O que é capacidade cognitiva e como estimular nas crianças!
As capacidade cognitiva de uma pessoa começa a ser desenvolvida desde o ventre da mãe e continua sempre em expansão ao longo da vida. Sendo a infância o período crucial para trabalhar essas habilidades mentais por meio do aprendizado, seja ele direto ou indireto.
Ou seja, isso significa que atividades que estimulam a cognição — como brincar, ler, escrever, jogar, entre outras —, na verdade, fazem parte de um processo de desenvolvimento de capacidades, como resolver problemas, linguagem, raciocínio lógico, memorização, coordenação motora, atenção etc.
Neste post, vamos falar mais sobre o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget e como é possível estimulá-lo nas crianças. Entenda!
O que é cognição e capacidade cognitiva?
Antes de mais nada, vamos entender o que esse termo significa. Cognição é uma palavra associada aos processos de aprendizado e na aquisição de conhecimento.
Em complemento, a capacidade cognitiva é responsável por absorver toda informação que é recebida e arquivá-las num “banco de conhecimento”. Ou seja, ela guarda todo o conhecimento adquirido para que as pessoas usem diariamente no cotidiano.
Ainda mais, os pequenos usam e praticam diversos princípios durante o desenvolvimento da capacidade cognitiva, como:
- Percepção;
- Atenção;
- Associação e memória;
- Raciocínio;
- Imaginação e pensamento;
- Linguagem.
As fases e desenvolvimento da capacidade cognitiva
A aptidão a aprender algo novo é inata ao ser humano. Isso se dá por meio da nossa capacidade de reter e relacionar informações, criando uma série de mecanismos neuronais que formam a nossa personalidade, intelectualidade, pensamento crítico e habilidades, como cantar, tocar, praticar um esporte, entre outras atividades.
Sendo assim, o psicólogo Jean Piaget diz que o desenvolvimento dessas funções cognitivas se dá em quatro etapas, que abrangem faixas etárias diferentes. A seguir, veja do que se trata cada uma dessas fases!
Fase sensorimotora
Esse estágio se inicia nos primeiros dias de vida e vai até aproximadamente os 2 anos de idade. Como a criança ainda está no início das suas relações com o ambiente externo à barriga da mãe, os conhecimentos surgem por meio da experiência do indivíduo, principalmente por reflexo, ou seja, imitando um comportamento ou ação.
Além disso, esse também é o período em que a sua habilidade motora começa a se desenvolver por meio de movimentos básicos, como sugar, chorar, segurar, tocar, andar, entre outros.
Fase pré-operacional
A fase pré-operacional acontece dos 2 aos 6 anos de idade. É esse o período em que a criança começa a se entender como um indivíduo e, na maioria das vezes, predomina o comportamento egocêntrico. Desse modo, a sua interpretação da realidade é parcial e gira em torno de si mesma.
Apesar disso, é durante essa fase que ela começa a entender como funcionam as relações com o ambiente, as pessoas e os objetos. A linguagem, ou seja, o uso de figuras (verbais e não-verbais) para se expressar, é uma das habilidades que mais se desenvolvem no pré-operatório.
Fase operacional concreta
Essa etapa compreende o período dos 7 aos 12 anos. Nessa fase, a criança começa a entender o seu lugar no espaço, deixando de lado os aspectos egocêntricos, e é capaz de entender o mundo de uma maneira mais prática e de outros pontos de vista.
Ou seja, as funções cognitivas de caráter lógico são mais propensas a se desenvolverem e consolidarem nessa faixa etária. Por isso, é o momento em que as crianças aprendem operações matemáticas, unidades de medida (altura, distância, moeda) e raciocínio lógico.
Fase operacional formal
Após os 13 anos, inicia-se a fase operacional formal. Geralmente, essa é a idade em que uma pessoa começa a abandonar a infância e entrar na adolescência. As funções cognitivas começam uma evolução gradual, porém mais lenta.
Aqui, o indivíduo passa a realizar movimentos mais precisos, por conta das habilidades motoras mais complexas; adotar um vocabulário mais completo ou aprender novos idiomas; entre outros aspectos que consistem no padrão intelectual que levará por toda a sua vida.
Técnicas para estimular a capacidade cognitiva da criança
Como visto, a capacidade cognitiva da criança pode ser estimulada de diversas formas. O diálogo, por exemplo, é uma maneira de ensinar a comunicação e fazer com que ela aprenda novas palavras e expressões.
As brincadeiras, por sua vez, são capazes de trabalhar um conjunto de funções cognitivas, estimulando um aprendizado prático e intuitivo. Da mesma maneira, os jogos e aplicativos para celular têm essa função. Por isso, vale a pena usar a tecnologia como uma ferramenta para estimular a cognição de seu filho, apostando em atividades de acordo com a sua faixa etária.
A capacidade cognitiva é a possibilidade de aprender algo novo ou consolidar o conhecimento prévio de uma pessoa. Durante a infância, diversas funções da cognição podem ser estimuladas por meio de incentivos diários. Além disso, a internet pode ser uma grande aliada para ajudar o seu filho a desenvolver o raciocínio lógico, memória, atenção, entre outros aspectos importantes.
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