Plataforma Unity: uma ferramenta exclusiva para a criação de games!
Unity: As principais dúvidas sobre a plataforma mais usada no mercado de games
Seu filho ama games? Então essa é a oportunidade perfeita para incentivá-lo a criar os seus próprios jogos e ao mesmo tempo aprender a programar. Jogos e sites como Roblox, Tynker ou Kodu Game Lab se tornaram populares por serem utilizados para ensinar programação para crianças, mas o nosso destaque de hoje é no como funciona a plataforma Unity, que veio para facilitar ainda mais este tipo de ensino!
O que é a Unity?
Unity é uma plataforma “motor de jogos”, com um sistema versátil e de fácil entendimento feita para todos os públicos.
Assim, tanto iniciantes quanto profissionais conseguem aproveitar todos os recursos oferecidos para o seu aprendizado.
Além disso, com ela é possível desenvolver jogos em 2D ou 3D com diversos estilos de gráficos e mecânicas para várias plataformas.
Ainda mais, e o melhor de tudo, ela é totalmente GRATUITA! Super legal né?
Então continue lendo para entender melhor como utilizar uma das plataformas mais famosas do mercado de games.
Como funciona?
Essa plataforma é conhecida como “motor de jogos” e traz dentro dela ferramentas que facilitam o desenvolvimento de games.
Ou seja, este tipo de software geralmente disponibiliza recursos para criar gráficos estilizados, objetos, trilhas sonoras e muitas outras ações que um videogame demanda.
Qual a linguagem usada?
A linguagem de programação usada na Unity é a C# (pronunciada C Sharp) e dentro da própria plataforma existem módulos para aprender a criar scripts em C#, explicando a sintaxe básica com variáveis, funções e classes.
Portanto, são mais de 37 horas de conteúdo educativo para aprender a desenvolver seu próprio game com a C#. Com isso, você poderá criar jogabilidade, mecânica, efeitos visuais, sistemas de inteligência artificial, entre outros.
Além da C#, também é possível utilizar Boo e JavaScript com complementos que podem ser comprados dentro da Unity.
Quanto custa a Plataforma Unity?
Um dos motivos que torna a plataforma a mais amada pelos desenvolvedores de jogos é a disponibilidade uma versão gratuita. Nela você pode criar um game do zero sem nenhum gasto.
Contudo, também há a opção de planos pagos com algumas ferramentas diferentes a partir de US$35/mês. Você pode comparar o que vale mais a pena para você neste link.
Como criar um jogo?
O primeiro passo é criar o conceito, a ideia inicial para o jogo. Depois, tem que definir qual será a mecânica principal dele. Em seguida, você precisa definir as regras do jogo, descrevendo suas características, condições de vitória e derrota, entre outros.
Dentro da Unity, você será instruído a criar estes primeiros passos na criação de um projeto. Feito isso, você passará a utilizar a Unity 3D para criar a interface do seu game.
Unity 3D
O motor de jogos Unity 3D possui uma interface bastante simples e amigável para o desenvolvimento de jogos de diversos gêneros. Sua área de trabalho é composta de várias janelas chamadas “views”, cada uma com um propósito específico.
E o mais legal na hora de começar a produzir dentro da Unity é que é possível encontrar diversos tutoriais, dicas e fóruns de discussões online por conta da grande comunidade que utiliza a plataforma.
Além disso, você pode publicar o seu game em plataformas diferentes sem que seja necessário refazer o jogo várias vezes.
Tambem é possível utilizar recursos práticos da própria plataforma como áudios e scripts pré-prontos, por exemplo.
É possível criar games para iOS, Android, BlackBerry, Windows Phone ou Windows.
Unity e Autodesk
Uma curiosidade legal é que agora a Unity possui integração com o Autodesk, um software de desenho e projetos profissional muito utilizado em arquitetura, construção e engenharia.
Dessa forma, é possível transferir arquivos com facilidade entre o Autodesk e a Unity e criar designs mais rápidos e interativos.
Unity x Unreal: qual é melhor?
O Unreal foi sempre conhecido pelos seus gráficos ótimos e é um dos concorrentes diretos da Unity, especialmente agora que os seus preços estão mais acessíveis.
Ainda assim, o Unreal é uma plataforma mais complexa. Ele tem uma interface mais desafiadora, motivo pelo qual é ideal para quem já tem um pouco mais de experiência no assunto.
Em compensação, o design da Unity é mais intuitivo. A plataforma utiliza a linguagem de codificação C#, que facilita bastante o aprendizado.
Além disso, tem uma comunidade gigante com inúmeros recursos, tutoriais e cursos que podem ser encontrados online com facilidade. Por isso, a Unity é uma opção mais atraente para quem está começando a desenvolver games.
Unity Web Player
O Unity Web Player é um plugin para navegador que permite jogar games em 3D desenvolvidos com a plataforma.
É importante ter uma máquina potente para o aplicativo funcionar de maneira satisfatória.
Download da Unity
Você pode fazer o download da Unity clicando aqui. O site reconhece automaticamente o seu sistema operacional e já baixa a versão correta para você.
Com todas essas ferramentas que facilitam o aprendizado, apresentar a Unity para o seu filho pode ser a porta de entrada para um futuro desenvolvedor de jogos!
E aí, gostou do conteúdo de hoje? Aproveite e baixe agora o nosso E-book “Profissões do Futuro”.