Internet das Coisas na educação, como funciona?
O avanço tecnológico proporcionou muitas mudanças nas atividades diárias, seja na rotina pessoal ou nas atividades profissionais. Principalmente nos negócios, a junção da Internet das Coisas com a educação possibilitou novas oportunidades de negócio e a aceleração das atividades.
Com isso, a Internet das Coisas, ou Internet of Things, no setor educacional se mostra como um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser positiva, contribuindo com o aprendizado e tornando o processo ainda mais interessante e dinâmico.
O que é a Internet das Coisas?
Na prática, a IOT (Internet das Coisas) é uma tecnologia que permite a conexão de quaisquer dispositivos eletrônicos à internet, tornando os objetos “mais inteligentes” e a rotina mais prática, visto o acesso facilitado a diversas informações.
Dessa forma nós temos uma excelente ferramenta de comunicação, facilitando a vida dos usuários e as atividades em diversos ambientes, inclusive os educacionais.
Nesse sentido, pode-se dizer que a missão da internet das coisas é tornar os dispositivos automatizados e inteligentes. Dessa forma aumentando a capacidade de enviar dados pela internet.
Além disso, a tecnologia permite que os equipamentos eletrônicos possam se comunicar com outros aparelhos habilitados com a IOT e com as pessoas. Assim acelerando ainda mais a realização de atividades e o controle da rotina/informações.
O mais interessante nesse contexto é que diversos equipamentos podem ter o recurso da internet das coisas, sendo os principais exemplos:
- Celulares;
- Lâmpadas;
- Fones de ouvido;
- Telefones;
- Dispositivos portáteis;
- Aplicativos.
Com isso, a tecnologia vem sendo utilizada em diversos outros setores, como nos veículos automotores, processos de manutenção de notebook e até em processos de perfuração de uma plataforma de petróleo.
Por que ela é tão relevante?
A internet das coisas está crescendo com muita agilidade, seja para aplicações industriais e residenciais, ou em segmentos corporativos.
Inclusive, a própria contextualização trazida já evidencia alguns aspectos que tornam essa ferramenta tão importante para o contexto atual, que é mais ágil, integrado e digital.
Com o mundo sendo cada vez mais dominado pela tecnologia, a IOT tem desempenhado um papel de grande destaque, criando um sistema que consegue oferecer um desempenho inteligente em diversas atividades.
Outro ponto interessante é que a IOT se tornou uma tecnologia importante na indústria e nos negócios, já que as empresas oferecem, em tempo real, informações sobre o funcionamento dos seus sistemas e processos. Algo que facilita o trabalho das empresas de home care, por exemplo, já que permite manutenções mais ágeis e reduz riscos.
Assim, desde a linha de produção das empresas até chegar ao cliente, a internet das coisas oferece informações sobre a cadeia de suprimentos, operações logística, funcionamento das máquinas, entre outros aspectos determinantes para o sucesso de um empreendimento.
Benefícios da IOT
Desse modo, existem diversos pontos positivos e benefícios que a internet das coisas pode oferecer, sendo importante destacá-los para a compreensão mais aprofundada desse sistema.
De modo geral, entre as vantagens propiciadas é possível ressaltar:
- Torna os processos de análise mais simples e rápidos;
- Torna a tomada de decisões mais embasada e qualificada;
- Proporciona uma boa experiência para os clientes/usuários;
- Promove um uso eficiente dos recursos;
- Reduz os esforços humanos em diversos aspectos;
- Garante um processamento seguro e dados de qualidade;
- Diminui os custos.
Estes e outros benefícios podem ser aproveitados em diferentes áreas e negócios, como em processo de aluguel de material hospitalar, entre outros segmentos.
A Internet das Coisas na educação
Devido a importância e amplitude dessa tecnologia, a IoT passou a ser integrada aos mais diversos setores. Entre os principais beneficiados está o segmento educacional.
Ao ser implementada na educação, a internet das coisas impacta diretamente na rotina de aprendizado e no uso de ferramentas inteligentes em aula. Além de proporcionar diversas oportunidades de modificação – como sistemas remotos – no plano de ensino, tornando-o mais dinâmico, flexível e eficaz.
Além disso, a TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação – contribui positivamente para o processo de aprendizagem, ajudando no desenvolvimento dos professores, profissionais e alunos. Bem como na gestão e governança da administração educacional, facilitando diversos procedimentos.
Impactos proporcionados pela Internet das Coisas
Com a internet das coisas, podemos ter serviços mais avançados, graças à interconexão das tecnologias de comunicação e informação, que ajudam nos processos educacionais e também nas avaliações ambientais, você sabia?
Basicamente, as escolas que puderem utilizar a IOT se tornarão mais conectadas e competitivas.
Isso porque será possível fornecer informações sobre as experiências dos alunos e criar um banco de dados riquíssimo que ajuda na tomada de decisões, seja no processo de aprendizagem ou administrativo, o que também qualificará ainda mais o planejamento junto a turmas futuras.
Assim, com a internet das coisas, os funcionários e os professores podem reduzir o tempo e esforços em atividades consideradas repetitivas, como:
- Controle de insumos;
- Segurança nas instalações e manuseamento dos equipamentos;
- Limpeza e organização do patrimônio;
- Localização dos funcionários e professores;
- Rastreio de equipamentos e objetos.
Consequentemente, poderão se concentrar mais em ações criativas, de gerenciamento, trato com os alunos e desenvolvimento de aulas e interações mais qualificadas, lúdicas e dinâmicas, ampliando as oportunidades de ensino (e o desenvolvimento dos estudantes).
Internet das coisas e processos pedagógicos
Com relação ao processo pedagógico, a IOT pode ser associada a dispositivos da neurociência e possibilitar um excelente aprendizado, no âmbito coletivo e individual. Bem como a implementação de novas tecnologias no sistema de aprendizado e controle de desempenho.
Com isso, os professores podem monitorar os níveis de engajamento, integração e desenvolvimento dos alunos em várias disciplinas e em determinados assuntos.
Principais funções da internet das coisas na educação
Assim como nas atividades domésticas e nas empresas, a internet das coisas pode ser utilizada em diferentes funções no ambiente escolar.
O foco é tornar o espaço educativo mais conectado, inteligente e fazê-lo funcionar com boas condições, para que assim a educação ganhe valor e ao mesmo tempo as estruturas diretas e indiretas de gestão se fortaleçam.
Desse modo, as principais funções da IOT nas escolas são:
- Desenvolver aplicativos educacionais;
- Proporcionar aprendizagem mais interativa;
- Aumentar a acessibilidade;
- Agregar mais segurança;
- Melhorar o controle de insumos.
Estas e outras funções podem estar diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, bem como aos de cuidados relacionados ao gerenciamento da instituição e atividades paralelas, inclusive no gerenciamento de estoque e cardápios oferecidos legal não é mesmo?
Portanto, a internet das coisas pode ser utilizada tanto na educação como no transporte de congelados, tornando os processos mais simples, práticos e eficientes, graças a tecnologia que pode ser integrada aos diversos dispositivos e atividades, tornando-os inteligentes e as instituições mais competitivas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.