Empreendedorismo para crianças: quais os benefícios de ensiná-lo aos pequenos
Muitos acham que o empreendedorismo é assunto de adulto, mas isso não é totalmente verdade. O empreendedorismo para crianças começou a ganhar visibilidade por apresentar benefícios na hora de estimular novas competências nos pequenos.
Desenvolver a habilidade de empreender é cada vez mais necessário no mundo em que vivemos. Sabemos que um profissional responsável e resolutivo se torna destaque nas empresas, e esse é um dos principais motivos para que você invista no processo de aprendizagem dos seus filhos.
Para estimular este perfil empreendedor nas crianças, é necessário ter em mente algumas habilidades-chave como criatividade, autonomia, análise, comprometimento e proatividade. Os alunos da Ctrl+Play tem acesso a cursos de tecnologia que exploram estes potenciais utilizando o raciocínio lógico e diversas outras habilidades, como citamos acima.
Mas quais são as principais vantagens do Empreendedorismo para Crianças?
Desenvolver Criatividade e Autoconfiança
Não é novidade que as crianças têm uma imaginação muito fértil, mas este pode ser o fator que vai gerar oportunidades incríveis para elas.
Quando se aprende os pilares do empreendedorismo, os pequenos são incentivados a apostar nas suas ideias e eles tentam executá-las de alguma forma.
Este estímulo faz com que eles identifiquem o que é possível fazer ou não em alguma determinada situação e com o tempo, enquanto eles colocam sua imaginação à prova, eles vão se tornando cada vez mais confiantes.
Nesse sentido, as aulas de tecnologia são um exemplo disso. Por meio delas, as crianças participam de projetos em um ambiente lúdico e descontraído para incentivar o uso da criatividade de forma assertiva.
Fomentar Responsabilidade e Organização
Às vezes, temos a impressão de que as crianças não conseguem ter muitas responsabilidades, mas é importante que elas as recebam aos pouquinhos para que, assim, amadureçam e aprendam a lidar com os seus erros.
O empreendedorismo traz uma forma de incentivar isso: as crianças aprendem quais são os seus deveres na hora de montar um projeto, bem como desenvolvem formas de encarar as dificuldades que podem surgir.
Outro ponto é que elas também aprendem a planejar o que precisa ser feito para transformar a sua ideia em realidade, elas passam a enxergar o passo a passo do que precisam fazer de forma mais fácil. Aos poucos, inconscientemente, as crianças passam a melhorar no quesito “organização”.
Incentivar Autonomia e Iniciativa
Assim que os pequenos desenvolvem as habilidades criativas e começam a lidar com suas responsabilidades, o resultado é uma criança com mais autonomia e que não tem medo de tomar a iniciativa, ou seja, o perfil do futuro empreendedor!
O importante aqui é não deixar de apoiar e incentivar os momentos em que o seu filho quiser realizar alguma atividade. Você pode orientá-los se você perceber que algo pode dar erro, mas lembre-se que toda experiência é válida para o conhecimento dele.
Se o seu filho já apresenta algumas dessas capacidades e características, é possível que esteja aparecendo um pequeno empreendedor na área. Compartilhe as vantagens do Empreendedorismo para Crianças com os seus colegas no Facebook ou no Instagram.