Inteligência coletiva: compartilhamento das informações na internet
Quando você quer descobrir mais informações sobre um assunto, qual a sua primeira ação? Se você disse “procuro na internet”, saiba que você não é o único! Assim como você, muitas outras pessoas compartilham e buscam conhecimentos online. É daí que surge a inteligência coletiva.
O filósofo Pierre Lévy, que criou o termo, define a inteligência coletiva como uma inteligência repartida globalmente, em tempo real, em busca de uma democratização das informações. Isso quer dizer que as habilidades de cada indivíduo são utilizadas para o bem do coletivo e, para tanto, compartilhadas por meio das tecnologias.
Hoje, estamos tão inseridos no mundo virtual que é difícil conseguir imaginar nossas vidas sem a internet. Até mesmo as crianças não saem do computador! Por isso, uma saída é aproveitar o que as tecnologias têm de bom a oferecer e incentivar os pequenos a buscarem informações que os ajudem no seu desenvolvimento.
Ainda não entendeu direito os benefícios da inteligência coletiva? Explicamos abaixo cada um dos aspectos do conceito. Continue a leitura!
O conhecimento é construído por e para todos
Um exemplo de como funciona a inteligência coletiva é a Wikipédia, uma plataforma colaborativa de conhecimento. Nesse modelo, qualquer um pode compartilhar e ter acesso às informações. Assim, um dado não fica restrito a poucos privilegiados que podem ter acesso a enciclopédias e outras publicações.
Do outro lado do mundo, uma pessoa pode falar sobre um assunto que ela conhece bem, enquanto outra acompanha aquele texto ou vídeo e faz comentários, trazendo um outro ponto de vista sobre o tema. Se pensarmos que todos têm um conhecimento a oferecer, o potencial da inteligência coletiva é imenso e pode promover o desenvolvimento em escala global.
A informação é distribuída em instantes
A velocidade é um dos maiores benefícios da internet. Atualmente, não precisamos mais esperar para entrar em contato com alguém ou para ler uma notícia. Na web, tudo acontece em tempo real. Se houver uma calamidade em uma cidade, em minutos o país inteiro já está por dentro do que ocorreu, não é mesmo?
Com a rapidez que as informações circulam no ciberespaço, a interação é favorecida e ideias podem ser debatidas no típico ritmo acelerado em fóruns, blogs e redes sociais. Apesar de isso ser positivo, deve-se ter mais cuidado com o que falamos na internet, pois um boato ou uma informação errada podem se espalhar de maneira descontrolada.
As crianças podem se beneficiar da inteligência coletiva
A geração mais nova tem uma facilidade incrível com as tecnologias. Por já terem nascido na época dos computadores e smartphones, é muito difícil mantê-los longe da internet. O desenvolvimento de muitas crianças acontece com o uso de aparelhos eletrônicos e, por isso, o melhor é aproveitar os benefícios que eles podem trazer.
Como na internet é muito fácil e rápido ter acesso aos saberes, uma boa forma de aproveitar a inteligência coletiva é usar o tempo das crianças no computador de forma produtiva. Por meio de jogos, vídeos e aplicativos, os pequenos conseguem aprender novas informações e adquirir novas habilidades. As tecnologias podem até mesmo contribuir para o futuro profissional do seu filho.
Mesmo com os riscos, a internet é uma boa fonte para buscar conteúdos e pode ajudar bastante na educação das crianças. Então, que tal usar o compartilhamento de informações a seu favor? Se quiser saber mais sobre inteligência coletiva e outros temas ligados a tecnologia, curta nossa página no Facebook e fique de olho nos posts!