Leitura na Infância: Qual a importância na rotina do meu filho?
Você sabe a importância da leitura na infância?
A leitura na infância fornece inúmeros benefícios como estímulo da imaginação, aumento da capacidade de atenção e concentração, desenvolvimento de vocabulário e gramática, interpretação de texto, entre outros.
No entanto, com o avanço dos dispositivos móveis com internet e jogos digitais, muitas crianças estão deixando a leitura de lado para ficar mais tempo conectados em dispositivos eletrônicos.
Ler desde cedo é uma atividade incrivelmente valiosa que contribui de forma positiva com a formação da criança. Sendo uma das habilidades mais importantes da vida, desde o início da vida escolar até a profissional.
Além disso, é fundamental que você incentive seu pequeno a ler bons livros infantis e participe também deste processo ao lado dele. Você pode começar a ler com seu filho para que ele fique cativado pela história, proporcionando um momento divertido e de muito aprendizado.
Quais são os benefícios da leitura na infância?
Há inúmeros benefícios da leitura na infância que contribuem com o desenvolvimento da criança. Sendo uma das atividades mais importantes que você pode introduzir na vida do seu pequeno.
Ou seja, a importância da leitura e os efeitos positivos do hábito de ler no desenvolvimento infantil são temas frequentes de diversos estudos em todo o mundo.
Sobretudo, selecionamos 5 benefícios da leitura na infância que contribuem com o desenvolvimento infantil:
Aumenta a conexão entre pais e filhos
A leitura oferece uma oportunidade incrível para você e seu pequeno se conectarem ainda mais. É uma boa maneira de passar mais tempo juntos e desacelerar durante um dia agitado, por exemplo.
De acordo com pesquisas, a leitura pode apoiar na construção de uma relação sólida entre pais e filhos. As crianças se sentem seguras quando realizam essa atividade ao lado dos pais.
Além disso, os cuidadores que têm uma atitude positiva em relação aos livros e à leitura, por sua vez, ajudam seus filhos a ver a alfabetização de maneira positiva.
Leia também nosso artigo filmes e livros para as crianças se divertirem em casa.
Colabora para o desenvolvimento cognitivo
Você sabia que crianças mais novas se beneficiam ao ouvir seus pais lerem para elas? Um estudo de 2013 mostrou que crianças que leem e conversam têm uma pontuação mais alta em habilidades de linguagem e desenvolvimento cognitivo, como resolução de problemas.
Além disso, outra pesquisa de 2018 apontou que esse vínculo se estende por toda a infância até a adolescência.
Se desejar conhecer um pouco mais sobre este assunto, acesse nosso artigo com 5 fatos sobre o desenvolvimento cognitivo.
Ajuda a expandir o vocabulário
Especialistas do Centro Nacional de Desenvolvimento, Ensino e Aprendizagem da Primeira Infância dos Estados Unidos explicam que ler livros na infância ajuda a expandir o número e a variedade de palavras que elas usam no dia a dia.
Os livros geralmente contêm palavras que você não usaria em suas comunicações diárias. Ao ler um livro, a criança utiliza nomes mais específicos para diferentes plantas ou animais. Além de usar mais adjetivos durante suas conversas.
Estimula a criatividade
Livros e histórias abrem um mundo totalmente novo para o seu filho. Sim, há muitos livros de não ficção sobre dinossauros, insetos e aviões que eles podem se interessar. As histórias de ficção, no entanto, vão além do mundo real e empregam elementos de fantasia que fazem as crianças pensarem fora da caixa.
Além disso, especialistas observaram que a criatividade é importante para desenvolver interesses e ideias, bem como para promover a saúde emocional.
Quer aprender mais sobre desenvolvimento infantil? Clique aqui e confira nosso artigo especial sobre o tema.
Ensina lições de vida
Os livros oferecem uma oportunidade de falar sobre situações do mundo real de maneiras apropriadas de acordo com a idade. Ou seja, as crianças gostam especialmente de livros que apresentam personagens da sua idade fazendo atividades da vida cotidiana.
Além de modelar o que acontece em várias situações, a leitura de livros na infância sobre assuntos específicos pode ajudar as crianças a não se sentirem sozinhas quando lidam com algo novo.
Como criar uma rotina de leitura para o meu filho
Sabendo da importância da leitura na infância, é bastante indicado criar uma rotina de leitura para que seu pequeno leia mais e transforme essa atividade em um hábito diário. Portanto, com alguns passos pequenos e soluções fáceis, você pode transformar a leitura em uma das atividades favoritas do seu filho.
Desse modo, para te ajudar neste processo, trazemos algumas dicas simples que vão te auxiliar na criação de uma rotina de leitura.
Crie um espaço de leitura: o primeiro ponto a ter em mente ao criar rotinas de leitura para seu filho é designar um espaço especial destinado apenas a esta atividade, se possível livre de distrações.
Defina um cronograma de leitura: definir o horário para ler todos os dias pode ajudar a criança na criação do hábito. No entanto, a ideia aqui não é ser rígido, mas sim incentivá-lo a ler no horário escolhido de maneira relaxante.
Deixe a criança escolher: incentivar seu pequeno a escolher o próprio livro e as temáticas que ele mais gosta é uma das maneiras mais eficazes de mantê-lo interessado na leitura.
Por fim, introduzir a leitura na vida do seu pequeno é uma das melhores experiências que você pode proporcionar para ele.