Ainda não conhece as principais linguagens de programação? Venha descobrir agora!
As linguagens de programação são empregadas na indústria de tecnologia para criação de games, aplicativos, sites, softwares, robôs, inteligência artificial e tudo que envolve desenvolvimento tecnológico.
Sobretudo, a linguagem de programação é uma parte extremamente necessária para executar todos os tipos de dispositivos que exigem codificação de computadores.
Com a ascensão tecnológica, as linguagens de programação assumiram um papel importante no mundo da inovação, robótica e aplicações inteligentes. Ou seja, é possível afirmar que a tecnologia do mundo moderno não existiria sem as linguagens de programação.
Contudo, a lista de linguagens disponíveis é extensa, mas existem algumas que são mais utilizadas do que outras. Então você deve se perguntar: qual linguagem vale a pena aprender, qual a diferença entre elas e quais os objetivos de cada uma?
Fique tranquila, pois é isso que iremos responder ao longo deste artigo. Explicaremos um pouco mais sobre as principais linguagens de programação, o que você precisa saber sobre elas e a importância de cada uma no mercado de tecnologia.
Continue lendo para conhecer as 4 linguagens de programação mais usadas no mundo e o que podemos criar com cada uma delas!
Primeiro, o que são linguagens de programação?
A linguagem de programação é um conjunto de regras sintáticas e semânticas que os programadores usam para desenvolver um software, scripts, aplicativos ou outras classes de instruções para os computadores executarem.
Embora muitas linguagens tenham alguma semelhança, cada uma tem sua própria sintaxe, que significa usar estruturas de caracteres para um computador interpretá-las.
Leia também nosso artigo: qual é a importância da programação para crianças?
Como funciona na prática, quando o usuário executa um comando sem a sintaxe adequada, o compilador descobre um defeito e gera um erro de sintaxe, gerando uma falha no programa.
Conhecendo as principais linguagens de programação
Como mencionamos na introdução deste artigo, há muitas linguagens de programação no mercado que podem utilizadas na criação de projetos específicos ou outras que permitem desenvolver aplicações generalistas.
Nesse sentido, compilamos uma lista para mostrar como a área de tecnologia é repleta de possibilidades, mesmo focando nas linguagens de programação populares e seus usos comuns.
Confira o nosso artigo complementar sobre o que é e como funciona a lógica de programação. Clique aqui!
Portanto, selecionamos 4 linguagens de programação mais usadas atualmente em todo o mundo que ajudaram a inventar o cenário tecnológico que conhecemos hoje.
Python
Criada pelo holandês Guido van Rossum e lançada em 1991, a Python é uma linguagem de programação popular que pode ser usada para criação de uma ampla variedade de aplicações como:
- Desenvolvimento web (servidores)
- Desenvolvimento de software
- Data science
- Machine learning
- Automação de scripts
A utilização da linguagem Python é generalizada devido à sua sintaxe clara e legível, além do uso frequente para análise de dados, aprendizado de máquina e desenvolvimento web.
Além disso, a Python produz um código fácil de ler, entender e aprender.
Grandes organizações utilizam Python para desenvolver suas tecnologias como Mozilla, Google, Microsoft, Netflix, Uber, Dropbox, Reddit, entre outras.
JavaScript
JavaScript é uma linguagem de programação que os desenvolvedores web usam para criar interações mais dinâmicas ao desenvolver páginas na internet, aplicativos, servidores e até jogos.
A linguagem JavaScript permite implementar recursos dinâmicos em páginas da web que não podem ser feitos apenas com HTML e CSS.
Você sabe o que faz e como funciona a carreira de um desenvolvedor? Clique aqui e confira nosso artigo completo sobre o tema.
O profissional que domina JavaScript consegue desenvolver diversas aplicações como:
- Automatização de tarefas
- Servidores
- Banco de dados
- Aplicativos Mobile
- Plugins
- Games
- Sites dinâmicos
Apesar da sua versatilidade, essa linguagem é bastante usada para criar e controlar o conteúdo dinâmico do site, ou seja, qualquer coisa que se mova, atualize ou altere de outra forma na tela sem exigir que você recarregue manualmente uma página da web.
PHP
PHP é uma linguagem de programação de código aberto que pode ser usada na criação de sites, aplicativos, sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente, entre outras.
A linguagem PHP foi criada pelo programador Rasmus Lerdorf em 1995. Desde o seu lançamento, a linguagem PHP já recebeu 8 versões, sendo uma linguagem em constante evolução e aprimoramento.
Atualmente é uma das linguagens mais populares entre aqueles que desenvolvem aplicações web como sites em WordPress.
Sem dúvida, a PHP pode ser usada em um grande número de aplicações, já que é uma linguagem de programação de código aberto.
O que significa ser uma linguagem de código aberto? Nesse contexto, uma linguagem de código aberto permite que os desenvolvedores editem sua estrutura e consequentemente a apliquem em qualquer projeto.
Java
Java é uma linguagem de programação orientada a objetos muito empregada em ambientes distribuídos na internet.
É uma linguagem de alto nível e de fácil leitura e entendimento.
A linguagem de programação Java foi desenvolvida na década de 90 por um time de programadores que trabalharam ao lado do desenvolvedor James Gosling, que na época atuava na empresa Sun Microsystems.
A linguagem Java foi projetada com alguns princípios-chave em mente, por exemplo:
- Facilidade de uso
- Confiabilidade
- Segurança
- Independência de plataforma
O que pode ser desenvolvido em Java? É possível criar aplicações para smartphones, desktop, web, TVs, big data e sistemas incorporados.
A lista de linguagens apresentada neste artigo mostra como o universo da tecnologia é versátil, possibilitando que se crie as mais diversas aplicações com base nas 4 principais linguagens de programação.
Portanto, cada linguagem de programação requer um grau de conhecimento do desenvolvedor conforme a finalidade do projeto, sem precisar classificá-las como melhor ou pior. É necessário entender qual linguagem se encaixa melhor em determinado projeto.
Por fim, se você deseja inserir seu filho no mundo da tecnologia e gostaria de orientação para entender qual linguagem faz mais sentido para ele, pedimos que entre em contato com nosso time ou agende uma aula experimental clicando aqui.
Gostou desse artigo? Então acesse nosso blog para conhecer nossos conteúdos sobre tecnologia, aprendizado, programação e robótica.