Qual a importância da educação digital para crianças? Veja aqui!
Não se pode negar que a Era Digital chegou para ficar, e quem não souber se adaptar a esse contexto ficará em desvantagem. Assim, é importante frisar que, por mais que os jovens brasileiros tenham mais habilidade na internet do que seus pais, muitos deles não sabem verificar a veracidade de uma informação nesse espaço. Ou seja, é necessário investir no ensino de educação digital.
Afinal de contas, especialmente os nativos da internet não veem a educação digital como uma inovação, mas como algo natural do mundo em que vivem. Porém, assim como qualquer recurso tecnológico, há riscos e responsabilidades dentro desse meio que afetam qualquer um, independentemente da faixa etária. Então a educação é a chave para preparar as crianças para entender tudo isso e saber como lidar com a ferramenta.
Sentiu curiosidade e quer entender melhor a importância e o benefício de investir em educação digital para crianças? Continue com a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Benefícios da educação digital para crianças
Além dos riscos e responsabilidades que estar no ambiente digital exige, os professores também lidam constantemente com alunos desatentos e desinteressados durante as aulas, muito por causa do uso de tecnologia. Como sabemos que ela oferece muito mais vantagens do que desvantagens, e é preciso que a educação digital seja aplicada para que haja o equilíbrio e melhor aproveitamento do seu uso.
Aulas mais atrativas
A tecnologia pode despertar a curiosidade e o interesse de que os professores precisam para prender a atenção dos alunos e repassar algum conhecimento. Assim, é possível que eles também sintam uma maior vontade em buscar formas de resolver o problema apresentado em sala de aula.
Interatividade
A tecnologia estimula a interação dos alunos, dos mais tímidos aos mais extrovertidos, seja em atividades individuais ou grupais, e permite que eles expressem suas opiniões. Assim, eles se sentem participantes do processo de aprendizagem e ficam mais motivados para aprender.
Melhoria do desempenho
Por meio de materiais visuais e mais didáticos os alunos podem absorver melhor o conteúdo ensinado em sala e ter um melhor desempenho nas disciplinas. Afinal de contas, muitas pessoas são visuais, especialmente as crianças. Então investir em conteúdos desse tipo chama mais atenção e aumenta as chances de absorção, além da memorização e assimilação do conteúdo.
Respeita a individualidade
Por mais que incluir a tecnologia na educação incentive a interação também de crianças tímidas, é válido mencionar que, quando o aluno interage diretamente com o computador, é possível adequar os conteúdos ensinados de acordo com as necessidades de cada estudante.
Assim, aqueles que possuem déficit cognitivo podem ter atividades diferenciadas. Enquanto isso, os demais alunos seguem de acordo com o seu conhecimento e os superdotados podem seguir rumo a novos desafios.
Aumenta a motivação
Conforme mencionado, é preciso ser capaz de prender atenção dos alunos para que eles absorvam o conhecimento. Felizmente, é possível alcançar esse objetivo por meio da tecnologia: existem jogos, desafios, exercícios instigantes e um mundo de atividades que podem ser usadas para aumentar a motivação das crianças.
Percebeu como a educação digital pode ser útil na vida das crianças? Para isso, você pode contar com diversas ferramentas, como a programação e a robótica. Essas em especial ainda são profissões do futuro, o que já pode preparar os pequenos para o mercado de trabalho.
E então, quer aprender mais sobre o assunto? Aproveite para saber mais sobre a importância da alfabetização tecnológica para as crianças!