Por que a educação financeira infantil é importante?
Afinal, o que é educação financeira infantil?
A educação financeira infantil é um assunto indispensável que deve ser ensinado desde cedo. Pois aprender a administrar o próprio dinheiro é uma habilidade fundamental para o sucesso financeiro de uma pessoa.
Como pais e responsáveis pelo desenvolvimento dos nossos filhos, queremos ensiná-los da melhor maneira possível para que eles se tornem adultos independentes e tenham uma vida financeira estável.
De acordo com pesquisas, a educação financeira ajuda jovens e crianças a:
- Ter uma conta bancária positiva
- Ser confiante com a gestão do dinheiro
- Economizar dinheiro
Ou seja, o conhecimento sobre dinheiro é valioso, por isso é importante que os pequenos comecem a aprender princípios financeiros. Ensinamentos como economizar, fazer um orçamento pessoal e até mesmo sobre conceitos básicos de finanças e investimento.
Portanto, a Ctrl+Play separou algumas dicas para você ajudar seu filho a entrar na vida adulta totalmente preparado para tomar boas decisões financeiras.
Antes de ir para as dicas, trazemos abaixo uma ideia geral sobre a importância da educação financeira na infância.
Por que ensinar educação financeira na infância?
Quando você toma a decisão de ter filhos, uma das maiores recompensas é vê-los crescer e aprender novas habilidades, seja recitar um poema ou até andar de bicicleta.
Contudo, a educação financeira também é algo que pode ser ensinado desde cedo. Então, por que ensinar educação financeira na infância é tão importante?
Ao ensinar seus filhos sobre como gerenciar o próprio dinheiro quando são jovens – e continuar a ter conversas sobre dinheiro à medida que crescem – pode ajudá-los a se tornarem adultos financeiramente mais confiantes.
Leia também nosso artigo sobre Empreendedorismo para crianças: quais os benefícios de ensiná-lo aos pequenos.
Portanto, se as crianças conseguirem aprender sobre dinheiro e educação financeira nesses estágios iniciais, elas estarão muito mais bem equipadas para fazer boas escolhas mais tarde.
Os ensinamentos de alfabetização financeira não apenas ajudam seus filhos a aprender sobre gerenciamento de dinheiro, mas também podem ampará-los ao construir as bases para um futuro financeiramente seguro.
Como educar as crianças sobre educação financeira infantil?
Há várias maneiras simples e divertidas para você educar seu pequeno sobre educação financeira e também introduzi-lo ao assunto.
Selecionamos 3 habilidades básicas de gerenciamento de dinheiro para você apresentar ao seu pequeno:
1. Controle de orçamento da mesada
Uma vez que as crianças recebam algum valor de mesada, elas precisam saber como administrá-lo.
O orçamento ajudará seus filhos a entender as metas financeiras, habilidades matemáticas, despesas e responsabilidades financeiras, por exemplo.
Vale a pena mostrar para eles que o dinheiro deve ser usado para cuidar de suas despesas gerais, assim como para se divertir e entreter.
2. Aprender a poupar dinheiro
Aprender a poupar é uma grande habilidade das finanças pessoais, e ensinar isso desde cedo só vai ajudar.
Há muitas maneiras de juntar e economizar dinheiro, mas o primeiro passo é mostrar como é importante reservar algum dinheiro toda vez que receber alguma quantia.
Confira nosso artigo com 5 dicas para introduzir crianças ao mundo da tecnologia!
Como eles são muito jovens, um cofrinho pode funcionar, mas uma conta poupança também pode ser apropriada à medida que crescem.
3. Utilize recursos divertidos para ensinar educação financeira
Como você está ensinando seus filhos sobre educação financeira, torne a experiência divertida. Introduza atividades divertidas durante o processo como jogos, livros e brincadeiras.
Você pode ter conversas semanais sobre dinheiro ou até fazer com que eles pensem em projetos de negócios para crianças.
A ideia é fazer com que falar e lidar com dinheiro seja uma experiência confortável, interessante e animada.
Há muitos jogos clássicos de cartas e tabuleiro que abordam a temática do dinheiro e educação financeira para você brincar com seu pequeno.
Confira alguns exemplos a seguir: Banco Imobiliário, Monopoly, Jogo da Vida, Jogo da Mesada, Renda Passiva, O Pequeno Empresário, Vamos Prosperar com a Turma da Keka, Dia de Mesada da Turma da Mônica, Pique-nique, Administrando o seu Dinheiro e Cashflow.
Sobretudo, como em outras áreas de aprendizagem, a educação financeira na escola será mais bem-sucedida quando os pais também estiverem engajados.
Para mais dicas e artigos como este, convidamos você a acessar o blog da Ctrl+Play para ler outros conteúdos que podem ajudar no desenvolvimento do seu filho em diversas áreas como matemática, programação, tecnologia, leitura, profissões, entre outras.