O que é capacidade cognitiva e como estimular nas crianças!
A capacidade cognitiva começa a se desenvolver ainda no ventre materno e segue em constante evolução ao longo da vida. A infância, no entanto, é um dos períodos mais importantes para estimular essas habilidades mentais — seja por meio do aprendizado formal ou de experiências cotidianas.
Ou seja, isso significa que atividades que estimulam a cognição — como brincar, ler, escrever, jogar, entre outras —, na verdade, fazem parte de um processo de desenvolvimento de capacidades, como resolver problemas, linguagem, raciocínio lógico, memorização, coordenação motora, atenção etc.
A seguir, exploramos o que diz a teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo e como você pode estimular essas habilidades nas crianças desde cedo!
O que é cognição e capacidade cognitiva?
Antes de mais nada, vamos entender o que esse termo significa. Cognição é uma palavra associada aos processos de aprendizado e na aquisição de conhecimento.
Em complemento, a capacidade cognitiva é responsável por absorver toda informação que é recebida e arquivá-las num “banco de conhecimento”. Ou seja, ela guarda todo o conhecimento adquirido para que as pessoas usem diariamente no cotidiano.
Ainda mais, os pequenos usam e praticam diversos princípios durante o desenvolvimento da capacidade cognitiva, como:
- Percepção;
- Atenção;
- Associação e memória;
- Raciocínio;
- Imaginação e pensamento;
- Linguagem.
As fases e desenvolvimento da capacidade cognitiva
A aptidão a aprender algo novo é inata ao ser humano. Isso se dá por meio da nossa capacidade de reter e relacionar informações, criando uma série de mecanismos neuronais que formam a nossa personalidade, intelectualidade, pensamento crítico e habilidades, como cantar, tocar, praticar um esporte, entre outras atividades.
Sendo assim, o psicólogo Jean Piaget diz que o desenvolvimento dessas funções cognitivas se dá em quatro etapas, que abrangem faixas etárias diferentes. A seguir, veja do que se trata cada uma dessas fases!
Fase sensorimotora
Esse estágio se inicia nos primeiros dias de vida e vai até aproximadamente os 2 anos de idade. Como a criança ainda está no início das suas relações com o ambiente externo à barriga da mãe, os conhecimentos surgem por meio da experiência do indivíduo, principalmente por reflexo, ou seja, imitando um comportamento ou ação.
Além disso, esse também é o período em que a sua habilidade motora começa a se desenvolver por meio de movimentos básicos, como sugar, chorar, segurar, tocar, andar, entre outros.
Fase pré-operacional
A fase pré-operacional acontece dos 2 aos 6 anos de idade. É esse o período em que a criança começa a se entender como um indivíduo e, na maioria das vezes, predomina o comportamento egocêntrico. Desse modo, a sua interpretação da realidade é parcial e gira em torno de si mesma.
Apesar disso, é durante essa fase que ela começa a entender como funcionam as relações com o ambiente, as pessoas e os objetos. A linguagem, ou seja, o uso de figuras (verbais e não-verbais) para se expressar, é uma das habilidades que mais se desenvolvem no pré-operatório.
Fase operacional concreta
Essa etapa compreende o período dos 7 aos 12 anos. Nessa fase, a criança começa a entender o seu lugar no espaço, deixando de lado os aspectos egocêntricos, e é capaz de entender o mundo de uma maneira mais prática e de outros pontos de vista.
Ou seja, as funções cognitivas de caráter lógico são mais propensas a se desenvolverem e consolidarem nessa faixa etária. Por isso, é o momento em que as crianças aprendem operações matemáticas, unidades de medida (altura, distância, moeda) e raciocínio lógico.
Fase operacional formal
Após os 13 anos, inicia-se a fase operacional formal. Geralmente, essa é a idade em que uma pessoa começa a abandonar a infância e entrar na adolescência. As funções cognitivas começam uma evolução gradual, porém mais lenta.
Aqui, o indivíduo passa a realizar movimentos mais precisos, por conta das habilidades motoras mais complexas; adotar um vocabulário mais completo ou aprender novos idiomas; entre outros aspectos que consistem no padrão intelectual que levará por toda a sua vida.
Técnicas para estimular a capacidade cognitiva da criança
Como visto, a capacidade cognitiva da criança pode ser estimulada de diversas formas. O diálogo, por exemplo, é uma maneira de ensinar a comunicação e fazer com que ela aprenda novas palavras e expressões.
As brincadeiras, por sua vez, são capazes de trabalhar um conjunto de funções cognitivas, estimulando um aprendizado prático e intuitivo. Da mesma maneira, os jogos e aplicativos para celular têm essa função. Por isso, vale a pena usar a tecnologia como uma ferramenta para estimular a cognição de seu filho, apostando em atividades de acordo com a sua faixa etária.
A capacidade cognitiva é a possibilidade de aprender algo novo ou consolidar o conhecimento prévio de uma pessoa. Durante a infância, diversas funções da cognição podem ser estimuladas por meio de incentivos diários. Além disso, a internet pode ser uma grande aliada para ajudar o seu filho a desenvolver o raciocínio lógico, memória, atenção, entre outros aspectos importantes.
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