Entenda tudo sobre as funções do profissional de tecnologia da informação!
Os profissionais de tecnologia da informação desenvolvem sistemas de computador, redes, softwares, aplicações para inúmeros segmentos do mercado e, em seguida, trabalham para garantir que esses sistemas estejam funcionando de maneira correta e eficiente.
A área de tecnologia da informação, também conhecida como T.I, é a responsável por gerenciar a transferência de informações, banco de dados, sites e softwares por meio de computadores.
Dessa forma, a tecnologia da informação e o setor tecnológico estão em constante evolução, sendo um dos setores com mais oportunidades de trabalho e crescimento profissional em todo o mundo.
No entanto, você tem ideia o que faz um profissional da tecnologia da informação e quais áreas de atuação de T.I?
Então continue lendo nosso artigo que iremos explicar como funciona o mundo da tecnologia da informação, principais áreas de atuação e o que cada uma desenvolve.
Primeiramente, o que é tecnologia da informação?
A tecnologia da informação é o uso de sistemas ou dispositivos de computador para acessar informações, redes, armazenamento e outros dispositivos físicos.
Ou seja, a tecnologia da informação é responsável por uma grande parcela da nossa força de trabalho, operações de negócios e acesso pessoal a informações que abrange grande parte de nossas atividades diárias na vida pessoal e profissional.
Ainda não conhece as principais linguagens de programação? Venha descobrir agora! Clique aqui e confira nosso artigo especial.
Das comunicações ao gerenciamento de dados e eficiência operacional, a T.I dá suporte a muitas funções de negócios e ajuda a aumentar a produtividade das empresas e seus colaboradores.
Portanto, a tecnologia da informação é usada por todos, desde setores corporativos até empresas individuais e operações locais.
Quais as principais áreas de atuação de T.I?
A área de tecnologia é imensa, além de fornecer muitas opções de atuação no mercado de tecnologia, possibilitando que o profissional desenvolva seu perfil de acordo com suas preferências pessoais.
Por ser muito ampla, a indústria de T.I é formada por um conjunto de companhias que operam em todos os tipos de setores de atividade, por exemplo: comunicação, eletrônicos, medicina, segurança, transporte, alimentícia, entre outros.
Ou seja, a tecnologia da informação é um termo amplo que envolve o uso da tecnologia para comunicar, transferir dados e processar informações em muitas áreas.
No entanto, existem diferentes trilhas dentro da tecnologia da informação que incluem:
- Análise
- Automação
- Inteligência artificial
- Computação em nuvem
- Comunicações
- Cibersegurança
- Gerenciamento de dados
- Infraestrutura
- Internet das Coisas
- Aprendizado de máquina
- Redes de computadores
- Robótica
- Desenvolvimento de software/aplicativo
Sobretudo, destacamos 4 áreas de atuação de T.I que continuam em alta no Brasil e devem permanecer no topo por muitos anos.
Segurança da Informação
A segurança da informação é uma área específica cujo objetivo é proteger todas as informações e dados pessoais, transações bancárias e informações confidenciais de empresas públicas e privadas.
Ou seja, os profissionais que trabalham com segurança da informação protegem sistemas e redes contra hackers e outras ameaças online, desenvolvendo defesas contra possíveis ataques cibernéticos.
Com a rápida mudança para o mundo online e um modo de vida mais digital, muitas empresas estão mudando seus negócios para o ambiente digital. Ou, pelo menos, começando a introduzir seus serviços na internet.
Sendo assim, não é de surpreender que o número de empregos na área de segurança da informação tenha aumentado muito nos últimos anos.
O profissional de segurança da informação precisa ter conhecimentos em:
- Criação de sistemas que detecta ameaças digitais
- Resolução de incidentes para proteção de dados
- Desenvolvimento de rede de segurança
Além disso, o especialista em segurança da informação deve ter conhecimento prático em programação, resolução de problemas, gerenciamento de dados e sólidas habilidades de codificação com Java, Ruby, Python e C++.
Programação
A área de programação é extensa e muito versátil, permitindo que o profissional se especialize em um ou mais campos da computação.
O programador é um especialista que escreve e cria softwares para computadores, aplicativos para celulares, jogos digitais, robôs e sistemas inteligentes.
Por isso, a maioria dos programadores tem ampla experiência em codificação em várias linguagens e plataformas de programação, incluindo Python, Ruby, Swift, JavaScript, PHP, HTML, C, C++, entre outros.
Além disso, o profissional de programação consegue trabalhar em vários projetos dentro da área de tecnologia da informação, de pequenas a grandes empresas de tecnologia.
Contudo, o desenvolvedor de softwares é o responsável por executar os seguintes trabalhos em uma empresa de tecnologia, por exemplo:
- Concepção e projeto do sistema
- Desenvolvimento de sistema
- Codificação
- Depuração e testes
- Implementação
- Manutenção
- Instruções ou programas do sistema
Clique aqui para conhecer mais detalhes da carreira de desenvolvedor e quais habilidades ele precisa ter.
Qualidade de Software
O profissional de qualidade de software tem o desafio de monitorar todas as fases de processo de desenvolvimento de um software para certificar a qualidade do produto final, entregando um sistema que atenda os padrões estabelecidos pelo cliente.
Leia também: software: o que é e quais são os tipos?
Sendo assim, dentre as principais funções desempenhadas pelo especialista de qualidade de software, podemos citar as seguintes:
- Design de software
- Escrita de código-fonte
- Revisão de código
- Gerenciamento de configuração e mudanças
- Testes de programa
- Integração de software
- Gerenciamento de liberação
Além disso, os profissionais de qualidade de software garantem que o produto final não apenas atenda às diretrizes da companhia, mas que seja lançado dentro do tempo estabelecido.
Interface do Usuário (UX)
O profissional de interface de usuário (UX) é o responsável por criar uma experiência ideal para o usuário quando ele interage com um produto digital ou físico, como um site, aplicativo ou um aparelho eletrônico.
Sua principal atividade é estudar os usuários e entender seus comportamentos para projetar uma jornada que o permita realizar as tarefas desejadas com o mínimo de esforço.
Ou seja, o especialista em interface do usuário cria as telas, os visuais, a estrutura de navegação com objetivo de proporcionar uma experiência memorável ao usuário.
Entenda mais sobre o universo UX design e a experiência do usuário, clique aqui!
As atividades diárias de um designer de UX mudam bastante entre empresas ou até mesmo entre projetos dentro da mesma companhia, mas geralmente as funções são compostas por:
- Realizar pesquisas com usuários
- Criar personas de usuário
- Determinar a arquitetura da informação de um produto digital
- Desenvolver protótipos
- Projetar fluxos de usuários e wireframes
- Testar produtos em usuários reais
Como vimos, a área de tecnologia da informação é bastante ampla e com muitas oportunidades profissionais.
Portanto, se você quiser ajudar seu filho a ingressar no mundo da programação, então sugerimos que você acesse nosso site e conheça nossos cursos de tecnologia ou clique aqui para agendar uma aula experimental.