Gamificação na educação: quais os benefícios?
Nos últimos anos, a gamificação na educação vem ganhando destaque como uma ferramenta poderosa para potencializar o aprendizado – especialmente em cursos extracurriculares.
Afinal, essa forma de ensinar cria um ambiente onde o aluno é o protagonista, onde ele pode aplicar os conhecimentos adquiridos em situações desafiadoras.
Esse envolvimento lúdico é um dos motivos pelos quais inúmeros educadores e especialistas recomendam essa abordagem no ensino.
Nesse artigo, vamos explorar o uso da gamificação na educação e quais são os benefícios que ela traz para o ensino tecnológico!
O que é gamificação?
A gamificação é uma ferramenta que consiste na utilização de jogos ou seus recursos para estimular o aprendizado.
Ela relaciona-se ao uso de elementos típicos de games, como pontuações, níveis, desafios e recompensas, em contextos externos aos jogos, como na educação..
O objetivo dessa abordagem é tornar a experiência de aprendizagem mais envolvente e divertida, promovendo o desenvolvimento de habilidades de forma lúdica.
Leia o nosso artigo complementar e entenda como os jogos transformam o processo de aprendizagem!
Ou seja, o professor traz esses recursos para a sala de aula a fim de que os alunos tenham mais interesse e facilidade para absorver os temas propostos.
Além disso, quando pensamos em cursos de programação e robótica, sabemos que muitos dos conceitos ensinados podem parecer abstratos ou até mesmo desafiadores para os alunos.
Por isso, a gamificação é uma forte aliada da Ctrl+Play, presente em todas as aulas para transformar as experiências dos alunos e criar um ambiente mais interativo e motivador!
Como ela é aplicada na educação tecnológica?
Na educação tecnológica, a gamificação pode ser aplicada de diversas maneiras dentro da sala de aula.
Em cursos de programação, por exemplo, pode-se criar missões e desafios que precisam ser superados à medida que os alunos adquirem novas habilidades.
Dessa forma, em vez de simplesmente aprender a teoria, os alunos enfrentam o desafio de resolver problemas reais em cenários que simulam situações do mundo dos jogos.
Já no caso da robótica, essa abordagem pode ser ainda mais interessante. Os alunos podem ser incentivados a criar soluções robóticas para alcançar objetivos específicos.
Por exemplo, construir robôs que completem percursos ou executem tarefas, ganhando pontos por cada fase concluída.
Essas práticas permitem que o aluno se sinta no controle do seu aprendizado, como o personagem principal de um jogo, onde o esforço é recompensado e cada etapa superada traz uma sensação de conquista.
Principais benefícios da gamificação na educação
Agora que já entendemos como a gamificação é aplicada na educação, vamos falar dos seus principais benefícios para os alunos.
O primeiro grande impacto é o aumento da motivação – a ideia de desbloquear conquistas, ganhar pontos ou subir de nível mantém os estudantes interessados, engajados e motivados a continuar aprendendo!
Além disso, essa abordagem também auxilia na retenção do conhecimento obtido. Pois a gamificação apresenta os conceitos de forma prática e interativa, facilitando a assimilação do conteúdo.
Já que dessa forma, quando o aluno é desafiado a aplicar o que aprendeu em situações dinâmicas, a chance de ele reter o conhecimento é muito maior.
Vale lembrar também que a gamificação promove o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como a colaboração, a resolução de problemas e a persistência.
Afinal, ao enfrentar desafios, os estudantes aprendem a lidar com os fracassos e a trabalhar em conjunto para superar obstáculos – competências essenciais tanto no campo da tecnologia quanto na vida pessoal.
Exemplos práticos da gamificação na educação tecnológica
A gamificação na educação tecnológica já é uma realidade em diversas escolas e plataformas de ensino, incluindo aquelas especializadas em programação e robótica, como a Ctrl+Play.
Como vimos, essa metodologia cria experiências de aprendizado que são não apenas divertidas, mas também profundamente educativas, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais de maneira eficaz.
Abaixo, separamos alguns exemplos práticos do que fazemos na Ctrl+Play para tornar as aulas mais ‘gamificadas’.
Plataformas de programação
Diversas plataformas utilizam elementos de jogos para ensinar programação de forma interativa.
Por exemplo, em plataformas como CodeCombat ou Scratch, os alunos resolvem desafios de programação que se apresentam como níveis de um jogo.
A cada tarefa completada com sucesso, o aluno “avança” para o próximo estágio, tornando o aprendizado contínuo e progressivo.
Competições internas e missões colaborativas
Em ambientes de ensino de robótica, a gamificação também pode ser aplicada por meio de competições internas e missões colaborativas.
Um exemplo prático é a criação de torneios onde os alunos competem em equipes para projetar e programar robôs que enfrentam desafios, como completar um percurso ou realizar tarefas específicas, como transportar objetos.
Essas competições, além de estimularem o aprendizado técnico, ajudam os alunos a desenvolver habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e persistência.
Para finalizar, frisamos que a gamificação na educação vai muito além de tornar as aulas mais divertidas.
Essa abordagem educacional é uma estratégia eficaz para aumentar a motivação, o engajamento e a retenção do conhecimento. Dessa forma, preparando os alunos para os desafios do futuro.
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