Timidez na criança: como estimular e incentivar os pequenos?
A timidez na criança é uma característica bastante comum. Esse traço de personalidade não deve ser visto como um problema ou uma doença, mas merece atenção quando prejudica o convívio social ou a realização de algumas tarefas.
Se o seu filho vai para casa com dúvidas por medo de perguntar ou se recusa a ir às festinhas de aniversário dos colegas por vergonha, isso pode significar que ele precisa de ajuda. E é dever dos pais assumir uma postura que ajude os pequenos a conviver com esse perfil de maneira saudável.
Elaboramos este artigo para ajudar você nessa missão. Confira agora dicas valiosas para ajudar uma criança tímida a lidar melhor com essa característica. Acompanhe e saiba mais!
Como amenizar a timidez na criança
Estimule e incentive a criança
Se a timidez na criança faz com que a convivência social seja um desafio, incentive a participação em ocasiões em que se concentram pequenos grupos e estimule novas brincadeiras com os colegas para que ela se sinta desafiada a experimentar as novidades. Jamais force o contato imediato com grandes grupos ou exponha essa dificuldade para os outros. Respeite a personalidade do pequeno sem forçar situações extremas.
Evite comparações
Quando você fala para uma criança tímida que outras crianças que convivem com ela estão realizando atividades que a mesma não consegue, o único efeito que pode causar é aumentar ainda mais a sua insegurança. Preocupe-se em transmitir afeto, segurança e compreensão ao seu filho, aceitando as suas reações. Converse com seu pequeno e tente entender o que o aflige.
Tenha cuidado com a superproteção
Reflita sobre o seu posicionamento em relação ao seu filho. Existem limites para a proteção. Se você não permite que a criança faça uma série de coisas, você pode estimular o medo e a insegurança. Essas características são a base da timidez.
Geralmente, pais são superprotetores porque também têm medo de algumas coisas. Nesse caso, é preciso pensar racionalmente sobre os perigos reais que as situações podem trazer. Em vez de colocar medo no pequeno, é interessante aconselhá-lo e ensiná-lo a tomar as melhores decisões.
Comece a negociar
Se o seu filho não quer ir a uma festa de aniversário, negocie com ele. Fique atento para não comprar a sua presença — seja parceiro da criança! A negociação deve ser feita em forma de acordo. Nesse caso, o ideal é propor que você o acompanhe. Assim, quando vocês chegarem ao local, as possibilidades de que ele se inspire na diversão dos colegas para se enturmar são grandes.
Invista em cursos livres
Uma ótima maneira de fazer com que o pequeno expanda seu círculo social e conviva melhor com os amigos é realizar um curso fora do horário da escola. Atualmente, existem diversas escolas que proporcionam atividades diferenciadas para as crianças, como robótica, música e arte. Proponha a seu filho frequentar as aulas de acordo com os seus interesses pessoais. Isso não vai ajudar só com a timidez, mas também em sua formação!
A timidez na criança pode ser apenas um sinal de que ela precisa de um tempo maior para desenvolver a sua sociabilidade. Adotar uma postura adequada e aprender a identificar os seus sinais são atitudes fundamentais para evitar que a timidez se transforme em um problema.
Ficou interessado em nossa última dica e vê os cursos como uma boa opção? Então, confira nosso post que fala sobre 5 tipos de cursos ideais para matricular o seu filho!