Aprender a programar de forma lúdica: saiba como estimular as crianças
Aprender a programar desde criança pode estimular o pensamento lógico, a criatividade, conceitos matemáticos complexos e até facilitar a inserção futura no mercado de trabalho. Além do mais, é preciso reconhecer que a tecnologia veio para ficar, especialmente a da programação.
Isso porque vivemos linguagem digital e estamos diariamente em contato com ferramentas tecnológicas feitas a partir da programação. Isso vai desde atividades relacionadas ao gerenciamento financeiro, como a realização dos votos nas urnas. Desse modo, as crianças que têm a oportunidade de aprender a programar podem escapar do chamado analfabetismo do futuro.
Agora que você já percebeu os benefícios dessa atividade, quer saber como incentivar as crianças nessa área? Nesse artigo vamos abordar algumas plataformas que podem ajudar. Confira!
Scratch
O Scratch é uma plataforma aberta e gratuita, desenvolvida pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que ensina às crianças e adolescentes os conceitos de lógica. Por contar com uma interface bastante atrativa visualmente, apoiada no conceito de programação em blocos – que ensina os usuários ao transmitir um conhecimento abstrato para algo mais sólido –, é bastante benéfica para prender a atenção das crianças.
A base para a construção do Scratch foram os brinquedos da marca LEGO, em que os usuários podem assumir as funções de objetos, comandos, condições e diversas outras variáveis para a construção de um software. Como produto final, é possível ter um programa, jogo ou aplicativo.
Minecraft
Nem só de diversão vivem as crianças que usam a plataforma Minecraft. Com ela é possível ter acesso a conceitos de programação, como Java, Lua e Blockly de uma maneira bem mais lúdica.
Além do mais, o game também ganha pontos por estimular o uso da imaginação e da lógica, construir estruturas e vencer desafios para chegar ao objetivo final.
Dessa maneira, as crianças entram em contato com diversos conhecimentos em uma única plataforma: programação, arquitetura, ciência, história, geometria etc.
Tynker
Se você ainda não tinha ouvido falar no Tynker, saiba que é uma das maiores plataformas de programação pra criança do mundo. Com ela os pequenos entram em contato com a codificação de blocos visuais de forma lúdica, e o ensino vai se intensificando com o passar do curso.
Para isso ela é dividida em três fases:
- Iniciante: sequenciamento, reconhecimento de padrões, loops e contadores;
- Intermediário: game design, AR/robótica/drones, modding Minecraft;
- Avançado: JavaScript, Python, Web design.
A plataforma é indicada para crianças de 7 anos e conta com vídeos explicativos para demonstrar suas principais ações, o que torna tudo mais atrativo e didático.
Twine
O Twine funciona de forma a incluir as crianças que podem se afastar do mundo da programação por conta de seus conceitos técnicos, como códigos e blocos, e diminui o desconforto ao focar na construção de jogos com boas histórias.
Para isso, o Twine é baseado em páginas com imagens e textos e ajuda as crianças e adolescentes a construírem algo coeso e com sentido para quem for jogar. Porém, mesmo que ela fuja dos conceitos mais técnicos da programação, a plataforma é recomendada apenas para crianças a partir de 12 anos.
Alice
Alice é uma plataforma gratuita de 3D com foco em crianças e é um pouco mais avançada que outras. Nela as crianças e adolescentes têm um maior contato com os conceitos técnicos da programação, mas fazem isso utilizando o conceito de blocos – já mencionado –, o que simplifica o aprendizado e ajuda no domínio das técnicas.
Além do mais, outra vantagem da plataforma Alice é contar com funcionalidades mais intuitivas e simples, como a de arrastar e soltar, o que facilita mais ainda o conhecimento. O Alice também permite criar programas que serão convertidos para o código Java, o que possibilita a migração para uma linguagem mais comercial e comumente utilizada no mercado.
Além dos exemplos mencionados, existem outros como Minecraft, Scratch, Roblox, etc. Quando as crianças são familiarizadas com essas plataformas e aprendem a programar de forma lúdica, além de elas já terem uma vantagem em relação às exigências do futuro – que vai necessitar cada vez mais de programação e de profissionais da área –, também terão o pensamento lógico e a criatividade estimulados, além de aprendem conceitos matemáticos complexos.
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