Nanotecnologia: um guia sobre os usos e aplicações
A nanotecnologia é a integração entre ciência e engenharia em níveis atômicos e moleculares, sendo utilizada para criação de produtos e soluções inovadoras.
Essa abordagem consiste na manipulação e aplicação de materiais e dispositivos em uma escala tão pequena que nada pode ser construído em uma proporção menor.
A ideia inicial da nanotecnologia foi apresentada em 1959, durante uma palestra do físico americano Richard Feynman, na qual ele discutiu a possibilidade de construir estruturas em escala atômica e molecular.
Feynman ilustrou sua ideia imaginando a capacidade de armazenar toda a Enciclopédia Britânica na ponta de um alfinete.
Por exemplo, imagine um cenário onde implantes médicos microscópicos monitoram nossas artérias e identificam doenças para combatê-las na sequência.
Ou até mesmo na área de segurança, onde militares possam usar trajes que ajudem no desvio de explosões e chips de computador tão pequenos quanto partículas de poeira.
Enfim, há ideias surpreendentes sendo propostas para as possíveis aplicações futuras da nanotecnologia, e várias delas estão sendo exploradas por cientistas e engenheiros por meio de pesquisas intensivas.
E no post de hoje vamos entender mais sobre essa tecnologia e explicar quais as aplicações atuais e futuras que ela nos traz!
O que é a nanotecnologia?
Nanotecnologia é um conceito abrangente que engloba tecnologia, ciência e engenharia em diversas áreas, como química, biologia e física.
O ponto em comum é seu envolvimento na criação de produtos e experimentos executados em escala nanométrica, o que significa operar em dimensões extremamente pequenas.
Por exemplo, a nanotecnologia permitirá o desenvolvimento de materiais e produtos sob medida, dotados de propriedades inovadoras no futuro.
Isso inclui o desenvolvimento de componentes nanoeletrônicos, medicamentos avançados, sensores inteligentes e interfaces que conectam sistemas eletrônicos e biológicos.
Confira as oportunidades da robótica no futuro
Ou seja, a habilidade de observar e controlar a matéria ao nível minúsculo desencadeou uma ampla gama de tecnologias, desde avanços em eletrônicos mais eficientes e velozes até o uso otimizado de combustíveis.
Além disso, possibilitou avanços na detecção, descoberta de medicamentos e na criação de materiais mais robustos e resilientes.
As principais vantagens da Nanotecnologia são as seguintes:
- É durável e precisa
- Mais rápida e eficiente
- Ajuda na redução do tamanho e peso
- Fornece melhoria contínua dos materiais
- Possui enorme potencial de inovação
Quais são as aplicações da nanotecnologia?
A nanotecnologia se popularizou em várias áreas devido à sua flexibilidade de criar produtos mais avançados e inteligentes.
Portanto, suas aplicações estão contribuindo de várias formas para trazer benefícios à sociedade como segurança, melhora na qualidade de vida, curas de doenças, agilidade nos processos produtivos, entre outros.
Confira abaixo 3 aplicações da nanotecnologia que irão ajudar significante o desenvolvimento da nossa sociedade:
Medicina: tratamentos hospitalares e medicamentos
A aplicação da nanotecnologia na área médica proporciona diversas possibilidades promissoras. Enquanto algumas técnicas estão apenas no campo da imaginação, outras encontram-se em diferentes fases de testes ou já estão em uso.
Por exemplo, cientistas estão trabalhando no desenvolvimento de nanopartículas personalizadas, com tamanho equivalente ao das moléculas, capazes de entregar medicamentos diretamente às células doentes do corpo.
Quando essa abordagem for aprimorada, espera-se que reduza significativamente os danos causados às células saudáveis do paciente durante tratamentos como a quimioterapia.
Na Universidade de Houston, pesquisadores estão trabalhando em um método que utiliza nanopartículas de ouro e luz infravermelha para combater bactérias.
Você sabe quais são as carreiras do futuro? Clique aqui e leia nosso artigo completo sobre o tema
Esse método tem o potencial de aprimorar a descontaminação de instrumentos em ambientes hospitalares.
Em todo caso, o uso da nanotecnologia na área médica tem o potencial de revolucionar a maneira como identificamos e tratamos lesões e doenças no corpo humano no futuro.
