Dicas para ajudar no desenvolvimento de inteligências múltiplas!
O desenvolvimento das inteligências múltiplas representa uma abordagem inovadora no campo da psicologia educacional.
A teoria reconhece a diversidade das habilidades humanas, propondo a existência de vários tipos distintos de inteligência.
O conceito das inteligências múltiplas destaca a importância de uma abordagem educacional mais abrangente e personalizada, visando a maximização do potencial de cada indivíduo.
O autor das inteligências múltiplas questionou a ideia convencional de uma única forma de inteligência, frequentemente mencionada como “g” para inteligência geral, que se baseia exclusivamente em habilidades cognitivas.
Portanto, continue lendo para entender o conceito por trás das inteligências múltiplas, quais os tipos, a importância na educação e algumas atividades para fazer com seu pequeno com objetivo de desenvolvê-las.
O que são as inteligências múltiplas?
A maioria de nós reconhece três grandes categorias de estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cinestésico.
No entanto, além dessas abordagens comuns, várias teorias sobre o potencial de aprendizagem humana foram propostas.
Uma delas é a teoria das inteligências múltiplas, concebida por Howard Gardner, Ph.D., professor de Cognição e Educação na Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Harvard.
Howard Gardner propôs pela primeira vez a teoria das inteligências múltiplas em seu livro “Frames of Mind”, de 1983, onde amplia a definição de inteligência e descreve vários tipos distintos de competências intelectuais.
Os primeiros estudos de Gardner no campo da psicologia e, posteriormente, no domínio da cognição e do potencial humano, levaram à identificação inicial de 7 inteligências.
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Atualmente, essa lista foi expandida para incluir nove tipos de inteligência, e há a possibilidade de que outras possam ser acrescentadas no futuro.
A teoria das inteligências múltiplas de Gardner tem aplicabilidade no desenvolvimento de currículos, planejamento de instruções, seleção de atividades de curso e estratégias de avaliação correlatas.
Além disso, Gardner enfatiza que todos possuem habilidades e deficiências em várias inteligências, justificando por que os educadores devem adaptar a apresentação do material do curso conforme os assuntos e as características individuais da turma.
De fato, um ensino que busca ajudar os alunos a compreender o conteúdo de diversas maneiras pode fomentar a confiança deles para desenvolver áreas nas quais têm mais dificuldade.
Em última análise, o aprendizado dos alunos é aprimorado quando a instrução incorpora uma variedade de métodos, atividades e avaliações significativas e adequadas.
Quais são os 9 tipos de inteligências?
A teoria das inteligências múltiplas desafia a noção convencional de inteligência como uma entidade única e quantificável.
Afinal, antes das pesquisas de Gardner, era comum entre os educadores a crença de que as crianças nasciam com uma inteligência fixa e totalmente mensurada por testes de QI.
Contudo, ao reconhecer as diversas inteligências múltiplas, é possível fomentar um ambiente de trabalho mais inclusivo, diversificado e propício à criatividade.
Aqui estão as 9 áreas de inteligência que Gardner identificou durante seus estudos:
- Inteligência linguística: é a capacidade de utilizar a linguagem de forma eficaz, tanto na fala quanto na escrita.
- Inteligência lógico-matemática: envolve a habilidade de raciocínio lógico, resolução de problemas matemáticos e compreensão de padrões complexos.
- Inteligência espacial: é a experiência em compreender o mundo visual e espacial. Indivíduos com alta inteligência espacial são capazes de visualizar objetos, manipular imagens mentalmente e compreender relações espaciais.
- Inteligência corporal-cinestésica: é o domínio e a capacidade de utilizar o corpo de maneira habilidosa para resolver problemas ou criar produtos.
- Inteligência musical: diz respeito à habilidade de compreender, criar e interpretar elementos musicais, como ritmo, tom e melodia.
- Inteligência interpessoal: refere-se à capacidade de compreender os sentimentos, intenções e motivações dos outros. Traz facilidades em estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, demonstrando empatia e habilidades sociais.
- Inteligência intrapessoal: é a facilidade de se compreender, incluindo emoções, motivações, desejos e medos. Trabalha com autoconsciência e compreensão de sua própria identidade.
- Inteligência naturalista: competência de reconhecer, categorizar e compreender elementos do mundo natural, como plantas, animais e fenômenos naturais.
