A importância do ensino STEM para o desenvolvimento das crianças
Você sabia que a metodologia STEM é uma das eficazes para ajudar estudantes a se tornarem bons profissionais? Afinal, o ensino STEM aborda conceitos e estratégias do mundo real, o que ajuda os alunos a conseguirem habilidades que são cruciais para profissões modernas. Assim, os pais podem se preocupar menos com o futuro dos pequenos, já que se trata de um método mais eficaz.
Tem interesse no assunto e deseja contribuir com o desenvolvimento do seu filho? Então, acompanhe atentamente os tópicos a seguir.
O que é ensino STEM?
O ensino STEM baseia-se na interdisciplinaridade para engajar os alunos e gerar uma experiência rica e profunda de aprendizado. A sigla “STEM” se refere a áreas do conhecimento, como ciências, tecnologia, engenharia e matemática. O foco não é necessariamente ensinar conceitos desses campos para crianças, mas utilizar o mesmo método de pensar a educação desses ramos.
Por isso, a educação STEM é focada em projetos que carregam cenários do mundo real. Ou seja, a ideia é trabalhar com contextos relevantes, a fim de preparar melhor os estudantes para o mercado. Outra característica é a maior autonomia dos alunos, que são os protagonistas do próprio aprendizado e saem de uma postura mais passiva para uma ativa.
Estimula também um uso consciente da tecnologia, de modo a ensinar atividades relacionadas, como programação de aplicativos/sites/jogos e robótica. Tudo isso de forma divertida e interativa.
Nos projetos dessa metodologia, estudantes se envolvem ativamente, criando coisas e chegando a resultados com base nas discussões e debates com colegas. Assim, crescem juntos e desenvolvem características requeridas pelo mercado atual e futuro. Veremos mais sobre isso no tópico a seguir.
Quais os benefícios do ensino STEM?
Então, quais os benefícios do modelo STEM? Vamos aprofundar nos próximos parágrafos.
Desenvolver pensamento crítico
Ao colocar crianças em contato com situações reais, é possível estimular o pensamento crítico e a cidadania deles, ajudando-os a entender qual o seu papel no mundo. Desse modo, eles crescem como profissionais e como seres humanos também, desenvolvendo consciência social.
Esse tipo de pensamento consegue ir além das conclusões rasas e comuns ao investigar um problema de forma completa. Assim, estudantes passam a entender melhor o contexto em que vivem.
Incentivar criatividade
Como falamos, esses projetos são fincados em criações e envolvem uma postura mais ativa dos alunos. Por essa razão, eles desenvolvem a criatividade, sendo incentivados a pensar em diferentes soluções para um problema e diversas formas de chegar a essas soluções. Utilizando os recursos práticos e com apoio da tecnologia, os estudantes devem imaginar os cenários associados e construir ideias com base na capacidade criativa.
Melhorar a participação escolar
No geral, a participação escolar melhora, pois as crianças passam a se concentrar mais nas atividades escolares e a se dedicar aos projetos. Há uma motivação maior, visto que STEM envolve recursos empolgantes e estratégias inovadoras de ensino. Não é somente a mesma atividade de sempre, característica das abordagens tradicionais.
Além disso, essa metodologia é fortemente baseada em trabalhos em equipe, o que estimula a participação de todos os envolvidos na construção de soluções e saídas para os problemas. Os alunos aprendem a lidar com os outros e a respeitar as ideias de cada um, bem como a se comunicar em busca de um ponto comum.
Desse modo, seu filho desenvolverá capacidade de empatia, controle emocional e conseguirá auxiliar os colegas, enquanto cresce também.
O STEM é essencial a fim de preparar estudantes para o mercado moderno, desde a infância. Com métodos práticos, eles entrarão em contato com as novidades tecnológicas e conseguirão superar os principais desafios da educação tradicional para conquistarem as habilidades necessárias para uma vida pessoal e profissional bem-sucedida.
Gostou de aprender sobre ensino STEM? Entenda também a importância das habilidades sociais na infância e ajude seus filhos a desenvolvê-las.