Jogos para meninas, jogos para meninos: existe isso mesmo?
Desde pequenos, somos condicionados a acreditar que existem jogos específicos para meninos e jogos para meninas. Mas será que isso realmente existe?
Diariamente, a sociedade impõe barreiras que determinam os rumos das nossas vidas de alguma forma. Do mesmo modo, esses preconceitos se estendem ao mundo dos games e selecionam os jogos que cada um pode jogar: para meninos, os de luta, corrida e guerra, e para as meninas os mais coloridos e “bobinhos” (nessa lógica, claro).
Em resposta a esse cenário, o debate acerca da igualdade de gênero tem crescido não só no Brasil, mas em todo o planeta. Então, com o movimento feminista ganhando mais voz, as garotas gamers têm finalmente conquistado reconhecimento e espaço dentro desse universo.
Por conta disso, queremos conversar com nossos leitores se essas diferenças existem mesmo e apresentar opções de games que vão divertir e empolgar pessoas de qualquer etnia, esfera social ou — por que não — gênero. Continue a leitura para conferir!
Existe diferença entre meninas e meninos?
A resposta para essa pergunta é: não! Apesar das diferenças biológicas entre os gêneros, nada concreto delimita o que um possa jogar e o outro não. Afinal, o fato dos homens terem mais força física pouco importa na hora de jogar videogame ou de aproveitar os jogos online, não é mesmo?
O que define nossas afinidades, preferências e competências na vida adulta está intimamente relacionado ao modo com que a sociedade trata meninos e meninas. Ou seja, os pequenos são, desde cedo, direcionados a fazerem atividades e cultivarem atitudes baseadas em seus sexos biológicos.
Mas quando o gênero é tirado da equação, crianças são apenas crianças. Todas adoram aprender e brincar juntas, pois podem se divertir de forma igual em qualquer tipo de brincadeira.
Portanto, a primeira dica que damos é bem simples: não devemos classificar os jogos para meninos e meninas. Todos nós podemos jogar qualquer game. Entender isso pode trazer igualmente incríveis para o desenvolvimento infantil!
Quais são os melhores games para todos?
Como já foi mencionado, todos os games são para todos. Por isso, preparamos uma seleção com opções famosas e super em alta para você ficar por dentro do assunto. Confira:
The Sims
Você, com certeza, já ouviu falar sobre a série The Sims, certo? O simulador de vidas mais famoso de todos os tempos foi criado no ano 2000 e hoje está disponível em diversas plataformas, desde computadores a consoles PlayStation e Nintendo.
Normalmente considerado como um jogo feminino, esse game estimula a criatividade de ambos os sexos. Além de cuidar da vida dos Sims — nome dado aos personagens —, o jogador ainda pode soltar a imaginação na construção e decoração de casas ou cidades.
Braid
Um homem que tenta resgatar uma princesa de um monstro. Esse enredo soa familiar? Assim como os jogos atemporais da série Mario Bros, o game Braid é excelente para garotos e garotas de todas as idades.
Repleto de cenários encantadores e com uma excelente jogabilidade, esse game é do tipo puzzle. Isso significa que o jogador deverá quebrar a cabeça para avançar nas fases e ajudar o personagem a atingir seu objetivo final.
Minecraft
Queridinho de grande parte dos jovens, Minecraft pode ser jogado sozinho ou em grupos e consiste em uma versão tecnológica dos blocos de montar que fizeram parte de nossas infâncias.
Da mesma forma, no game o jogador deve criar um mundo habitável e todas as suas ações serão definidas pela criatividade individual. Uma excelente opção para os que buscam um mundo de possibilidades!
League of Legends
A popularidade do LoL — apelido dado ao jogo pelos fãs — é imensa. Existem, ao redor do mundo, diversos campeonatos que atraem milhares de jogadores apaixonados por esse game.
