Afinal, o YouTube Kids é seguro?
Que o YouTube é um fenômeno da internet, não há dúvidas, não é verdade? Realmente o serviço tem encantado adultos e crianças no mundo todo. No entanto, ainda que ofereça programas educativos, desenhos animados e outros tipos de conteúdos voltados para o público infantil, nele também estão disponíveis alguns vídeos considerados impróprios para os pequenos. Por essa razão, foi criado o YouTube Kids.
O aplicativo foi lançado em 2015, é gratuito e tem como proposta tornar a plataforma segura para crianças, uma vez que elimina aqueles vídeos inapropriados para essa faixa etária. Apesar disso, ocasionalmente, pais ou filhos encontram na plataforma conteúdos impróprios, enganosos e impactantes.
Para evitar que esse tipo de situação aconteça, elaboramos um post explicando como o YouTube Kids funciona, quais são os seus benefícios e como você pode tornar esse ambiente mais seguro. Afinal, mesmo que seja muito bom ter uma alternativa de entretenimento gratuito e rápido para apresentar ao seu filho, a confiança vem sempre em primeiro lugar. Ficou interessada? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o site!
O que é o YouTube Kids?
O YouTube Kids é um aplicativo direcionado às crianças. Seu principal objetivo é criar, em comparação a outros serviços de compartilhamento de vídeos, uma experiência mais segura para esse público. Aliás, não só mais segura, mas também mais atraente! A começar pelo seu próprio design, que fornece uma apresentação bastante lúdica, com ilustrações, animações e ícones grandes.
Nele, é possível acessar episódios de desenhos animados, programas didáticos, clipes musicais e, até mesmo, assistir aos vídeos produzidos por usuários, como unboxing de brinquedos, slime, entre outros.
De acordo com o Google, os conteúdos disponíveis na plataforma são escolhidos com base na busca dos usuários e na filtragem dos algoritmos. Em virtude da segurança que o aplicativo oferece aos pais, ele tem se tornado um grande sucesso.
Como funciona o aplicativo?
No YouTube Kids, os pais podem restringir o que os seus filhos assistem. Isso porque, ao configurar a conta da criança, será questionado se deseja ou não acionar o recurso de pesquisa.
Dessa forma, se você optar por manter o mecanismo ativado, a criança poderá buscar tudo aquilo que está de acordo com o que o algoritmo considera apropriado para a sua faixa etária. Vale lembrar que o responsável pela criação da conta precisa selecionar a categoria, ou seja, informar a idade do usuário logo no início.
Por outro lado, se você escolher desativar a busca, apenas um conjunto limitado de vídeos estipulados para a categoria de idade informada ficará disponível para acesso e visualização.
Outro ponto importante é que, assim como na plataforma convencional, o YouTube Kids também costuma apresentar anúncios antes dos vídeos. O que os diferencia é que o aplicativo infantil obedece a algumas regras específicas, por exemplo: os comerciais são direcionados aos pais (e não somente às crianças), visto que os pequenos não têm poder de compra.
A política do YouTube Kids em relação aos anúncios é bem clara. Antes que as propagandas sejam exibidas, aparecem recados animados confirmando que aquele conteúdo é comercial. De acordo com os desenvolvedores do programa, há um critério avaliativo para impedir que determinados anúncios sejam reproduzidos para as crianças.
Por que utilizar o Youtube Kids?
Do entretenimento ao auxílio na educação, os motivos para utilizar o aplicativo são inúmeros. Vamos elencar, a seguir, alguns diferenciais e algumas vantagens que ele fornece para crianças e seus pais.
- conteúdos próprios para cada idade;
- navegabilidade simples e prática;
- design pensado para o público infantil;
- estímulo à autonomia;
- recursos que maximizam a segurança;
- controle dos pais;
- experiência personalizada;
- contato inicial com a tecnologia;
- aprendizado divertido e prazeroso;
- tranquilidade e horinhas de descanso para os pais;
- interação com outros usuários;
- entre outros.
Como manter o YouTube Kids seguro?
Devemos lembrar que nenhum sistema automatizado consegue garantir uma segurança plena, isto é, falhas podem ocorrer e, eventualmente, podem aparecer conteúdos inapropriados para a faixa etária escolhida. Como forma de evitar ao máximo esses problemas — e de reduzir os riscos —, o YouTube Kids oferece outros dispositivos de controle.
Quer dicas para manter os pequenos ainda mais protegidos durante a navegação? É pra já!
Senha personalizada
A dica número um é: crie uma senha personalizada. Ela vai impedir que seu filho descubra qual é a combinação de números preestabelecida e configure, ele mesmo, o YouTube Kids. Existe uma tela em que está escrito “somente pais”. Nela, você vai encontrar um botão para estabelecer a sua própria senha.
Bloqueio
Outra informação bastante útil é que é possível bloquear conteúdos que você considere indevidos. Pode acontecer de o seu filho se divertir com os vídeos sem que você esteja presente. Por isso, esteja atenta aos sinais. Caso sinta que ele tenha ficado perturbado ou estranho após assistir algo, acesse o histórico e bloqueie o vídeo ou o canal para que ele não apareça novamente.
Para bloquear, é fácil: basta fazer login na conta, clicar no ícone de três pontos que aparece embaixo do vídeo, clicar em “bloquear vídeo”, digitar os números exibidos na tela ou a sua senha personalizada e pronto!
Denúncia
Outra opção disponível é a de denúncia. O YouTube Kids conta com uma equipe especializada que trabalha 24 horas por dia investigando as produções denunciadas. Sendo assim, a colaboração dos usuários — sinalizando os conteúdos maliciosos — é de fundamental importância para melhorar a experiência de todos.
Timer
O timer é, igualmente, uma ferramenta que ajuda muito! Ele permite que você limite o tempo, entre 1 e 120 minutos, que a criança pode ficar no aplicativo. Quando o prazo expira, ele “dorme”, necessitando que os responsáveis digitem o código para retornar à navegação. Dessa forma, você evita que o seu filho extrapole o tempo que você considera saudável para ele no aplicativo.
Seleção
Não podemos deixar de citar uma funcionalidade, lançada em setembro de 2018, que também permite aos pais selecionarem e escolherem exatamente quais vídeos e canais as crianças podem assistir. Isso intensifica ainda mais a segurança e proporciona aos seus filhos uma navegação tranquila e saudável pela ferramenta.
Fixação de tela
Por fim, o conselho de ouro: antes de entregar o smartphone ao seu filho, ative a fixação de tela. Dessa maneira, você vai impedir que ele saia do aplicativo, continue mexendo e tenha acesso a outras ferramentas do seu aparelho.
Confira como fixar a tela (para Android):
- Vá em “Configurações” no seu smartphone.
- Toque em “Segurança” e, depois, em “Fixação de tela”.
- Ative o recurso.
- Abra o YouTube Kids.
- Toque em “Visão geral”
- Deslize para cima e toque no ícone de alfinete.
Pronto! Seu filho não conseguirá sair do aplicativo sem digitar a senha.
Como já foi dito, o YouTube Kids é uma valiosa ferramenta de entretenimento para crianças. No entanto, nenhum recurso tecnológico é capaz de substituir a presença dos pais. Por isso, a supervisão e o acompanhamento dos adultos em qualquer atividade são imprescindíveis!
Gostou de saber um pouco mais sobre o YouTube Kids? Compartilhe este post em suas redes sociais para que outras pessoas possam descobrir suas vantagens e, principalmente, como utilizá-lo de maneira segura.