- Inteligência existencial: é a parte que contempla questões filosóficas profundas, como o propósito da vida, a existência e a mortalidade.
Porque as inteligências múltiplas são importantes na educação?
As inteligências múltiplas são importantes na educação, pois reconhecem e valorizam a diversidade das capacidades cognitivas dos estudantes.
Ao permitir que os educadores abordem as necessidades individuais dos alunos, essa abordagem educacional promove um ambiente de aprendizagem inclusivo, onde cada aluno pode explorar e desenvolver suas habilidades específicas.
Por exemplo, a repetição de exposição a um conceito fortalece o processo de aprendizagem da criança. Esse conceito em um ambiente educacional pode representar uma nova habilidade, conhecimento ou uma combinação de ambos.
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Assim como não nos tornamos especialistas em direção na primeira vez que nos sentamos ao volante, a prática contínua dessa habilidade nos leva a dominá-la. O mesmo princípio se aplica ao contexto da sala de aula.
Os educadores se baseiam no conhecimento adquirido anteriormente, seja no dia anterior, na semana passada ou mesmo no ano passado.
Por meio da teoria das inteligências múltiplas, os professores podem reforçar o aprendizado com uma variedade de atividades.
Por exemplo, os estudantes proficientes em inteligência lógico-matemática podem se beneficiar de uma tarefa prática que envolva a adição de frações simples com lápis e papel.
Como elas podem ser desenvolvidas nas crianças?
Pesquisas revelam que uma proporção significativa de alunos com desempenho inferior em avaliações convencionais mostra motivação para aprender quando as experiências educacionais incorporam atividades artísticas, esportivas e musicais.
Ou seja, incentivar atividades diversificadas, como leitura, escrita, artes visuais, música, esportes e interações sociais, pode ajudar a estimular diferentes áreas de inteligência de uma criança.
A criação de um ambiente que promova a exploração e o aprendizado prático, combinado com o incentivo à expressão criativa e ao trabalho em equipe, pode ajudar no desenvolvimento equilibrado das habilidades cognitivas e emocionais das crianças.
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Além disso, oferecer desafios adequados ao nível de habilidade de cada criança e promover uma mentalidade de crescimento pode encorajar o aprimoramento contínuo das diversas inteligências ao longo do tempo.
Separamos 3 atividades que você pode fazer com seu pequeno para ajudá-lo no desenvolvimento das inteligências múltiplas:
1. Crie uma música
Nesta atividade divertida, as crianças são desafiadas a compor uma música em grupos. Cada aluno retira aleatoriamente frases de sacos diferentes, utilizando sua criatividade para escrever letras.
Em seguida, trabalham juntos para criar uma música “maluca” com essas frases. Embora a música resultante possa não fazer sentido, a diversão é garantida.
Essa atividade promove a criatividade e o apreço pela música, incentivando a comunicação e interação, especialmente para aqueles com habilidades musicais, interpessoais e linguísticas.
Criar uma música é uma ótima maneira das crianças se expressarem e criarem por meio da música, cantando, compondo e até tocando instrumentos musicais.
2. Projeto natureza
Essa atividade na natureza envolve observação e registro em diários, permitindo uma conexão tranquila com o ambiente natural.
Durante a brincadeira, os participantes seguem instruções específicas para observar e registrar informações em seus diários.
Eles podem descrever o que veem, como objetos e cores, ou relatar eventos no ambiente, como o comportamento dos pássaros e das formigas.
É ideal para crianças com habilidades naturalistas e intrapessoais, promovendo a apreciação e compreensão do mundo natural.
3. Construindo formas em 3D
A atividade construindo formas em 3D envolve a criação de objetos tridimensionais utilizando materiais diversos, como argila, papelão, palitos de sorvete, entre outros.
Essa prática estimula a compreensão espacial e o desenvolvimento de habilidades de construção, promovendo a criatividade e o pensamento visualmente abstrato.
Por exemplo, reúna palitos de dente, massinha e papel para preparar esses projetos 3D simples e rápidos.
As crianças vão moldar a massa em torno dos palitos de dente, criando uma base geométrica sólida para aprimorar seu aprendizado.
Em conclusão, é evidente que a compreensão e a aplicação prática dos conceitos discutidos ao decorrer do artigo são essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros nas áreas de aprendizagem.
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