Você sabe como será o futuro da inteligência artificial?
Definitivamente você já deve ter assistido alguma obra na qual a inteligência artificial (IA) se tornava muito importante aos humanos e em algum momento a inteligência se rebelava contra aqueles que a criaram. E aí, se lembrou de algum?
Mas e se eu te contar que as inteligências artificiais não tem nada de malignas, e que seus objetivos são nos ajudar na otimização do nosso tempo e atividades?
Pois bem, é isso que já vem acontecendo nos últimos anos e é sobre isso que vamos conversar no post de hoje.
Continue a leitura para conhecer qual a história, as funcionalidades e como será o futuro da inteligência artificial!
Primeiramente, o que é inteligência artificial?
As inteligências artificiais fazem parte de um campo de estudo científico que visa desenvolver computadores e outras máquinas com capacidade de pensar como os seres humanos.
Ou seja, os cientistas e programadores buscam desenvolver sistemas de computador que possam realizar tarefas que são normalmente feitas por seres humanos, como:
- Reconhecimento de voz;
- Percepção de imagem;
- Aprendizado de máquina;
- Tomada de decisão lógica.
Em síntese, o objetivo é criar máquinas que possam interagir com o mundo real, bem como o mundo virtual, de forma eficaz e realizando tarefas que não somente aceleraram o processo, mas que também ajudam as pessoas a realizar tarefas complexas rapidamente.
Além disso, a inteligência artificial que vem sendo melhorada, no futuro, poderá ser usada em muitas áreas, como saúde, negócios, transporte, segurança,
Como a inteligência artificial surgiu?
As primeiras pesquisas no campo da IA aconteceram com base nos estudos e na compreensão de tecnologia do matemático Alan Turing, por volta dos anos 1950.
Um tempo depois, na década de 1960, quem iniciou os estudos na área foi o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. As pesquisas consistiam em treinar um computador para emular raciocínios humanos básicos.
Podemos considerar esses trabalhos como o pontapé inicial para a realização de pesquisas e investimento no futuro da inteligência artificial. O que foi intensificado alguns anos depois, em 1980, principalmente pela necessidade de tecnologia nas mais diversas áreas industriais.
E afinal, como ela funciona?
Os algoritmos de IA se baseiam em modelos matemáticos e estatísticos para simular o processo de pensamento humano. Por exemplo, o aprendizado de máquina se baseia em algoritmos que analisam dados para identificar padrões e criar modelos para prever resultados.
Veja mais sobre algoritmos, suas funções e aplicações clicando aqui!
Porém, para que esse processo de aprendizado e previsão aconteça, o sistema de inteligência artificial deve ser alimentado com novos dados e informações de maneira constante.
Dessa forma, o funcionamento das inteligências artificiais são baseados em:
- Modelo de dados: esquema que descreve os relacionamentos entre os dados em um sistema de computador ou banco de dados;
- Big Data: coleta, armazenamento, gerenciamento e análise de grandes quantidades de dados.;
- Poder de processamento: capacidade de um sistema operacional de executar tarefas de computação.
Exemplos de inteligência artificial atualmente
Hoje em dia, o mundo encontra-se em um período de euforia diante do avanço e futuro da inteligência artificial.
Estamos vendo quantidades massivas de dados acessíveis a quem usa internet, e avanços visíveis nas máquinas que permitiram que o processamento de tais dados se tornasse mais eficiente.
Um exemplo de uso de IA é o sistema Watson, desenvolvido pela IBM. Esse sistema usa a tecnologia de aprendizado de máquina para ajudar as empresas a tomar decisões melhores e mais rápidas.
Ainda mais, a plataforma tem sido usada em várias áreas, desde saúde e finanças a educação e segurança. O Watson usa tecnologias avançadas para entender grandes conjuntos de dados, identificar padrões e tomar decisões baseadas nesses dados.
Outros usos de inteligência artificial que são comuns no cotidiano são as assistentes pessoais virtuais, como Siri e Alexa.
Além disso, a inteligência artificial na educação infantil já está sendo aplicada em muitas escolas e a tendência é que isso se torne algo cada vez mais naturalizado. Uma vez que o uso da IA durante as aulas torna mais eficiente o modelo tradicional de ensino escolar.
Para ver mais sobre o uso de inteligência artificial na área da educação clique aqui e leia nosso artigo complementar!
E o Chat GPT, você conhece?
O Chat GPT foi lançado ao público no final de 2022, e desde então vem ganhando muito reconhecimento e popularidade entre as pessoas. Pode ser que você ainda não tenha usado, mas com certeza já conhece alguém que desfrutou das funcionalidades da ferramenta.
Afinal, o objetivo do chat é aprimorar a experiência e os recursos que assistentes virtuais, como Alexa ou Google Assistente, já oferecem.
Ou seja, a popularidade da ferramenta está em oferecer ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas. Isso acontece pois a plataforma é um protótipo de um chatbot com inteligência artificial – que foi desenvolvido pela OpenAI – especializado no diálogo.
O Chat GPT é um modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço.
E como já comentamos, a ferramenta – como toda inteligência artificial – se mantém a partir de informações que coleta na internet.
Como será o futuro da inteligência artificial?
Ao que tudo indica, estamos em uma caminhada que permitirá o uso da inteligência artificial no futuro de maneira mais ética e transparente. E dessa forma, a tecnologia terá ainda mais espaço para se expandir e se desenvolver!
Para exemplificar melhor, trouxemos algumas projeções que já estão sendo comentadas acerca do futuro da inteligência artificial:
Carros autônomos
Basicamente são veículos equipados com tecnologias e sistemas avançados que permitem que os automóveis sigam uma rota programada sem a necessidade de um motorista humano.
O uso de inteligência artificial nessa situação torna possível que os carros autônomos não apenas detectem e reajam a objetos ao seu redor, mas também tomem decisões em tempo real.
Nesse tópico, a IA é usada para:
- Controlar a direção;
- Manter a velocidade;
- Compreender os sinais;
- E ainda outras funções dos carros autônomos.
Drones
Os drones são veículos aéreos não tripulados (VANTs), também conhecidos como veículos aéreos autônomos.
Normalmente eles são usados com fins militares e de vigilância, mas também podem ser usados com objetivos comerciais, tais como:
- Entrega de mercadorias;
- Filmagens aéreas;
- Monitoramento de terrenos;
- Até mesmo entrega de medicamentos.
Ao juntar essa tecnologia com algoritmos de aprendizado de máquina, torna-se possível o controle remoto dos drones.
Além de garantir que eles tomem decisões inteligentes sobre como e onde voar. Dessa forma, é mais fácil evitar obstáculos no ar, tais como outros aviões ou prédios.
Segurança cibernética
O laço entre a segurança cibernética e a inteligência artificial está se tornando cada vez mais importante. Visto que as IAs podem ajudar na detecção e prevenção de ameaças cibernéticas de forma mais eficaz.
Além disso, as inteligências artificiais conseguem avaliar grandes conjuntos de dados e identificar padrões de comportamento suspeitos, permitindo que as organizações respondam rapidamente às ameaças.
Enfim, agora que você sabe sobre os objetivos dessa tecnologia e a forma que ela está cada vez mais presente no nosso cotidiano, que tal garantir que seu filho esteja preparado para um futuro cercado de inteligência artificial?
Conheça mais sobre a Ctrl+Play e como nós ensinamos as crianças e adolescentes sobre programação, robótica e tecnologia de forma divertida e eficaz!