Como usar a tecnologia no ambiente familiar de forma positiva?
Engana-se quem pensa que o uso da tecnologia no ambiente familiar não pode ser positivo. Na verdade, isso pode ajudar bastante a interação entre pais e filhos e a viver bons momentos de entretenimento com toda a família.
No entanto é preciso ressaltar que o uso dos meios digitais precisa ser consciente e saudável. Por isso, nada melhor que saber orientar as crianças e buscar ferramentas de manter o equilíbrio dentro da internet.
Neste post, vamos apresentar algumas dicas para que o uso da tecnologia no ambiente familiar seja cada vez mais positivo. Acompanhe o post e não perca!
O uso da tecnologia no ambiente familiar
A tecnologia nada mais é que uma ferramenta usada para facilitar tarefas cotidianas. Atualmente, ela tem sido útil para os mais variados setores e pode ser aplicada para a melhoria da organização da rotina, comunicação, relaxamento, entre outros. Tudo isso só tem a oferecer benefícios quando está relacionado a toda a família.
Contudo, como tudo na vida, quando não é bem usada, a internet realmente pode ser bem nociva. Por isso, seguir alguns truques para manter uma relação saudável com os meios digitais é fundamental. Veja alguns para fazer com a sua família!
Mantenha o equilíbrio
A tecnologia é realmente muito estimulante. No entanto tirar um tempo do seu dia para passar offline é importante para a saúde mental. Por isso, sempre tente estimular a família a ter um tempo juntos, sem o uso de smartphones ou outros dispositivos. Isso pode ser feito, por exemplo, durante as refeições e antes de dormir.
Brinque com as crianças por meio de aplicativos
Como visto, a internet também pode ser muito útil para aumentar a interação entre pais e filhos. Uma maneira de realizar isso é brincando com as crianças por meio de aplicativos. Existem diversos jogos estimulantes que permitem mais de um jogador, e essa pode ser uma ótima oportunidade de se divertir com os pequenos.
Interajam assistindo a vídeos
Não é à toa que as plataformas de streaming estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, afinal, elas ajudam a relaxar assistindo vídeos e ainda permitem um momento mais próximo dos familiares. Sendo assim, vale a pena reservar um momento da semana para ver um filme com toda a família ou assistir vídeos com as crianças nos momentos livres.
Ensine pelo exemplo
As crianças, na maioria das vezes, desenvolvem-se e aprendem por meio da imitação. Por exemplo, quando o seu filho aprendeu a falar, de início, ele apenas repetia os sons que ouvia. O mesmo pode ser dito sobre diversas outras funções, inclusive o uso da internet.
Dessa maneira, se os pais se preocupam com o uso excessivo da tecnologia pelas crianças, é importante explicar por que isso não é saudável e, ao mesmo tempo, evitar acessar muitas vezes a internet na frente dos filhos.
Compartilhem dos mesmos interesses
Outra maneira de se aproximar dos filhos é por meio de um interesse em comum. Sejam eles jogos, aplicativos, séries ou filmes, isso ajuda a estreitar as relações e a interagir com mais facilidade. Para isso, existem diversos apps que colaboram com as relações familiares, como:
- redes sociais;
- Find My Kids;
- Sophia Escolar;
- Vacine;
- Storly;
- SplitWise, entre vários outros.
Viu só como é possível usar a tecnologia no ambiente familiar de forma totalmente saudável? O importante mesmo para ter uma boa relação com os filhos é manter o diálogo e estar sempre disposto a orientar sobre as ferramentas disponíveis na internet.
Gostou deste post? Então confira também algumas dicas de como melhorar a comunicação com os filhos!