Programação em blocos é a melhor forma de aprender?
A metáfora da peça de quebra-cabeça é usada na programação em blocos para oferecer indicações visuais ao usuário sobre como e onde os comandos podem ser combinados e usados. Crianças de 5 anos de idade já podem usar ambientes de codificação baseada em blocos, mas a maioria é voltada para crianças com idade de 8 a 16 anos.
Ainda mais, o ambiente impede que 2 instruções se encaixem se não puderem ser associadas para gerar uma asserção válida. Ou seja, crianças podem permitir a própria imaginação livre com programação em blocos em uma ferramenta, criando um número ilimitado de sprites e dando vida para suas criações com animação e narrativa.
Benefícios da Programação em Blocos
1- Programação Livre de Sintaxe
A programação em blocos alivia o fardo de usar sintaxe complexa e permite que o programador se concentre em áreas difíceis que logicamente demandam mais atenção.
E o fator mais interessante sobre a programação livre de sintaxe, como oposto à programação com base em texto, é que evita erros de sintaxe simples e menores, o que desnecessariamente aumenta tempo de desenvolvimento ao invés de reduzir.
2 – Fácil de Usar
Por remover a possibilidade de erros de sintaxe, a programação em blocos permite que o usuário foque em lógica do seu código. Porque quase não é necessário digitar, encaixar os blocos ajuda a evitar problemas de ortografia e erros de digitação, bem como vários erros de sintaxe por impedir que blocos sejam construídos de maneiras ineficientes.
3 – Programação Gráfica
A programação visual foi direcionada para ajudar humanos com imagens, fazendo do aprendizado muito mais simples. Além disso, o propósito da programação visual é fazer da programação acessível em 3 diferentes níveis.
Dessa forma, a sintaxe elimina erros sintáticos usando ícones, blocos, formulários e diagramas. Assim, a estimulação é uso de mecanismos visuais para testar o comportamento ou estado de um programa.
Leia também também o nosso artigo complementar para saber os benefícios do aprendizado de programação na infância!
4 – Resultados Rápidos
A programação em blocos faz o trabalho mais rapidamente. Pois ao invés de passar tempo aprendendo a como inserir linhas de código em formatos muito específicos, os alunos devem se concentrar em entender as funções principais de vários blocos.
Desse modo, mesmo se apenas sabe como usar alguns blocos, pode fazer um jogo divertido ou animação.
5 – Não É Necessário Memorizar Códigos Enormes
Em um ambiente de código de bloco, cada uma das peças do quebra-cabeça pode ser escolhida em uma lista. A lista é geralmente dividida em categorias com base em tipos de atividades que os blocos executam, matemática, tempo, lógica e assim por diante.
Ao contrário da maioria das linguagens de codificação com base em texto tradicionais, onde os usuários devem memorizar todas as regras e trechos de código, a programação em bloco oferece uma lista ordenada de componentes, permitindo que usuários façam uso da linguagem sem ter que memorizar cada parte.
6 – Aprendizagem É Reforçada Através da Co-Criação do Conhecimento
Quando estudantes podem compartilhar e discutir seu trabalho, o feedback que recebem de seus colegas reforça seu aprendizado.
7 – Simples de Operar
As linguagens de programação em blocos são fáceis de usar e ela permite que crianças elaborem rapidamente um objeto tangível com o qual podem interagir. Assim, mantendo-as motivadas a continuar a aprender.
Veja o nosso artigo complementar para saber mais sobre as principais linguagens de programação! Clique aqui!
Resultados com Programação em Blocos
A programação em blocos é popular entre educadores por várias razões:
- A comunicação é fácil, pois os alunos começam apenas arrastando e soltando blocos para executar o programa. Dessa forma, professores e estudantes vão enxergar como simples de entender.
- A frustração baixa dos alunos: não há erros de sintaxe, que é uma desvantagem da programação com base em texto.
- Todos os conceitos de programação são ensinados em detalhe. Operadores, eventos, estruturas de controle, e mais são incluídos.
- Além disso, encoraja a experimentação. Visto que, a programação em blocos para crianças é tão simples que incentiva usuários a experimentar alguns blocos para ver o que acontece.
Enfim, a programação em blocos tem simplificado o processo de programação, especialmente para as crianças e programadores novatos.
Exemplos de Programação em Blocos
O propósito fundamental por trás dos códigos em bloco é oferecer ao usuário ou destinatário entradas de código que podem ser corrigidas, em caso de potenciais problemas, sem ter contato com fonte do código.
Por exemplo, em telecomunicações, o princípio é codificar uma mensagem de tal maneira que o destinatário possa apenas corrigir um pequeno número de erros antes de a mensagem ser considerada inaceitável.
Dessa forma, elimina-se o risco da mensagem ser retransmitida, o que gera desperdício de tempo e recursos.
Temos um tutorial que ensina como é feita a construção de um jogo no Scratch, clique aqui e confira!
Programação em Blocos Constrói Jogos, Software e Mais
Vale ressaltar que existem sites de programação em blocos para crianças, e são destaques também os games, programas, animações.
Games
O uso mais popular de linguagens de programação em blocos é criar games. Estes games podem variar de simples para complexos, dependendo do codificador.
Labirintos, jogos de clicar, jogos de perseguição, pong games, e até jogos de aventura completos de voar são todos possibilidades para crianças.
Confira uma lista completa com os melhores jogos educativos para o seu pequeno!
Programas
Para programação, vários kits de robótica para crianças usam linguagens de programação em blocos. Isso significa que as crianças podem programar seu robô para se movimentar, realizar tarefas, fazer sons, e outras coisas.
Vários kits também oferecem a opção de programar em uma linguagem de programação em blocos ou com base em texto.
Animações
A maioria dos novos códigos em blocos para crianças começa por fazer uma animação. As animações simples consistem de uma tela simples com personagens animados (sprites) que têm movimento e, ou som.
Animações mais complicadas podem abranger várias telas e contar uma história completa. Múltiplos personagens, várias roupas, bolhas de diálogos, música e muitos tipos de movimentos podem ser todos incluídos.
E que tal ver na prática como esse estilo de programação funciona em uma aula experimental na Ctrl+Play?
Garanta essa experiência para o seu pequeno e agende uma aula experimental para ele participar!