Por que implementar tecnologia na educação?
A tecnologia na educação infantil faz uma grande diferença para as crianças, pais e a própria escola.
Para que as ferramentas certas sejam incorporadas com responsabilidade na experiência do aluno, é fundamental conhecer as realidades da instituição, entender os desafios e experimentar diferentes abordagens.
Só assim as crianças terão uma percepção mais positiva, criando assim condições favoráveis à aprendizagem.
Pensando nisso, disponibilizamos esse texto para você entender um pouco mais sobre a importância da tecnologia na sala de aula, além de dar algumas dicas de como aplicá-la. Boa leitura!
Por que inserir a tecnologia na educação infantil?
Basta uma olhada rápida ao nosso redor para ver como a tecnologia está em todas as esferas da nossa vida.
Celulares, smartphones, conexão wi-fi: todos os locais, públicos ou privados, contam com pelo menos um desses elementos.
Sob esse ponto de vista, as empresas de limpeza e conservação, por exemplo, têm muito a ganhar com isso – assim como a educação primária. Entenda por que a seguir.
Interatividade
O aprendizado fica mais dinâmico quando mediado pela tecnologia. Isso estimula os alunos a desenvolverem consciência crítica e autonomia, bem como o trabalho em grupo.
Quando a instituição educacional faz da ferramenta tecnológica uma aliada, as crianças passam a ter contato com informações e experiências que fazem muita diferença na jornada delas.
Novas formas de aprender
As escolas precisam sempre buscar alternativas para captar a atenção dos alunos e tornar o processo mais prazeroso para as crianças.
Dessa forma, eles têm um maior comprometimento com o que está sendo ensinado em sala de aula. Além de uma oportunidade de serem mais proativos na busca por novos conhecimentos.
Sobretudo, a partir do uso da tecnologia, o mesmo conteúdo é transmitido às crianças de diferentes maneiras. Assim garantindo uma aprendizagem e interpretação mais eficazes.
Preparo para o futuro
Quando falamos em preparar nossos filhos para o futuro, não estamos falando especificamente do mercado de trabalho.
Graças ao crescente uso da tecnologia no contexto da educação, é possível introduzir novos métodos de aprendizagem, permitindo à criança mais autonomia no processo.
Então, à medida que ela envelhecer e começar a absorver conteúdos mais densos (preparação para vestibular, por exemplo), ela estará mais preparada para esses desafios.
Como a tecnologia pode atuar na educação?
Versátil como é, fica evidente que a tecnologia no âmbito educacional deve funcionar de forma distinta à tecnologia na empresa de instalação de energia solar, por exemplo.
Agora vamos nos concentrar nas medidas e estratégias que professores e diretores devem levar em conta na hora de aplicar soluções tecnológicas para objetivos pedagógicos.
Promova a cooperação
Graças à internet, a escola tem a capacidade de promover ainda mais as atividades colaborativas
Dessa forma a tecnologia pode ser usada para incentivar alunos e professores a construir a aula juntos usando formatos como:
- Vídeos;
- Histórias;
- Projetos;
- Áudios.
Nesse sentido, todos os alunos estarão trabalhando juntos – e até os alunos mais tímidos poderão se manifestar e participar do processo para aprender. Imagina que legal todos juntos aprendendo sobre sistema de aterramento na prática, por exemplo.
Compreenda a situação atual
Você tem que entender a realidade da organização. Se a escola já estiver avançada nessa área, pode ser possível buscar soluções mais inovadoras e com maior impacto nos processos.
Certifique-se também de medir continuamente o desempenho das estratégias adotadas.
Só assim é possível melhorar os pontos que não deram muito resultado e verificar o que contribuiu efetivamente para o aprendizado e a concentração dos alunos.
Teste diferentes maneiras de entregar conteúdo
Criatividade não é um atributo positivo apenas para os alunos. Os professores também se beneficiam muito dela!
O uso da tecnologia no ambiente educacional pode ser usado para complementar os temas das aulas. Na aula de geografia, por exemplo, os alunos podem estudar sobre como é o processo para instalar energia solar com uma pesquisa no Google.
Se o professor preferir adotar uma abordagem mais central, os alunos devem participar de forma ativa.
Isso retêm a atenção deles e estimula a autonomia. Cabe ao profissional da educação instruí-los e ajudá-los sempre que for necessário.
Considerações finais
É importante destacar que as soluções tecnológicas servem para ajudar e não para substituir a figura do professor na sala de aula ou de outros profissionais, como um cuidador de idosos.
Além disso, é possível e recomendável que os ambientes digital e físico se fundam e complementam para dar forma a uma experiência mais interativa e interessante para as crianças.
Considere adotar a tecnologia em sala de aula como um apoio pedagógico visando a inserção das crianças em diferentes áreas, dessa forma elas se desenvolvem de maneira positiva e podem encontrar novos meios de participar das atividades propostas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.