Conheça 5 tipos de lixo eletrônico e como o descarte errado afeta o meio ambiente!
O lixo eletrônico vem se tornando um dos grandes desafios da sociedade atual. Entres TVs que não funcionam mais e celulares que se tornam ultrapassados muito rapidamente, há muitos dispositivos eletrônicos sendo descartados incorretamente e causando grandes danos ao meio ambiente.
Sob o mesmo ponto de vista, o Monitor Global de Lixo Eletrônico 2020 da ONU estudou o comportamento humano e constatou os números referente ao descarte incorreto de lixo eletrônico. Além disso, junto de outros especialistas, foi concluído que o mundo gera mais de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano – que em grande parte das vezes são descartados de maneira incorreta –.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre o que é lixo eletrônico e como descartar corretamente os itens que você tem em casa, estamos aqui para te ajudar! Continue a leitura, tenho certeza que você terá suas respostas!
Entendendo o que é considerado lixo eletrônico:
Chama-se de lixo eletrônico, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE) ou e-lixo tudo aquilo que já fez parte de aparelhos eletroeletrônicos .. Ou seja, equipamentos que foram descartados por seus donos.
Lembrando que essa definição é acerca de aparelhos e componentes que não foram levados para locais de coleta seletiva e reciclagem.
Celulares e Computadores
Antes de mais nada, vamos falar do celular. Este aparelho que está tão presente no dia a dia e que vem sendo substituído por novos modelos cada vez mais rápido.
Tanto os celulares quanto as suas baterias podem ser devolvidos à sua empresa de telefonia sem nenhum problema, um processo fácil que já conta como descarte correto.
Uma outra opção, caso o dispositivo esteja funcionando normalmente é doá-lo. Busque algum centro social ou então publique nas redes sociais que logo irá achar um voluntário para reutilizar o aparelho!
Já os computadores, por serem montados por vários componentes, devem ser encaminhados para um local de descarte apropriado. Nestes locais, o computador é desmontado e tem cada item separado e enviado para a etapa de reciclagem separadamente.
Contudo, é importante que isso aconteça pois existem peças que não podem ser recicladas no Brasil, como as placas PCIs que estão na maioria dos computadores. Você sabia disso?
Ou seja, descartando corretamente, esses componentes são enviados para fora do país e são reaproveitados totalmente.
Pilhas e Baterias
Esses são aqueles eletrônicos que temos diversos dentro de casa, né? E pelo seu tamanho pequeno, parecem inofensivos, mas são muito prejudiciais ao meio ambiente. Dessa forma, o adequado é devolvê-las às lojas e/ou produtoras técnicas responsáveis pela comercialização.
Nesse sentido, é de extrema importância que isso seja realizado, visto que essas companhias são encarregadas de transferir as peças eletrônicas que não funcionam mais para os fabricantes e importadores das mesmas.
Lâmpadas
Por incrível que pareça, talvez esse seja o item mais fácil dessa lista. Você pode jogar suas lâmpadas fora de maneira correta sem nenhuma complicação!
Isso acontece porque em centros de comércios, empresas e até mercados você encontra coletores próprios para o descarte de lâmpadas. Ou seja, não é preciso ir muito longe de casa para jogá-las fora.
Por que é importante saber sobre lixo eletrônico?
Sempre que um aparelho eletrônico para de funcionar, nossa reação automática é substituí-lo, não é mesmo? Vamos olhar o exemplo de um celular, no momento em que ele apresenta alguma falha, já pensamos em comprar um novo e mais moderno.
Todavia, é preciso lembrar que existem componentes tóxicos nas estruturas desses aparelhos. Quando descartados de maneira incorreta, os resíduos podem contaminar o meio ambiente.
Dessa forma, é de extrema importância que passemos adiante esse ensinamento, para que os pequenos usem e descartem os equipamentos eletrônicos da forma correta. Então não perca tempo e comece a realizar essas práticas com o seu filho!
Gostou do artigo? Te convidamos a acessar nosso blog para conhecer outros materiais sobre educação e crianças.