Quais as melhores atividades extracurriculares?
O que são atividades extracurriculares?
As atividades extracurriculares são programas à parte do currículo escolar, como no campo cultural ou esportivo. Elas servem para estimular diferentes capacidades e aptidões que a criança não desenvolveria somente com a grade escolar comum.
Além do desenvolvimento de novas habilidades, as práticas extracurriculares também são importantes para influenciar no sono infantil. Visto que com mais exercícios – tanto culturais como estudo de novas línguas, quando esportivas como jogar futebol – a criança tende a ter um melhor controle de energia.
Este controle pode ser fundamental para uma criança que, por exemplo, possui dificuldade em se concentrar na sala de aula, por uma grande agitação.
Com isso, as atividades extracurriculares influenciam em um melhor descanso, e consequentemente em menor estresse e ansiedade. Dessa forma, também mostram uma evolução gradual nas matérias escolares usuais.
Leia o nosso texto complementar, os projetos extraescolares e o desenvolvimento do aluno!
Porque buscar uma atividade extracurricular?
As práticas fora do ambiente escolar proporcionam para as crianças um momento de descoberta. Por meio das atividades, os pequenos descobrem os exercícios que mais gostam e com quais áreas do conhecimento se identificam.
Não só isso, as atividades extracurriculares são ótimas opções para ajudar no aprendizado. Pois despertam nas crianças a evolução em várias áreas do saber.
E claro, ao definir outros deveres – além do escolar -, as crianças mostram uma maior autonomia e responsabilidade no âmbito educacional.
Além disso, as atividades extracurriculares – grande parte das vezes – são realizadas em equipes, dessa forma, a criança se familiariza com a troca de saberes e de experiências com as pessoas ao seu redor, tendo consequentemente um desenvolvimento na interação social.
Quais são as melhores atividades extracurriculares para o meu filho?
Existem diversos tipos de atividades extracurriculares que você pode colocar seu filho para fazer.
Porém, é importante conseguir juntar algo que o pequeno já gosta de realizar, com alguma coisa que agregue mais conhecimento ou o ajude em alguma dificuldade que ele possui. Como por exemplo, aulas de programação ajudam no desenvolvimento cognitivo e lógico.
Então, na hora de escolher a atividade extracurricular do seu pequeno, lembre-se de incluí-lo na conversa. Encontrar uma aula ou esporte que ele já tenha interesse em participar é sem dúvidas o melhor caminho!
Espaço Maker e Clubes de Robótica
Essas atividades são, grande parte das vezes, concedidas por escolas com a finalidade de preparar os pequenos para o futuro tecnológico.
O espaço maker e os clubes de robótica, são tarefas que apresentam às crianças, o mundo da programação, prototipagem e ligações eletrônicas.
Em outras palavras, essas atividades extracurriculares trabalham nos alunos parte da esfera das disciplinas como matemática, física e química. Visto que apresentam conceitos como algoritmos, mecânica, e eletroquímica.
Sendo assim, muito importantes para crianças que já são boas nessas áreas, ou que precisam de um empurrãozinho para se interessarem e aprimorarem seus conhecimentos.
Desenvolvemos um artigo sobre a importância da educação de robótica para as crianças, clique e confira!
Atividades Artísticas e Culturais
As atividades extracurriculares artísticas como dança, música, teatro e as culturais como línguas estrangeiras, permitem que as crianças desenvolvam habilidades como a criatividade e também aprimorem a memória e a coordenação motora.
Além de estimular a curiosidade das crianças, as atividades artísticas trabalham a força de expressão e desenvolvem uma visão questionadora do mundo que as cerca.
Leia o nosso post complementar e veja como estimular a criatividade das crianças!
Esportes
Já os esportes, além do papel fundamental que praticar atividades físicas promovem na saúde, também influenciam positivamente no controle físico e emocional dos pequenos.
Assim como promover e estimular o aprendizado da competição saudável, enquanto ressalta a importância da cooperação e do trabalho em equipe.
Alguns dos maiores exemplos são as escolinhas de futebol, aulas de vôlei, natação ou até mesmo aprender uma arte marcial.
Por certo essas atividades extracurriculares proporcionam na criança um trabalho de corpo e mente. Dessa forma, trazendo melhores resultados tanto em sala de aula quanto na vida.