Como impor limites e controlar o uso da internet das crianças?
Não há dúvidas que estamos vivendo na era digital. Você, uma pessoa adulta, já deve ter encontrado uma criança que entenda mais sobre tecnologia e aparelhos eletrônicos que você. As crianças não só dominam a tecnologia desde muito cedo, mas também estão viciadas nesse mundo virtual.
É nesse momento que surgem várias dúvidas: “devo proibir meu filho de ficar no computador?”, “a internet está fazendo mal para o meu filho?”, “como vou controlar o uso da internet das minhas crianças?”.
Se essas são algumas de suas preocupações, continue lendo e descubra como lidar com esse dilema!
Quais são os riscos?
Saiba que os riscos são grandes. Em primeiro lugar, alguns cientistas afirmam que o uso exagerado da internet pode causar atrofia da massa cinzenta do cérebro e isso afeta a concentração e a memória da criança, dificultando na hora de tomar decisões e definir objetivos.
Muitos jovens navegam pela internet sem monitoração de um adulto. Esses pequenos ficam expostos a todo tipo de conteúdo, principalmente aos nocivos e aos jogos que estão cada vez mais violentos. Sem contar no perigo de algum estranho tentar se aproximar do seu filho.
Não faz bem às crianças, que estão passando pela fase de descoberta e aprendizagem, ficarem trancadas o dia inteiro dentro do quarto. Alguns pequenos chegam a perder a capacidade de socializar e fazer amizades.
Então eu devo proibir o uso da internet?
Não, não deve! Talvez essa não seja a resposta que você estava esperando, mas proibir o uso da internet e de aparelhos eletrônicos pelas crianças não é a melhor solução.
Os pais precisam entender que a tecnologia faz parte do dia a dia das crianças. Elas vão, de uma forma ou de outra, entrar em contato com o mundo digital, seja através de amigos ou da escola.
Privar o seu filho dessas tecnologias só vai afastá-lo de sua realidade, acabando por deixá-lo excluído no seu círculo de amigos, por exemplo. Afastar as crianças das interações sociais não é o objetivo, não é mesmo?
O segredo é o equilíbrio. É dever dos pais administrar o uso do computador (ou de qualquer outro aparelho eletrônico) pelas crianças e tentar fazer com que essa experiência seja a mais proveitosa possível.
Mas afinal, como controlar o uso da internet?
Devemos começar pelo básico: definir uma quantidade de horas permitidas. A criança precisa entender que existe um limite e, se ele for ultrapassado haverá uma punição, como ser proibida de usar o computador no dia seguinte, por exemplo.
Converse com seu filho sobre os riscos na internet de uma maneira que ele não fique traumatizado mas também não se deixe levar pelos perigos, muitas vezes, tentadores, esclarecendo que ele não deve fornecer informações pessoais a estranhos.
Os pais podem tentar restringir o uso das crianças baixando aplicativos com filmes e jogos próprios para a idade dos pequenos. Outro segredo para monitorar o tipo de conteúdo que os jovens consomem é deixar o computador ou televisão em um lugar de grande movimentação na casa.
Ofereça outros tipos de atividade para as crianças, sugira que elas chamem algum amiguinho para brincar, façam esportes, aprendam a tocar algum instrumento, etc.
Como transformar o gosto pela internet em algo útil?
Em vez de controlar o uso da internet das suas crianças, que tal direcionar esse interesse por tecnologia para algo positivo?
Busque cursos de programação e robótica para os pequenos — eles ensinarão boas ferramentas (e úteis!) ao aluno, já que são profissionais e aplicáveis no mercado. Seu filho vai aprender a fazer os próprios jogos, criar aplicativos, sites e até robôs.
Esse pode ser o início de um direcionamento profissional ou, pelo menos, os jovens vão aprender um pouco sobre uma profissão. As crianças dominarão a tecnologia de uma forma benéfica.
Achou a nossa proposta interessante? Conseguimos te ajudar com este texto? Não esqueça de compartilhar suas opiniões deixando um comentário!