Entenda o que é fomo e os principais motivos do problema
Mesmo que você não saiba exatamente o que é fomo, é bem provável que você ou alguém próximo sofra com esse problema. Sabe aquela sensação de não ter tempo suficiente para acompanhar tudo que está acontecendo na internet, ou de estar por fora das redes sociais? Esse medo de estar perdendo algo tem sido cada vez mais comuns em jovens e adultos de até 35 anos.
Checar o WhatsApp a cada cinco minutos, passar horas vendo postagens no Facebook ou tirar fotos de cada momento para postar no Instagram até parecem comportamentos usuais para essa geração, mas podem ser sintomas de um problema bem maior.
Neste texto, explicamos o que é o fomo, os principais motivos desse mal e damos dicas de como lidar com ele. Aproveite a leitura!
O que é fomo?
Fomo é a sigla em inglês para “fear of missing out” — que traduzido em português significaria, literalmente, o “medo de estar perdendo algo”. Descrita pela primeira vez em 2000 por Dan Herman, o fomo é o medo de que outras pessoas tenham boas experiências que você não tem.
Esse receio cria uma necessidade de compartilhar tudo na internet e, com isso, pode levar a um vício em redes sociais. Além de causar mau humor e angústia, em casos mais graves, esse mal pode provocar até mesmo a depressão. Apesar de ser mais comum entre os mais jovens, pessoas de qualquer idade podem sofrer com o problema.
Quais os principais motivos do problema?
Muitos jovens têm se sentido assim na internet, especialmente com o crescimento da popularidade das redes sociais e o senso de urgência gerado pela cultura do imediatismo. Como a relação dos usuários com tecnologia digital ainda é muito recente, não é raro adolescentes sofrerem com essa angústia social sem saber.
Como evitar o fomo?
Diminua o uso das mídias sociais
Se possível, tente reduzir o tempo de uso das mídias sociais. Crie horários para se atualizar e evite passar o dia todo conectado. Além disso, lembre-se de que nas redes sociais as pessoas costumam publicar muitos momentos de alegria e realização, mas aquilo não necessariamente é realidade, ou, pelo menos, não de forma completa. Todos passam por dificuldades e decepções que nem sempre são publicadas nas redes.
Pratique meditação
A meditação tem sido indicada por ajudar as pessoas a se conectarem com o momento presente e auxiliar no controle da ansiedade. Estudos mostram diversos benefícios na prática como mais tranquilidade e até diminuição de dores.
Procure um profissional
Não apenas jovens sofrem com essa angústia: há até mesmo crianças estressadas. Se o problema atrapalhar o cotidiano da pessoa, é importante buscar um psicólogo ou profissional de saúde para ajudar com o problema.
Faça cursos livres
Outra opção ainda é fazer cursos livres para ocupar o seu tempo, aprender novas habilidades e se distrair um pouco das redes sociais.
Agora, você já sabe o que é fomo e como lidar com o problema. A tecnologia tem muitos benefícios, mas passar tempo demais conectado não é uma prática saudável. Não deixe de fazer também atividades ao ar livre e busque sempre o equilíbrio!
Gostou deste texto? Se quiser conferir mais dicas sobre o mundo da tecnologia, siga a gente no Facebook e no Instagram!