seu filho, a melhor opção é que ele frequente um ambiente que ensine a utilizar seu tempo online e, consequentemente, ele vai aprender inglês de maneira lúdica e educativa.
Dar poder às crianças para que elas produzam sua própria tecnologia é prepará-las para um futuro digital. O inglês também faz parte desse futuro, já que ele se torna cada vez mais importante para o mercado de trabalho, e nada melhor do que aprender inglês brincando, pois torna-se um aprendizado divertido e sem grandes esforços.
Se você gostou das dicas, aproveite e confira mais um de nossos posts: “Benefícios dos games na educação das crianças”.
As escolas de idiomas estão transformando, cada vez mais, a sua forma de ensino, principalmente quando o público é mais jovem. O objetivo agora é buscar por metodologias que tenham a ver com aquilo que cada faixa etária vive no cotidiano. Como a tarefa principal do dia de uma criança é brincar, nada melhor que usar isso para aprender uma nova língua.
Por isso, é uma ótima ideia matricular seus filhos, desde cedo, em uma escola de línguas, além de começar a introduzir essas ideias em casa. Pensando nisso, separamos diversas dicas para que os seus pequenos possam aprender inglês de maneira descontraída.
Quer entender mais sobre esse assunto? Então é só continuar acompanhando este post!
Maneiras de aprender inglês brincando
Essa geração é marcada por adultos que não tiveram boas experiências durante o aprendizado de um novo idioma, sendo, muitas vezes, obrigados a decorar longas tabelas, de forma pouco didática. O resultado disso foram muitas pessoas que mal se recordam do verbo “to be”.
No entanto, atualmente, é possível ver a grande necessidade de dominar outras línguas, não só para desenvolvimento pessoal, como, principalmente, para o profissional. Além do mais, as crianças ficam muito tempo em contato com a tecnologia, seja no celular, no tablet ou no computador.
Portanto, é possível aprender inglês brincando, utilizando essas e outras ferramentas a favor da educação. Confira, a seguir, algumas dicas sobre como estimular as crianças a sentirem vontade de aprender inglês!
Utilizando a tecnologia como conhecimento enriquecedor
É fato que a tecnologia está cada vez mais presente na nossa realidade e as crianças, a cada dia, estão mais conectadas à rede. Os avanços tecnológicos vieram para ajudar e devem ser vistos como algo enriquecedor na vida de quem utiliza as novas mídias.
Muitos pais fazem a seguinte pergunta: “será que meu filho não está perdendo tempo na internet?”. Contudo, a pergunta que eles precisam fazer é: “como posso auxiliar meu filho a fazer um bom uso da internet?”. Os jogos, aplicativos e vídeos precisam ser utilizados para desenvolver a criatividade da criança e estimular o seu aprendizado.
Brincando e jogando com os filhos
Brinque com as crianças, estimule a concentração e instigue a criatividade delas. Escolha um jogo e mude o idioma para o inglês, por exemplo, ou coloque músicas em inglês, dance e cante com seus filhos.
A criança não pode ser forçada a aprender um novo idioma, pois, desta forma, ela criará resistência. A melhor maneira, então, é ensinar com atividades prazerosas que fazem parte da sua realidade. Nesse sentido, não se preocupe, uma vez que, mesmo que você não saiba o idioma, a criança também ajudará você a compreender. Portanto, é uma troca de experiências, em que todos saem ganhando!
Oferecendo atividades para colorir
Colorir é ótimo para estimular a criatividade e existem vários recursos em inglês, como livros para pintar, que são muito úteis para alfabetização em palavras básicas — por exemplo, cores, animais, objetos, entre outros.
Atividades desse tipo auxiliam na associação entre as duas línguas, estimulando a memória, principalmente na tradução das palavras. Os pais também podem ajudar com o incentivo da participação e leitura.
Ouvindo músicas divertidas em inglês
Ouvir pessoas falando em inglês é importante para assimilar a pronúncia e se acostumar com outros sotaques. Por isso, as músicas e cantigas são ótimas ferramentas para ajudar a se familiarizar com um novo jeito de falar.
Além disso, crianças costumam cantar bastante, o que acaba se tornando outra maneira de interagir com a nova língua. Inclusive, isso melhora a forma que se expressam, afinal, a música é uma arte bastante inclusiva e lúdica.
Apresentando jogos de computador e videogame
A principal atividade que uma criança faz em frente ao computador é entrar em jogos. Além disso, muitos clássicos do videogame não são traduzidos para o português, servindo de incentivo para ter contato com a língua e aprender inglês brincando de maneira intuitiva, desde cedo.
A maioria das pessoas que aprenderam essa língua sozinhas, fizeram por meio de jogos e músicas. Por isso, incentivar seus filhos a jogarem dessa maneira é uma ótima ideia. Experimente também trocar a configuração para o idioma original do jogo, principalmente se a criança já tiver decorado as falas em português.
Colocando desenhos em inglês
Um dos maiores cuidados dos pais é encontrar desenhos educativos para as crianças assistirem. Por sorte, existem vários que ensinam algumas palavras em inglês e até mesmo expressões maiores. Um outro tipo de estímulo é mudar o idioma do canal, para que os programas sejam exibidos na língua original, que, na maioria das vezes, é a inglesa.
Elogiando acertos e evitando a superproteção
As crianças precisam ser encorajadas o tempo todo. Como estão em uma fase de contato com diversas coisas, sem saber exatamente como devem agir, elas podem sentir medo de errar — principalmente ao perceberem que é importante para seus pais que aprendam uma nova língua.
Portanto, tranquilize-as, tentando deixá-las livres e confortáveis para mostrar o que sabem. Não proteja nem coloque regras no aprendizado. Deixe a criança ser independente e agir por conta própria.
Investindo na educação da criança
Caso a criança goste de ficar muito tempo no computador, tente investir em uma educação mais tecnológica. Atualmente há escolas que utilizam metodologias focadas no ensino da programação e criação de games, por exemplo.
Se a sua rotina é corrida e você não tem tempo para acompanhar as atividades do seu filho, a melhor opção é que ele frequente um ambiente que ensine a usar bem o seu tempo online e, consequentemente, aprender um novo idioma de maneira lúdica e educativa.
Dar poder às crianças para que elas produzam sua própria tecnologia é prepará-las para um futuro digital é totalmente possível. E o inglês também faz parte desse futuro, uma vez que ele se torna cada vez mais importante para o mercado de trabalho. Por essa razão, nada melhor do que aprender inglês brincando, visto que isso se torna um aprendizado divertido e sem grandes esforços.
Viu como é possível aprender inglês brincando? Gostou das nossas dicas? Então confira também outras habilidades essenciais para seu filho aprender!