Dispositivos eletrônicos: aprimoramento de tecnologia
Pesquisadores têm aplicado a nanoeletrônica com objetivo de ampliar as capacidades dos dispositivos eletrônicos, ao mesmo tempo em que reduz seu peso e consumo de energia.
Alguns dos campos emergentes na nanoeletrônica abrangem áreas como:
- Aprimoramento das telas de dispositivos eletrônicos para reduzir o consumo de energia, enquanto tornam as telas mais leves e finas.
- Aumento da densidade dos chips de memória, com pesquisas direcionadas para alcançar uma projeção de um terabyte de memória por polegada quadrada ou mais.
- Diminuição do tamanho dos transistores nos circuitos integrados, visando a perspectiva de condensar todo o poder computacional atual na palma da mão, conforme aponta um pesquisador.
Indústria alimentícia: melhoria de processos e inovação
A nanotecnologia está transformando diversos campos da ciência alimentar, desde os métodos de cultivo até o processo de embalagem dos alimentos.
As empresas estão inovando com nanomateriais que não apenas afetarão o sabor dos alimentos, mas também garantirão maior segurança alimentar e maximizarão os benefícios para a saúde proporcionados por esses alimentos.
Por exemplo, caixas de armazenamento estão sendo fabricadas com incorporação de nanopartículas de prata no plástico, as quais têm a capacidade de eliminar as bactérias de quaisquer materiais previamente guardados. Esse processo visa reduzir os riscos à saúde associados a bactérias prejudiciais.
Leia também: o que é a Indústria 4.0?
Além disso, cientistas da Technische Universität München na Alemanha apresentaram uma técnica que consiste na aplicação de nanotubos de carbono em superfícies plásticas flexíveis, visando a fabricação de sensores.
Eles consideram que essa abordagem tem potencial para criar sensores econômicos em materiais como o filme plástico de embalagens alimentícias, permitindo a detecção de alimentos estragados.
Contudo, há inúmeras pesquisas envolvendo nanotecnologia para criar soluções inovadores em todos os tipos de segmentos como:
- Indústria têxtil
- Produção de automóveis
- Equipamentos e itens esportivos
- Melhoria na qualidade da água e do ar
- Indústria aeroespacial
- Sensores químicos
- Indústria energética
- Tecnologia
Vale a pena estudar sobre a área?
A nanotecnologia abre um campo quase ilimitado de atividades de pesquisa, oferecendo oportunidades sem precedentes para descobertas científicas e inovações tecnológicas em constante evolução.
Portanto, a nanotecnologia é uma área científica em ascensão, com perspectivas de avanços intensos e rápidos no futuro.
Afinal, esse campo vai desempenhar um papel de destaque no crescimento econômico e na geração de empregos nas próximas décadas.
Conforme o Observatório da União Europeia para os Nanomateriais (EUON), a nanotecnologia está projetada para evoluir em quatro fases distintas.
No momento, estamos testemunhando o desenvolvimento da primeira, ou possivelmente da segunda geração de nanomateriais.
Para o observatório, a primeira fase concentra-se na ciência dos materiais, visando melhorar as propriedades por meio da inclusão de “nanoestruturas passivas”, como revestimentos ou a utilização de nanotubos de carbono para reforçar materiais plásticos.
A segunda fase emprega nanoestruturas ativas, como aquelas com capacidade bioativa para fornecer tratamento a uma célula ou órgão específico. Isso pode ocorrer através do revestimento de nanopartículas com proteínas específicas.
A complexidade aumenta consideravelmente nas fases três e quatro. A terceira geração introduz sistemas nano avançados, como na nanorrobótica, enquanto a quarta geração se direciona para sistemas moleculares para controlar o crescimento de órgãos artificiais.
Entretanto, compreendemos que a criação de novas pesquisas e produtos na esfera da nanotecnologia requer profissionais qualificados, necessários tanto para desenvolver algoritmos avançados quanto para conduzir pesquisas e experimentos inovadores.
A área de programação é uma excelente porta de entrada para quem deseja atuar no segmento de nanotecnologia, pois é um campo de atuação com inúmeras possibilidades.
Por fim, se você chegou até aqui e gostaria de ajuda para apresentar o mercado de programação para seu filho, seja para ele atuar em um mercado em ascensão como de nanotecnologia, pedimos que acesse nosso site e inscreva-se em uma aula experimental gratuita.