Bitcoin: a moeda do futuro!
Provavelmente você já escutou o termo bitcoin em algum momento nos últimos anos, seja na internet, TV, rádio ou até mesmo por meio de conhecidos e amigos.
No entanto, é normal que muita gente não saiba como funciona. Ou como foi criado. Ou qual o seu valor de mercado. Entre outras dúvidas que iremos explicar ao longo deste artigo.
Portanto, gostaria de aprender sobre bitcoin e entender como esta criptomoeda poderá ser o dinheiro do seu filho no futuro? Então fique com a gente até o fim que iremos explicar tudo sobre a moeda.
Mas o que é bitcoin?
O bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, que significa que não há bancos ou órgãos governamentais que atuam como intermediários para realizar as transações.
Ou seja, é um dinheiro que só existe no digital. Sem uma versão física como o real ou dólar, por exemplo.
Falando em digital, clique aqui e veja como a Ctrl+Play se tornou uma referência nacional em educação tecnológica para crianças.
Criado em 2009 por um grupo de desenvolvedores conhecidos pelo pseudônimo Satoshi Sakamoto, o bitcoin chegou ao mercado no mesmo ano e ajudou a popularizar outras criptomoedas em todo o mundo.
O time Sakamoto também desenvolveu o primeiro banco de dados da tecnologia Blockchain. Um livro de dados descentralizado que é compartilhado com segurança.
E com os serviços de nuvem Blockchain, os dados transacionais de várias fontes são facilmente coletados, integrados e compartilhados.
Como o bitcoin funciona?
A rede bitcoin é baseada em tecnologia e criptografia ponto a ponto. E qual é o seu propósito?
A principal razão da existência da criptomoeda é ajudar pessoas a realizarem suas transações na internet de forma segura e sigilosa.
A moeda digital destina-se a fornecer um sistema de pagamento alternativo que operaria livre de controle central, mas pode ser usado como as moedas tradicionais.
Além disso, os proprietários de bitcoins são anônimos. Ou seja, em vez de usar nomes, IDs ou números de previdência social, o bitcoin conecta compradores e vendedores por meio de chaves de criptografia.
A mineração de bitcoin também é um processo importante no mundo das criptomoedas.
E como funciona o processo de mineração?
Basicamente, uma pessoa, grupo ou empresa minera o bitcoin, fazendo uma combinação de matemática avançada e manutenção de registros por meio de um programa computacional.
Leia também nosso artigo: As 5 maiores empresas de tecnologia do mundo
Quando alguém envia um bitcoin para outra pessoa, a rede registra essa transação e todas as outras transações feitas em um determinado período de tempo em um bloco.
Os computadores executam um software especial – e os “mineradores” inscrevem essas transações em um gigantesco livro digital, que é o Blockchain.
Usando um software especializado e um hardware cada vez mais poderoso, e que consome muita energia, os mineradores convertem esses blocos em sequências de código, conhecidas como hash.
Isso é mais complexo do que parece, pois produzir um hash requer grande poder computacional. Onde milhares de mineradores competem simultaneamente para fazê-lo.
O que eu posso comprar com a moeda?
Quando falamos em comprar com bitcoin, muitos pensam na imagem de um mercado cinza repleto de negócios obscuros, vendas não registradas e produtos ilegais. Na verdade, a lista de produtos e serviços que você pode comprar com a moeda continua crescendo a cada dia.
Para se ter ideia da dimensão, estima-se que mais de 390 mil transações em bitcoin são feitas diariamente em todo o mundo.
Portanto, existem hoje inúmeros negócios e empresas que aceitam bitcoins como forma de pagamento.
Não somente no Brasil, mas também em diversos países no mundo todo é possível comprar imóveis, carros, roupas, obras de arte, ingressos para o cinema e shows, pagar um jantar no restaurante, realizar doações, viagens, entre outros.
Bitcoin é seguro?
Os primeiros dias do bitcoin podem ter sido marcados por hackeamentos e fraudes, mas o crescimento e a popularização da tecnologia ajudou na regulamentação e aceitação nas instituições financeiras globais. A moeda está saindo das sombras e ganhando um grau de legitimidade.
O preço volátil da criptomoeda pode torná-la mais arriscada do que ações e outros tipos de investimentos, mas essa volatilidade também pode torná-la mais lucrativa.
Além disso, a natureza da moeda como uma tecnologia emergente requer conhecimento necessário para comprar e armazenar seu bitcoin com segurança.
Quais são os riscos associados a criptomoeda?
Existem três riscos principais associados à compra e posse de bitcoins.
- O valor do bitcoin pode reduzir depois que você comprá-lo
- Alguém pode ter acesso à sua chave privada e pegar seus bitcoins.
- Você pode perder sua chave privada que permite acessar seus bitcoins.
Resumidamente, a melhor maneira de manter os bitcoins seguros é ter a chave privada armazenada em um dispositivo ou aplicativo que não esteja conectado à internet.
Portanto, é recomendado um backup da carteira bitcoin em diferentes mídias como CD, HD externo ou pen drive.
Gostou do artigo? Que tal conhecer outros posts interessantes em nosso blog. Clique aqui para ver mais!