O que é Aprendizagem Criativa?
A criatividade é um tema bastante discutido nos últimos anos, principalmente quando utilizado em áreas que envolvem tecnologia. Como na criação de jogos e aplicativos, no desenvolvimento de softwares e também na animação digital.
Contudo, há uma abordagem educacional que ganhou muita notoriedade no mundo todo, que é a aprendizagem criativa. Trata-se de um processo de exploração criativa que busca trabalhar com conhecimentos e objetivos pedagógicos.
Embora seja comum usar os termos alternadamente, aprendizagem criativa e criatividade têm significados diferentes quando aplicados à educação ou aprendizagem e desenvolvimento.
Como a aprendizagem criativa funciona?
A aprendizagem criativa é estudada e divulgada atualmente pelo professor e pesquisador Mitchel Resnick. O professor é membro do grupo Lifelong Kindergarten no departamento de Pesquisa de Aprendizagem no MIT Media Lab. do Massachusetts Institute of Technology. Um dos principais centros de estudos e pesquisa em ciências, engenharia e tecnologia do mundo.
Leia também: Saiba como estimular a criatividade das crianças!
Para desenvolver os princípios que compõem a aprendizagem criativa, o professor Resnick baseou-se nas ideias do matemático e cientista da computação Seymour Papert. O mesmo cunhou o termo construcionismo como sendo uma abordagem do construtivismo do psicólogo suíço Jean Piaget.
Ou seja, a aprendizagem criativa não consiste em memorizar informações, mas sim em construir conhecimento e desenvolver habilidades por meio de técnicas criativas.
Quais são os 4 pilares da aprendizagem criativa?
Mitchel Resnick apresenta as ideias fundamentais da aprendizagem criativa e explica como esses conceitos foram inspirados pela maneira como as crianças aprendem no jardim de infância.
Portanto, por meio de pesquisas teóricas e práticas, os pesquisadores do Lifelong Kindergarten desenvolveram 4 pilares da aprendizagem criativa que são:
Projetos
É a parte que descreve como as crianças podem aprender por meio do desenvolvimento de projetos. Como exemplo, temos uma casa automatizada de brinquedos feita inteiramente de blocos de LEGO por uma estudante americana.
Neste processo de criação, por exemplo, a criança aprendeu sobre conceitos de engenharia, programação, estudos de mecanismos e habilidades de construção. De acordo com o professor Mitchel Resnick, a parte mais importante de tudo isso é sobre aprender o processo de trabalhar em projetos.
Paixão
Investir em interesses sempre gera o melhor conhecimento. Ou seja, quando a criança trabalha em um projeto com que ela realmente se importa, ela estará disposta a se dedicar cada vez mais e não desistir diante dos obstáculos
Além disso, quando crianças e pessoas seguem seus interesses, elas ficam mais propensas a fazerem conexões profundas com novas ideias. E assim desenvolver novas formas de pensar.
Pares
Este se baseia em compartilhar estratégias para incentivar e apoiar a aprendizagem em grupo dentro de espaços físicos ou comunidades online.
Por exemplo, alguém com habilidades de construção pode trabalhar com uma pessoa com habilidades de programação em um projeto de robótica.
Pensar brincando
É a maneira de abordar diferentes tipos de brincar e compartilhar técnicas para promover estratégias lúdicas de aprendizagem.
Nesse sentido, aqui o importante é imaginar qual é o tipo de brincadeira que transforma crianças em pensadores criativos.
Para complementar, indicamos a leitura do artigo Os projetos extraescolares e o desenvolvimento do aluno.
Espiral da aprendizagem criativa
A aprendizagem criativa se desenvolve por meio de uma espiral que segue algumas etapas nesta abordagem como: imaginar, criar, brincar, compartilhar, refletir e voltar a imaginar.
À medida que as crianças trabalham nesse espiral de aprendizagem criativa, elas começam a imaginar o que querem. Para depois, criar algo baseado em suas ideias e brincar com suas criações.
Após essa etapa, compartilham ideias e criam a partir de outras ideias, fazendo uma reflexão sobre suas experiências.
Isso as leva a imaginar novas ideias e criações de maneira que o processo recomeça em outro ciclo de maneira contínua.
Conforme as crianças passam por essa espiral, elas aprendem a pensar e argumentar sistematicamente e a trabalhar de forma colaborativa.
Confira nosso artigo 6 dicas para estimular a criatividade das crianças.
Atividades de aprendizagem criativa
A aprendizagem criativa é muito rica e fornece ideias interessantes que podem ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Sobretudo, existem várias atividades que se encaixam na abordagem aprendizagem criativa: uma delas é o Scratch, uma linguagem de programação criada pelo time da Lifelong Kindergarten. A ferramenta tem o intuito de ensinar programação para crianças e adolescentes.
Para conhecer mais sobre Scratch, acesse nosso artigo: Scratch: o que é e para que serve?
Outras atividades que envolvem aprendizagem criativa:
- Jogos didáticos
- Criação de protótipos e robôs com materiais reciclados
- Gamificação
- Considerando um final alternativo para eventos históricos
- Retrabalhar um texto
- Criações com LEGO
Desenvolvemos também um artigo sobre Jogos na educação e a transformação do processo de aprendizagem.
Conheça mais sobre aprendizagem criativa
Portanto, se você deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto e também entender como o processo de aprendizagem criativa poderá ajudar no desenvolvimento do seu pequeno, indicamos uma série de vídeos online e gratuitos no site oficial da Media Lab.
Todos os vídeos possuem legendas em diversos idiomas e são apresentados pelo próprio Mitchel Resnick. Clique aqui para acessar!
Gostou do conteúdo? Veja mais sobre educação e habilidades que, sendo trabalhadas hoje, vão ajudar os pequenos no futuro. É só clicar na imagem abaixo!