Saiba quais serão as profissões do futuro!
Você pode estar investindo em uma!
Como será o futuro? Máquinas extremamente inteligentes, robôs realizando tarefas diárias e a tecnologia cada vez mais relacionando o mundo real com o digital. É difícil prever com precisão quais serão as profissões do futuro. Porém, é completamente possível fazer projeções sobre como serão os próximos anos e mais, maneiras de se preparar para o futuro.
Como será a vida do meu filho daqui a 10 anos? Como eu posso prepará-lo para chegar lá? Sem dúvidas, essas questões estão presentes na mente dos pais e preocupam, principalmente, devido ao mundo atual ser bastante diferente daquele que conheceram há anos atrás. Mas não se preocupe. Iremos te ajudar!
Por onde começar a pensar?
Educação, qualidade de vida, saúde, emprego e tantos outros fazem parte dessa preocupação e devem ser pensados com calma. Item por item. Mas hoje centraremos no último: os empregos.
Muito tem se falado sobre as profissões do futuro, os cargos que perderão espaço nos próximos anos e aqueles que serão totalmente extintos. É importante ficar atento a tudo isso e se questionar: Será que estou oferecendo uma formação completa ao meu filho? Cuidado, você pode estar investindo em uma profissão sem futuro!
Quais profissões correm perigo?
A tecnologia alterou significativamente o dia a dia das pessoas, entrou nas empresas e mexeu com toda a lógica dos processos. A internet, por exemplo, acelerou as conexões, diminuiu distâncias e encurtou o tempo. Se antes comprar era uma tarefa que requisitava sair de casa e se direcionar à loja, hoje isso é feito pela tela do celular, daí é só esperar chegar na porta.
O que mais gera medo de exclusão de empregos em larga escala é a mecanização. Robôs que realizam funções e substituem o trabalho humano. Isso é um risco real? Sim. A discussão da incorporação das máquinas em muitas profissões do dia a dia não é mais assunto de ficção científica.
Com os avanços da inteligência artificial e até possíveis diminuições nos cursos de alguns processos, a utilização de robôs substituindo seres humanos em empresas e afins é uma realidade bastante provável nos próximos anos. Segundo uma reportagem da BBC: “A consultoria Boston Consulting Group prevê que, em 2025, até um quarto dos empregos seja substituído por softwares ou robôs, enquanto que um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, aponta que 35% dos atuais empregos no país correm o risco de serem automatizados nas próximas duas décadas.”
Qual o caminho a seguir?
Por isso, ensinar as crianças e adolescentes a se conectarem e aprenderem sobre tecnologia de uma forma saudável é imprescindível. Atualmente, assim como o inglês, aprender programação é quase um pré-requisito para as profissões.
Além disso, as profissões que mais crescem no mercado estão ligadas ao setor de tecnologia, como as profissões de engenheiro de software, segurança de informação, programador etc.. Por isso, é fundamental investir em curso na área, já que, mesmo se seu filho não siga nessa área, ele pode utilizar os benefícios da programação para outras profissões.
Curtiu o post? Se quiser você pode agendar uma aula experimental para seu filho(a) e tenho certeza que será uma grande contribuição para o futuro do pequeno (a).