Ele é um jogo, disponível para computadores, que combina elementos dos antigos RPGs com campos de batalha. Somando isso a gráficos impressionantes e desafios grandiosos que tornam cada partida única, temos um sucesso imbatível.
Fifa
Quem disse que futebol é coisa de menino? A série FIFA nasceu em 1993 e tem conquistado cada vez mais fãs com o passar dos anos, graças à sua jogabilidade e aos gráficos cada vez mais realistas.
Pokémon Go
Além de ser um dos jogos para meninos e meninas, o Pokémon Go não faz distinção de idade. O desenho estreou no final da década de 1990 e o game, assim que foi lançado, causou frisson nas famílias — que passaram inclusive a se exercitar juntas caminhando pelas ruas e capturando as criaturas.
Certamente existem outros jogos para diversos modelos de videogame, entretanto nenhum deles faz tanto sucesso como o que é direcionado aos smartphones.
Call of Duty
Call of Duty é uma das séries mais famosas no mundo dos gamers. Os primeiros jogos são ambientados na Segunda Guerra Mundial e os seguintes se baseiam em fatos históricos, como a Batalha da Normandia.
Portanto, o jogo é um prato cheio para meninos ou meninas que gostam de estudar História e os conflitos entre diversos países do globo. Além disso, o game é bastante democrático, sendo que algumas versões permitem ao jogador inclusive escolher entre personagens homens e mulheres para coordenar.
Counter-Strike: Global Offensive
Trata-se de mais um jogo que, embora seja considerado violento, atrai as famílias. Isso porque foi um dos games para computador mais famosos na juventude de muitos que hoje são pais e mães. Clãs femininos e masculinos agitavam as chamadas lan houses aos fins de semana. Hoje, o Counter-Strike também pode ser jogado via XboX.
Marvel’s Spider-Ma
A Marvel e seus personagens contam com uma legião de fãs. Não importa o gênero, a idade, a nacionalidade ou qualquer outra questão: o fato é que as histórias de super-heróis e anti-heróis agradam a todos.
O jogo do Homem Aranha para videogames é considerado um dos melhores já lançados nos últimos tempos. Sendo assim, a parceria entre Marvel, Insomniac Games e Sony não decepciona quem gosta da saga (e muito menos os gamers). A trama é descrita como envolvente, divertida e inovadora.
Dragon Ball FighterZ
Assim como o Pokémon, o Dragon Ball Z é um desenho muito popular entre todos os gêneros e idades, o que faz com que o FighterZ seja um sucesso com os gamers veteranos e novatos.
Os gráficos impressionam pais e filhos, sendo que seus personagens carismáticos atraem até mesmo os mais novinhos. Como os comandos para realizar algumas ações são relativamente simples, toda a família pode jogar!
Por que jogar em família?
Primeiramente, desapegue da ideia de que o videogame pode atrapalhar o rendimento escolar da criança. Ao passo que a família impõe limites e faz dos jogos programas entre pais e filhos, a interatividade ajuda a fortalecer o vínculo e aproximar as relações.
Além disso, trata-se de um tipo de atividade que contribui diretamente com o desenvolvimento cognitivo, estimulando o raciocínio, as habilidades relacionadas a processos de tomada de decisão e a criatividade.
Portanto, não é à toa que a educação tecnológica vem se popularizando no Brasil. Inserir os jogos na educação das crianças é uma atitude cada vez mais valorizada, já que os estímulos proporcionados colaboram para a construção dos profissionais que virão a ser no futuro.
Nesse contexto, os pais podem fazer sua parte propondo momentos de lazer e diversão que, além de ajudarem os filhos na caminhada, geram memórias de valor.
E aí, gostou dessas opções de jogos para meninas e meninos? Que tal começar a pesquisar um pouco mais sobre os games e descobrir qual deles é a cara da sua família? Divirta-se sem preconceitos!
Finalizamos com uma última dica: sabia que existe uma profissão exclusiva para as pessoas que levam os games muito a sério? Saiba mais sobre a carreira de gamer profissional!