5 invenções de mulheres programadoras que mudaram o mundo
Esqueça aquela visão errônea de que o campo da tecnologia pertence aos homens. Na verdade, as mulheres programadoras tiveram invenções essenciais para a área ao longo da história! Mesmo que elas não tivessem as mesmas oportunidades que os colegas do gênero masculino, algumas talentosas cientistas deixaram suas marcas nas ciências e mudaram completamente o mundo da programação.
Aliás, foi uma mulher que escreveu o primeiro código em toda a história. As mulheres e a tecnologia estão mais conectadas do que imaginamos. Confira neste artigo algumas invenções de mulheres programadoras!
1. Algoritmo de computador
O primeiro algoritmo feito para ser processado por uma máquina foi uma criação da matemática Ada Lovelace. Ela é considerada a primeira programadora da história. Apesar dos computadores como conhecemos hoje só terem surgido muito tempo depois, essa cientista escreveu um código ainda no século XIX.
Na Universidade de Londres, Ada fez com que a máquina de Charles Babbage fosse capaz de calcular os valores de funções matemáticas por meio de algoritmos desenvolvidos pela cientista. Além disso, ela tinha já nessa época uma visão pioneira de que os computadores poderiam realizar bem mais do que cálculos.
2. Programas do ENIAC
Durante a Segunda Guerra Mundial, Jean Jennings Bartik e mais cinco matemáticas foram responsáveis por escrever as instruções para o primeiro computador digital totalmente eletrônico: o Computador e Integrador Numérico Eletrônico (na sigla em inglês, ENIAC).
Recrutadas para computar trajetórias balísticas, essas mulheres desenvolveram programas para o ENIAC com o intuito de automatizar os cálculos necessários durante a guerra. Com a manipulação de cabos e interruptores desse computador, as programadoras instruíam a máquina a executar diversas funções matemáticas. O trabalho de Bartik e suas colegas foi fundamental para a construção da moderna indústria de softwares.
3. Flow-Matic e COBOL
Sabe como hoje em dia podemos escrever códigos facilmente com palavras? Isso acontece por causa da Rainha da Computação, Grace Hopper. Durante as décadas de 1940 e 1950, a cientista desenvolveu a Flow-Matic na Marinha dos Estados Unidos, a primeira linguagem de programação que se assemelhava à língua inglesa.
A partir disso, criou-se a base para o COBOL (Linguagem Comum Orientada para os Negócios), que é usado até o momento em processamento de bancos de dados comerciais. É também por causa da cientista que usamos a expressão “bug” para denominar quando ocorre uma falha no sistema de um computador.
4. Conexão wireless
Outra mulher que influenciou a tecnologia moderna é a austríaca Hedy Lamarr. Nos anos 1940, a atriz e inventora desenvolveu um sistema que evitava a interceptação de mensagens pela constante mudança de frequência na comunicação via rádio.
Esse transmissor chamado em inglês de “frequency hopping” foi patenteado em conjunto por Hedy e o compositor George Antheil. A criação da dupla serviu de base para tecnologias atuais, como o Wi-Fi e o Bluetooth.
5. Sistemas de busca
Ferramentas de busca de palavras como o Google facilitam muito o nosso dia a dia. No entanto, nada disso existiria se não fosse pela britânica Karen Spärck Jones. A cientista da computação elaborou o conceito de Frequência Inversa do Documento.
Essa medida estatística indica a importância de um termo em uma coleção de documentos. Foram os trabalhos de Karen que deram base para a criação dos motores de busca como conhecemos hoje, em que, com a digitação de algumas palavras, achamos diversos materiais sobre qualquer assunto.
As mulheres programadoras foram pioneiras em invenções muito importantes para o setor tecnológico. Elas fazem muita diferença e conquistam cada vez mais o seu espaço. Por isso, é tão importante ensinar programação para meninas.
Quer incentivar sua filha a aprender mais sobre tecnologia? Então, entre em contato com a gente! Incentive a criatividade e o raciocínio lógico das crianças com aulas de programação e robótica!