Como lidar com o cyberbullying: saiba definitivamente o que fazer!
Bullying é um termo que já foi amplamente discutido, embora nem todos saibam como driblar o problema. Para além disso, quanto maior é o uso da internet e das redes sociais, maior também tem sido a necessidade de se aprender a como lidar com o cyberbullying, uma variação do mesmo mal.
Os alvos costumam ser pessoas tímidas ou indefesas, mas também pode afetar até mesmo celebridades. Por acontecer no mundo virtual, a vítima está sempre acessível, tornando as agressões ainda mais intensas.
Neste post, você entenderá o que é esse tipo de violência, suas principais características e aprenderá a lidar com ela. Você não pode deixar de ler!
O que é cyberbullying?
Cyberbullying é o bullying que acontece por meios virtuais, e as agressões morais ocorrem por meio de perfis falsos que visam assediar, ridicularizar ou perseguir alguém. Uma vez que no mundo virtual a presença física da vítima não é necessária, pode-se dizer que a violência tem caráter mais psicológico, podendo levar a danos físicos graves.
Com o crescimento do uso das redes sociais, os casos de cyberbullying têm aumentado, principalmente entre os jovens. Segundo um artigo divulgado pelo Estadão, só em 2016 mais de 42 milhões de brasileiros foram vítimas desse tipo de crime.
Quais são suas principais características?
Esse tipo de agressão pode ocorrer quando o agressor se julga superior ou melhor do que sua vítima, por mera implicância ou por diversas outras razões. As vítimas costumam ser pessoas mais quietas, um aluno que tenha alguma dificuldade maior de aprendizagem ou mesmo alguém que seja hiperativo. As pessoas se tornam alvos pelo simples fato de serem diferentes.
As agressões acontecem de forma repetida por meio de:
- envio de mensagens ameaçadoras;
- criação de montagens de fotos ou imagens que sejam humilhantes ou vexatórias;
- divulgação de conteúdo ofensivo;
- envio contínuo de comentários ou mensagens indesejadas, entre outros.
Qual a importância de conversar com seu filho sobre o tema?
Uma boa comunicação entre pais e filhos sempre é essencial para vários aspectos da vida da criança ou adolescente. Nesse caso, ambos precisam estar a par do que é o cyberbullying para serem capazes de identificar e combater o problema juntos, o quanto antes.
Explique que, apesar de a internet apresentar muitos benefícios, ela também pode oferecer alguns perigos. Devem ser evitadas a exposição de fotos e informações pessoais, bem como conversas e convites de amizade de pessoas estranhas.
Como identificar se seu filho está sofrendo cyberbullying?
Uma das principais características é o isolamento social. A vítima passa a não querer falar com os amigos, sair de casa e costuma apresentar queda no rendimento escolar.
Sinais de depressão, tristeza profunda e apatia devem ser investigados e, em muitos casos, dependendo da intensidade das agressões, a vítima precisa de ajuda profissional para superá-la.
Como lidar com o cyberbullying?
Se desconfiar que seu filho está sendo vítima de cyberbullying, converse com ele. Nem sempre a criança ou adolescente vai falar sobre o assunto espontaneamente. Entre em contato com a escola para que eles também ajudem a resolver o problema.
Guarde as mensagens e fotos recebidas para que sejam usadas como provas caso as ofensas continuem e a Justiça precise ser acionada. Vocês também podem trocar os perfis e senhas nas redes sociais e e-mails com o objetivo de tentar evitar que os ataques continuem.
Quais as consequências do cyberbullying?
Para as vítimas as consequências se mostram devastadoras, chegando até a provocar o suicídio de algumas delas. O cyberbullying é considerado crime, visto que inclui insulto, difamação e perseguição, entre outros crimes previstos no Código Penal, e a lei nº 13.185/15 foi criada para combater e prevenir o bullying. No caso de menores de idade, os pais ou responsáveis respondem pelos atos cometidos e devem pagar à vítima uma indenização por danos morais.
A informação e uma boa comunicação entre pais e filhos ainda são as melhores maneiras de saber como lidar com o cyberbullying. Essas agressões podem levar a tragédias e, por isso, se as agressões forem diagnosticadas logo, é fácil evitá-las. Fique de olho e não tenha medo de falar sobre o assunto.
Agora que você sabe mais sobre o que é cyberbullying, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos relevantes como este!