O que é a Internet das Coisas?
A Internet das Coisas (IoT) é a rede de dispositivos inteligentes incorporados com sensores, aplicativos, software e tecnologias usadas para trocar dados com outros dispositivos conectados à internet.
A Internet das Coisas torna os dispositivos “mais inteligentes”, fornecendo mais capacidade de enviar dados pela internet. Além disso, permite que os equipamentos eletrônicos se comuniquem com pessoas e outros elementos habilitados para IoT.
A casa inteligente é um ótimo exemplo de uso e aplicação da Internet das Coisas. Como resultado da tecnologia, campainhas, detectores de fumaça e alarmes de segurança, sensores de presença e iluminação criam um hub conectado onde os dados são compartilhados entre dispositivos físicos.
Dessa forma, é possível que os usuários controlem remotamente este hub para ajustar as configurações como temperatura do ambiente, destrancar portas ou acender luzes por meio de um aplicativo de celular ou site.
No entanto, a Internet das Coisas não é usada somente em ambientes residenciais. A tecnologia é usada em uma variedade de dispositivos, indústrias e processos que utilizam automação como quadros inteligentes em salas de aulas, dispositivos médicos, entre outros.
Como a internet das coisas funciona?
A IoT funciona da seguinte maneira:
Os dispositivos eletrônicos possuem hardware como sensores, que coletam vários dados. Após o recolhimento dessas informações, os dados recebidos pelos sensores são compartilhados via nuvem e integrados a um software. Este programa analisa e transmite os dados aos usuários por meio de um aplicativo ou site.
Ou seja, os aparelhos baseados em Internet das Coisas, como termostatos, geladeiras inteligentes e fechaduras, estão ao nosso redor constantemente transmitindo dados e interagindo com outros dispositivos IoT.
Portanto, os dispositivos inteligentes se conectam a uma plataforma IoT, que também é chamada pelos especialistas da IoT For All, ou seja, um software de suporte que conecta tudo em um sistema IoT.
Leia também nosso artigo: Metaverso e a sua ligação com o Mundo dos Games.
Para ter ideia da evolução da Internet das Coisas, há centenas de plataformas de IoT e algumas são desenvolvidas por gigantes da indústria da tecnologia como IBM Watson IoT, Oracle IoT, Google Cloud IoT Platform, Microsoft Azure IoT, ThingWorx, entre outras.
Por que essa tecnologia é tão importante?
A Internet das Coisas está crescendo em importância de maneira muito ágil, tanto para aplicação industrial quanto para uso residencial.
Em um mundo dominado pela tecnologia digital, a IoT desempenha hoje um papel de destaque em nossas vidas, criando um ecossistema que conecta muitos sistemas para oferecer desempenhos inteligentes em todas as tarefas.
Desse modo, o aumento da IoT gerou uma nova evolução de telefones celulares, aparelhos domésticos e outros aplicativos integrados que estão todos conectados à internet.
Além disso, a IoT é considerada uma tecnologia essencial nos negócios e na indústria, pois oferece às empresas uma visão em tempo real do funcionamento interno dos sistemas de sua empresa.
Quer aprender também sobre outro tema em alta? Confira nosso artigo especial sobre bitcoin.
Do chão de fábrica à porta do cliente, a IoT fornece informações sobre tudo, desde o desempenho da máquina até a cadeia de suprimentos e as operações de logística.
Sobretudo, a IoT permite que as empresas automatizem processos, economizem dinheiro e também reduzam o desperdício, fornecendo aos clientes um serviço mais eficiente e rápido.
Confira 5 benefícios e pontos importantes da tecnologia da Internet das Coisas:
- Promove a utilização eficiente de recursos
- Minimiza os esforços humanos em muitos aspectos da vida
- Torna as decisões de análise mais rápidas
- Oferece uma melhor experiência ao cliente
- Garante dados de alta qualidade e processamento seguro
Inserindo a internet das coisas no dia a dia
Como mencionado, a casa inteligente é uma das principais aplicações que utiliza a infraestrutura da Internet das Coisas para conectar diversos sensores. Em uma smart home, aparelhos eletrônicos como luzes, ventiladores e aparelhos de ar condicionado podem ser conectados uns aos outros via internet.
Os sensores podem detectar e coletar informações ao redor que são usadas para controlar totalmente diferentes sistemas domésticos, iluminação e segurança. No entanto, a IoT pode ser integrada em outros dispositivos para trazer mais agilidade no dia a dia.
Clique aqui e veja como usar a tecnologia no ambiente familiar de forma positiva.
Por exemplo, os wearables ou monitores de saúde vestíveis são fascinantes e úteis, que incluem roupas inteligentes, pulseiras inteligentes e wearables médicos que nos fornecem serviços de saúde de alta qualidade. Eles são projetados para rastrear atividades como frequência de pulso, contagem de passos, frequência cardíaca, entre outros.
Para quem reside próximo de florestas ou locais com muita mata, a IoT ajuda na previsão e gestão de desastres naturais. Por exemplo, para evitar o caos e a destruição causados por um incêndio florestal, vários sensores podem ser instalados ao redor dos limites das florestas.
Sobretudo, a Internet das Coisas é uma tecnologia com enorme potencial de crescimento e evolução, que trará novas maneiras de integração entre dispositivos físicos à internet.