Afinal, como a gamificação na educação ajuda no aprendizado?
O desinteresse de crianças e adolescentes pelo ambiente escolar tem sido cada vez mais expressivo – e assustador. Mas não é culpa deles… o problema é que os métodos tradicionais de ensino não prendem mais a atenção de uma geração tão conectada e ligada à tecnologia. Nesse cenário, a gamificação na educação surge como uma grande necessidade.
A utilização de jogos, seus recursos e elementos contribui significativamente para favorecer o aprendizado de alunos de todas as idades. Afinal, a tecnologia é uma grande aliada dos pais e educadores quando explorada do jeito certo.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre a gamificação e como ela contribui para o aprendizado de crianças e adolescentes. Continue lendo e veja por que é uma excelente ferramenta para aplicar em sala de aula.
O que é gamificação na educação?
A gamificação é uma ferramenta que consiste na utilização de jogos ou seus recursos para estimular o aprendizado. Tem sido muito explorada por favorecer a interação dos estudantes, despertar seu interesse e facilitar a mediação do conhecimento.
Explicando de uma forma mais clara, a gamificação na educação utiliza jogos propriamente ditos ou alguns dos seus elementos, como desafios, rankings, recompensas, entre outros, em um contexto diferente.
O professor traz esses recursos para a sala de aula a fim de que os alunos tenham mais interesse e facilidade para absorver os temas propostos. Em um ambiente descontraído e dinâmico, eles são desafiados, socializam, trabalham em equipe, recebem prêmios, bonificações e outros estímulos que modernizam a educação tradicional.
Podemos dizer que a gamificação fala a língua dos jovens. Ela está mais próxima da sua realidade, afinal, as novas gerações estão inseridas em um mundo digitalizado, virtual e tecnológico. Por isso, as aulas tradicionais, apenas com livros e quadro-negro, não atendem às suas expectativas nem despertam o desejo de aprender.
Com a gamificação, driblamos esse grande desafio de fazer crianças e adolescentes terem vontade de estudar, gostarem de ir à escola, apresentarem um desempenho melhor e mais facilidade para aprender.
Como a gamificação na educação contribui para o aprendizado?
De que maneira a gamificação na educação traz benefícios? Como ela favorece o aprendizado? A seguir, listamos algumas vantagens dessa ferramenta para que você compreenda quão significativa ela é para o processo ensino-aprendizagem.
Aulas mais dinâmicas
Utilizando os jogos ou seus recursos, as propostas do professor se tornam grandes desafios para os estudantes. Eles precisam buscar soluções, têm metas a alcançar e sabem que serão recompensados imediatamente por isso. As aulas se tornam mais dinâmicas e interessantes.
Aprendizado lúdico
Aprender não precisa – nem deve – ser um processo entediante. Para isso, uma excelente estratégia é utilizar metodologias lúdicas. A gamificação é uma delas uma vez que possibilita adquirir conhecimento de uma forma divertida.
Desenvolvimento da criatividade
A criatividade está entre as muitas habilidades e competências que os jogos estimulam. O professor traz problemas e desafios para os estudantes quando usa a gamificação na educação e eles precisam ser criativos para encontrarem soluções viáveis e favoráveis.
Desenvolvimento da autonomia
Jovens e crianças também desenvolvem autonomia por meio da gamificação. Isso porque ela estimula o desenvolvimento crítico, fazendo com que eles pensem por si mesmos e resolvam problemas sozinhos.
Maior engajamento dos alunos
Como as aulas são dinâmicas, lúdicas e interessantes, os alunos sentem vontade de participar. Eles interagem melhor uns com os outros, desenvolvem a socialização e aprendem a trabalhar em equipe.
Facilidade para absorver o conteúdo
A forma como as novas gerações raciocinam é diferente da proposta do ensino tradicional. Por isso, a utilização da gamificação facilita a absorção do conteúdo, já que ele é apresentado de uma maneira que descomplica o aprendizado.
Melhor desempenho com a gamificação na educação
Também observamos um melhor desempenho dos alunos. Eles aprendem mais rápido, aproveitam o conteúdo, têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e consertar erros na mesma hora.
Por tudo isso, a gamificação na educação é uma forma inovadora de estimular o aprendizado dos estudantes. Também é possível aproveitar esse recurso em casa por meio de desafios e recompensas. Assim, crianças e adolescentes podem ter um desenvolvimento completo, trabalhando competências e habilidades essenciais para o futuro.
Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos conheçam essa possibilidade para a educação das novas gerações.