Brincadeiras para as crianças se divertirem em casa
Todos tiveram que se adequar a um novo estilo de vida, em razão do fechamento das escolas e a suspensão das aulas presenciais e faltam ideias de brincadeiras para fazer com as crianças. Agora, mais do que nunca, é preciso conciliar as tarefas diárias do trabalho e da casa com as tarefas das crianças, se dividindo para dar suporte e atenção aos nossos filhos. Por conta disso, sabemos que entreter nossos filhos com atividades prazerosas que estimulem a criatividade pode ser uma tarefa difícil. E como fazer isso de uma maneira divertida e afetiva?
Neste artigo, indicaremos cinco sugestões de brincadeiras para fazer com as crianças em casa com objetivo de desenvolver a imaginação e aprendizado dos pequenos.
Introduzir jogos para brincar em família
Um jeito de aproveitar o tempo em casa e se divertir com a família é criar o hábito de introduzir jogos que desenvolvam o raciocínio lógico. Podem ser jogos de tabuleiro, de perguntas e respostas, jogos da memória, quebra-cabeças, entre outros. Todos eles auxiliam o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.
Primeiramente, reserve um horário em que todos os familiares possam e queiram participar das brincadeiras. Como resultado, toda a família cria um hábito. Isto acaba evitando o surgimento de qualquer tipo de imprevisto e/ou o cancelamento da atividade.
Organize uma votação para a escolha dos jogos. Isso é muito importante para que não ocorram conflitos. Outra ideia é fazer um sorteio para decidir o que jogar.
Não se esqueça de estabelecer as regras do jogo. Mesmo que o objetivo seja focar na diversão em família e não no vencedor, é muito importante motivar os pequenos a darem continuidade na brincadeira de forma saudável.
Fazer um piquenique na sala
Outra atividade para fazer com as crianças sem sair de casa é montar um piquenique na sala ou no gramado. Reserve um dia para elaborar um jantar ou lanchinho da tarde um tanto inusitado e divertido.
A ideia é elaborar um cardápio antecipadamente. Mas essa tarefa deve ficar sob responsabilidade do seu pequeno chef. No entanto, toda essa etapa deve ser realizada com a supervisão do responsável. A brincadeira consiste também em ajudá-lo a colocar a mão na massa, auxiliando na preparação dos pratos.
Estenda uma toalha sobre alguma mesinha de centro ou no chão da sala e coloque o pratinho com os aperitivos como sanduíches, sucos, frutas, salgadinhos, pipoca, etc.
Além disso, vocês podem criar piqueniques temáticos. Isso deixa o momento ainda mais divertido e estimula a imaginação e a criatividade dos pequenos.
Montar um acampamento em casa
Há inúmeras ideias na internet de acampamento dentro de casa, mas existe uma que é fácil de preparar e pode garantir horas de diversão. Você só precisa montar uma barraca com alguns lençóis, apoiando tudo em cadeiras ou mesas.
Além disso, outra ideia para deixa a brincadeira ainda mais divertida, é separar alguns livros e prepare alguns lanchinhos. Para deixar mais interessante, utilize lanternas para simular uma “fogueira imaginária”. Pronto, o acampamento já pode começar!
Elaborar uma noite temática
Uma brincadeira bem legal e simples de se fazer é organizar uma noite temática. Para isso, você pode criar uma festa do pijama e incluir alguns filmes e programas favoritos das crianças, por exemplo. Além de estimular a criatividade e o imaginário infantil, é uma atividade muito prazerosa. Ela traz conforto e faz com que a noite ao lado dos pequenos seja muito agradável.
Outra recomendação é incentivá-lo a desenhar, pois essa atividade traz inúmeros benefícios para as crianças, como um estímulo à criatividade e ao raciocínio lógico.
Por fim, reserve um tempo para fazer um lanchinho especial e nutritivo para repor as energias.
Brincar de Lego
A próxima brincadeira para fazer com as crianças são atividades com Lego, pois ele estimula o raciocínio de proporções e padrões nos pequenos. Ao construir objetos com os blocos, nosso filho busca quais peças vão se encaixar melhor, fazendo que as organize de uma forma que traga autonomia em relação ao tamanho da sua construção.
Além disso, os tijolos básicos do Lego ensinam sobre frações e divisões, desenvolvendo matemática e ciência e inúmeros outros benefícios. Tudo isso melhora a capacidade cognitiva e de concentração das crianças.
O Lego faz com que as crianças pensem “fora da caixa”, oferecendo possibilidades ao imaginário e benefícios de uma brincadeira que pode ser feita desde cedo.
Gostou das dicas sobre brincadeiras para fazer com as crianças em casa nesse momento de quarentena? Então assine nossa newsletter e não deixe de receber mais conteúdo informativo e dicas da Ctrl+play! ??