Como lidar com a dificuldade em matemática?
Talvez nenhuma disciplina escolar provoque reações emocionais tão fortes e intensas no ambiente de sala de aula como a aprendizagem da matemática.
Não é incomum ouvir dos alunos: eu odeio aula de matemática, matemática é muito complicado ou sinto muita dificuldade na resolução de cálculos numéricos.
Mas o que contribui para que tantos alunos evitem ao máximo o estudo da matemática? O que pode ser feito para garantir que mais estudantes enxerguem o estudo desta disciplina como algo divertido e gratificante?
Por que a dificuldade em matemática é tão comum?
Enquanto muitas crianças prosperam em tópicos como resolução de problemas numéricos, testes lógicos e geometria, outras acham a matemática tão difícil de aprender que se sentem sobrecarregadas, frustradas e ansiosas ao tentar resolver qualquer exercício de matemática.
Em 2005, a Gallup, uma empresa global de análise e consultoria, realizou uma pesquisa onde pediu que os alunos citassem a disciplina escolar que consideravam a mais difícil.
Como era de se esperar, a matemática ocupou o topo da lista de dificuldade. Contudo, o que dificulta a aprendizagem da matemática?
De acordo com o estudo, o que torna a matemática difícil para muitos alunos é que ela exige paciência e persistência. Para muitos alunos, a matemática não é algo que vem de forma intuitiva ou automática.
Leia também nosso artigo: como desenvolver o interesse por estudar matemática?
Além disso, o conhecimento matemático é cumulativo, o que significa que funciona como uma pilha de blocos de construção. O estudante precisa obter entendimento em uma área antes de poder efetivamente construir outra área.
Ajude o seu filho a lidar com a dificuldade em matemática
Se seu filho está tendo dificuldades com matemática, ele não deve se sentir envergonhado ou desmotivado por conta disso.
Todo aluno tem seus pontos fortes e desafios quando se trata de aprender, principalmente quando o assunto é matemática.
Como mãe, você está em uma ótima posição para ajudar seu pequeno a superar isso e transformar o aprendizado de matemática em algo simples e divertido.
No entanto, se seu filho(a) está entre os muitos alunos que odeiam matemática, existem maneiras de ajudá-lo.
Confira também 4 dicas de como melhorar a comunicação entre pais e filhos.
É importante lembrar e incentivar as crianças a não evitarem tarefas que são desafiadoras e exigem muito compromisso, mas também é importante encorajá-las a realizar as tarefas de maneira leve.
Ajude seu pequeno a entender que quanto mais difícil for acertar uma resposta, mais gratificante será quando ele finalmente conseguir resolver determinado problema.
Se seu filho continuar desanimado ao aprender matemática, lembre-o de que cometer erros é apenas parte do método de aprendizagem.
Contudo, para te ajudar neste processo, a Ctrl+Play separou 3 dicas para você utilizar com seu filho no dia a dia para estudar matemática.
1. Traga a matemática para cenários da vida real
Mostre ao seu filho como a matemática se relaciona com cenários do mundo real para despertar interesse dele pelo assunto.
Se você tem algum parente ou amigo que trabalha com cálculos, peça que conversem com seu filho sobre o trabalho dele na próxima reunião de família, por exemplo.
Você também pode apontar como a matemática desempenha um papel na vida cotidiana, como brincar de totalizar mantimentos e contar o tempo.
2. Torne a matemática divertida
Há tantas maneiras de tornar a matemática divertida para seu filho desenvolver suas habilidades de resolução de problemas no dia a dia.
Confira algumas ideias para você realizar com ele:
- Montar quebra-cabeças e quiz
- Visitar museus de matemática e ciências
- Utilizar modelos de construção e artesanato em papel
- Usar ferramentas de aprendizado online baseadas em jogos
- Mostrar para ele como gerenciar o dinheiro no supermercado
- Converter medidas ao assar ou cozinhar
- Calcular medidas ao construir ou desenhar
3. Mantenha-se envolvido com o aprendizado
Assumir um papel ativo na educação de seu filho é fundamental para ajudá-lo a realizar plenamente seu potencial, especialmente antes de começar a se tornar mais independente no ensino médio.
Para se manter envolvido no aprendizado de seu filho, considere passar algum tempo extra com ele em tarefas como lição de casa, especialmente se o professor destacou a matemática como um de seus pontos de dificuldade.
Você pode até pedir ao seu filho para te ensinar o que aprendeu recentemente na aula de matemática.
Contudo, acompanhar o progresso do seu filho não apenas reforça o que ele aprendeu na aula, mas também aumenta sua confiança ao estudar matemática.
Gostou do artigo? Então separamos mais um conteúdo especial para você aprender o que é e como lidar com dificuldade de aprendizagem.
Acesse o blog da Ctrl+Play para conferir outros artigos sobre estudo, aprendizagem, programação, tecnologia, entre outros.