Metaverso e a sua ligação com o Mundo dos Games
Todos já entendemos que os computadores e celulares fazem parte do nosso dia a dia. Mas e se a tecnologia fosse além, e tornasse os aparelhos apenas a porta de entrada para um ambiente virtual muito maior? Certamente é isso que as grandes empresas de tecnologia estão buscando com o metaverso.
Continue a leitura e confira o que é o metaverso e como ele se relaciona com o mundo dos games.
O que é metaverso?
O metaverso será a maior revolução tecnológica da história relacionada à forma como interagimos online. A ideia é a criação de um universo virtual em três dimensões. Nele, as pessoas poderão interagir com a internet não só olhando para a tela, mas sim dentro dela.
Dessa forma, nesse novo mundo, os usuários criarão seu avatar e por meio dele, irão se conectar e interagir com seus amigos e também com seu ambiente de trabalho.
O dono do Facebook, Mark Zuckerberg e outros criadores de grandes plataformas e jogos digitais, já estão na disputa para concretizar o metaverso. Não é atoa que Mark alterou o nome do Facebook para ”Meta”, demonstrando como quer estar a frente de todos nesse novo mundo.
Já vivemos no metaverso?
Se analisarmos todas as conquistas tecnológicas como a evolução da inteligência artificial, criação dos óculos VR e até as interações virtuais nos games, podemos dizer que sim.
Porém, a ideia de viver uma vida 100% virtual e remota, tendo avatares que poderão conversar, trabalhar e se conectar com amigos e parentes, que é vislumbrada por grandes nomes, como o dono do Facebook e a empresa Epic Games, não se tornará realidade de um dia para noite.
A construção do metaverso será um trabalho de longo prazo, com expectativa de uns 10 ou 15 anos para execução.
Qual a ligação do metaverso com o mundo dos games?
Que atire a primeira pedra quem nunca gostou tanto de um jogo que gostaria que existisse a possibilidade de entrar dentro dele. Bom, esse momento está chegando, se não é que já chegou…
Games de sucesso como Fortnite e Roblox, já possuem universos virtuais interativos, mas estão procurando cada vez mais se conectarem com a ideia de metaverso!
Para isso acontecer, o jogo Fortnite, por exemplo, já está realizando grandes shows e eventos de marcas dentro de seu universo digital, que são assistidos por milhões de pessoas. Esse ano, já aconteceram shows de artistas como Ariana Grande e Post Malone.
Por que juntar o interesse por jogos com a aprendizagem de programação?
Grande parte das plataformas de desenvolvimentos de aplicativos e games em 2D e 3D estão nessa corrida tecnológica. Um ótimo exemplo é a Unity, usada para desenvolvimento de jogos e como ferramenta de ensino nos cursos da Ctrl+Play.
A plataforma já está investindo no que nomeou de “gêmeos digitais”, que é o uso do 3D em tempo real. Tem como foco principal gerar e criar experiências imersivas mais dinâmicas e realistas na visualização de dados, gerando vantagem no aprimoramento de processos e fluxos de trabalho em empresas como um todo.
Dessa forma, como o futuro do trabalho se liga diretamente com o metaverso, é imprescindível que os pequenos que gostam tanto de jogos e aplicativos saibam também como criá-los. Assim, é possível juntar sua diversão com a preparação para o mercado profissional.
Conclusão
Quando vemos que o nosso futuro será cercado por tecnologia, ficamos com medo de não conseguir acompanhar, não é mesmo?
Mas, para os mais velhos, nunca é tarde para começar a aprender. E para os pequenos, comecem agora!
Aproveitando o interesse e a facilidade que os mais jovens têm com a tecnologia, eles aprendem enquanto se divertem. Ou seja, aproveitam a infância, sem deixar de serem preparados para o futuro.
E aí, gostou do conteúdo do post? Então siga nosso perfil no Instagram e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu feed.