5 Dicas para introduzir crianças ao mundo da tecnologia!
Você está em busca de dicas de como introduzir crianças ao mundo da tecnologia? Se a resposta foi sim, este artigo vai te ajudar!
Com o avanço da tecnologia e as pessoas passando mais tempo na internet, criar site por exemplo se torna algo cada vez mais importante para quem deseja ter uma presença online, principalmente quando se trata de empresas.
Mas, com todo esse avanço, como será que podemos introduzir as crianças ao mundo digital e à tecnologia de maneira correta?
Muitas crianças são naturalmente interessadas em aparelhos tecnológicos como celulares, videogames, tablets, notebooks. Então fazer com que elas entendam de tecnologia não é a parte difícil: a questão é saber o quanto é demais.
Não há uma resposta certa para isso – cada família e cada criança é diferente – mas isso não significa que não haja algumas boas regras a seguir.
Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos sobre como introduzir crianças ao mundo da tecnologia!
Qual a melhor maneira de introduzir crianças ao mundo da tecnologia?
À medida que a tecnologia se torna cada vez mais envolvida em todos os aspectos de nossas vidas, como os pais podem ajudar os filhos a desenvolver hábitos saudáveis que os servirão na adolescência e na idade adulta?
Essa é uma dúvida muito comum nos dias de hoje e, pensando nela, aqui está a lista que criamos com dicas de como introduzir crianças ao uso da tecnologia.
1. Comece devagar
Ao introduzir a tecnologia na vida do seu filho, o que importa é o ritmo.
Sobrecarregar seus filhos com tecnologia de alto nível desde o início pode fazer com que eles se percam nos recursos infinitos, sem nunca realmente entender o que deveriam estar fazendo.
Em outras palavras, o primeiro telefone de uma criança não precisa ser um smartphone.
Ao introduzir as crianças ao mundo da tecnologia, certifique-se de considerar os fatores que influenciam como uma criança experimenta a tecnologia: interface, privacidade, segurança, facilidade de monitoramento e assim por diante.
2. Seja intencional
A tecnologia funciona como um ambiente digital, onde qualquer criança pode fazer um número aparentemente infinito de coisas diferentes.
Incentivar o uso ocioso ou descuidado da tecnologia fará com que as crianças parem de ver o potencial desse ambiente, transformando-o em uma muleta.
Quando seu filho estiver utilizando a tecnologia, principalmente em frente a tela do computador ou smartphone, por exemplo, sempre pergunte o que ele está fazendo ou vai fazer.
Incentive atividades concretas, como jogar um jogo educacional ou ligar para um amigo em vez de navegar sem pensar.
Tornar o tempo das crianças com telas voltadas para tarefas pode ensiná-las do que a tecnologia é capaz, sem que elas se percam nela.
3. Seja um bom usuário de tela
Os pais podem estar hipervigilantes sobre o tempo que seus filhos ficam nos dispositivos, mas, perceber o tempo de tela é uma via de mão dupla.
As crianças estão sempre aprendendo com você, e a maneira como você lida com a tecnologia terá um grande impacto em como elas lidam com ela também.
Todos aqueles controles de tempo baseados em dispositivo que você está implementando para seu filho? Considere usá-los você mesmo.
Permita que seus filhos vejam você definir cronômetros para seu próprio uso e esteja sempre preparado para responder a perguntas sobre o que você está fazendo e por que está fazendo.
Tente seguir quaisquer regras que você mesmo fizer para eles ou faça uma versão modificada – é importante para as crianças saberem que vocês estão nisso juntos.
4. Defina limites claros
As crianças valorizam a justiça, por isso é importante deixar suas regras sobre o tempo de tela claras e fáceis de seguir.
Definir limites claros não significa que você precise ser totalmente inflexível sobre eles ao longo do tempo.
À medida que as crianças crescem, elas ficam melhor equipadas para lidar com as responsabilidades do tempo de tela, e os seus limites devem refletir isso.
Considere incluir uma programação que muda a cada poucos meses ou a cada ano, incorporando mais tempo e acesso ao dispositivo junto com ela.
5. Incentive o aprendizado da criança em relação a tecnologia
Algumas pessoas não sabem, mas incentivar que a criança aprenda tecnologia pode proporcionar diversos benefícios para ela.
Desde jogos e aplicativos que se tornaram essenciais para o dia a dia, um aspecto comum que une essas opções são: todas foram desenvolvidas por programadores.
Portanto, se você deseja encontrar um curso para crianças que as faça aprender mais sobre tecnologia e já prepará-las para o seu futuro profissional, a linguagem da programação é uma boa opção a ser analisada.
Além disso, vale dizer que o aprendizado da linguagem de programação pode proporcionar melhoria no raciocínio lógico.
Algumas opções de cursos voltados para tecnologia e que são interessantes para crianças são: desenvolvimento de jogos, robótica e desenvolvimento de aplicativos.
Conclusão
Algumas pessoas têm medo de introduzir as crianças ao mundo da tecnologia devido aos riscos que existem online ou com medo que elas fiquem viciadas ao uso de telas.
Porém, estamos vivendo dias em que cada vez mais estamos conectados a internet e tendo mais acesso a tecnologia, seja em nosso dia a dia em casa ou no trabalho.
Portanto, é sim possível introduzir crianças ao mundo da tecnologia, mas de uma maneira que seja com limites para que elas não sejam prejudicadas.
Evite jogos ou mídia com publicidade, ative os controles dos pais, verifique o software ativado por voz, tome cuidado com brinquedos e dispositivos conectados à Internet e use outras estratégias de segurança para manter as crianças protegidas de conteúdo adulto ou jogos que imitam comportamentos de jogos de azar.
Fique por perto enquanto eles brincam e aprendem com tecnologia e converse com eles sobre o que estão fazendo.
Ao fazer isso, você estará introduzindo as crianças ao universo da tecnologia, mas sempre focando na segurança e bem-estar delas.
Esse post é uma parceria, e foi escrito pelo nosso convidado Lucas da Upsites!